Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/138074 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino. |
id |
UNSP_dec3bf3df35be1a47ed85f5e8f7d189e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/138074 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagemExperiment of physics remotely controlled: an evaluation of teaching and learningEnsino de FísicaPhysical educationExperimentaçãoLaboratório remotoExperimentationRemote laboratoryEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino.This work was developed to evaluate the impact of using a remote experiment in the teaching and learning process in physics classes at high school. Thus, we studied the impact of remote experiment compared with the same experiment conducted in person trying to understand in which the remote experiment aspects can contribute to the teaching of physics concepts when you do not have access to classroom experiments. Data analysis of our investigation starts from the occurrence of situations that facilitated and/ or enabled the occurrence of social interactions useful to the process of teaching and learning. The analysis of the interactions was made by the process of building arguments built by students. The results show that the remote experiment, as well as the conventional classroom is a facilitator of the process of social interaction between student and teacher, and this rich and meaningful interaction for learning, so the remote laboratory caube cousidered a good teaching tool.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sim, Amira Amaral [UNESP]2016-04-26T16:43:00Z2016-04-26T16:43:00Z2016-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13807400086647733004056079P00143498612781228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:21.461958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem Experiment of physics remotely controlled: an evaluation of teaching and learning |
title |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
spellingShingle |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem Sim, Amira Amaral [UNESP] Ensino de Física Physical education Experimentação Laboratório remoto Experimentation Remote laboratory |
title_short |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
title_full |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
title_fullStr |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
title_sort |
Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem |
author |
Sim, Amira Amaral [UNESP] |
author_facet |
Sim, Amira Amaral [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sim, Amira Amaral [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Physical education Experimentação Laboratório remoto Experimentation Remote laboratory |
topic |
Ensino de Física Physical education Experimentação Laboratório remoto Experimentation Remote laboratory |
description |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-26T16:43:00Z 2016-04-26T16:43:00Z 2016-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/138074 000866477 33004056079P0 0143498612781228 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/138074 |
identifier_str_mv |
000866477 33004056079P0 0143498612781228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129586196643840 |