Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sim, Amira Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138074
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino.
id UNSP_dec3bf3df35be1a47ed85f5e8f7d189e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138074
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagemExperiment of physics remotely controlled: an evaluation of teaching and learningEnsino de FísicaPhysical educationExperimentaçãoLaboratório remotoExperimentationRemote laboratoryEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino.This work was developed to evaluate the impact of using a remote experiment in the teaching and learning process in physics classes at high school. Thus, we studied the impact of remote experiment compared with the same experiment conducted in person trying to understand in which the remote experiment aspects can contribute to the teaching of physics concepts when you do not have access to classroom experiments. Data analysis of our investigation starts from the occurrence of situations that facilitated and/ or enabled the occurrence of social interactions useful to the process of teaching and learning. The analysis of the interactions was made by the process of building arguments built by students. The results show that the remote experiment, as well as the conventional classroom is a facilitator of the process of social interaction between student and teacher, and this rich and meaningful interaction for learning, so the remote laboratory caube cousidered a good teaching tool.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sim, Amira Amaral [UNESP]2016-04-26T16:43:00Z2016-04-26T16:43:00Z2016-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13807400086647733004056079P00143498612781228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:21.461958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
Experiment of physics remotely controlled: an evaluation of teaching and learning
title Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
spellingShingle Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
Sim, Amira Amaral [UNESP]
Ensino de Física
Physical education
Experimentação
Laboratório remoto
Experimentation
Remote laboratory
title_short Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
title_full Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
title_fullStr Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
title_full_unstemmed Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
title_sort Experimento de física controlado remotamente: uma avaliação sobre processo de ensino e de aprendizagem
author Sim, Amira Amaral [UNESP]
author_facet Sim, Amira Amaral [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sim, Amira Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Physical education
Experimentação
Laboratório remoto
Experimentation
Remote laboratory
topic Ensino de Física
Physical education
Experimentação
Laboratório remoto
Experimentation
Remote laboratory
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da utilização de um experimento remoto no processo de ensino e de aprendizagem em aulas de Física do Ensino Médio. Dessa forma, estudamos o impacto do experimento remoto em comparação com o mesmo experimento realizado presencialmente tentando entender em quais aspectos o experimento remoto pode contribuir com o ensino de conceitos de Física quando não se tem o acesso a experimentos presenciais. A análise dos dados de nossa investigação se dá a partir da ocorrência ou não de situações que facilitaram e/ou propiciaram a ocorrências de interações sociais úteis ao processo de ensino e de aprendizagem. A análise das interações foi feita mediante ao processo de construção de argumentos construídos pelos alunos. Os resultados mostram que o experimento remoto, assim como o presencial convencional é um facilitador do processo de interação social entre aluno e professor, sendo essa interação rica e significativa para a aprendizagem, assim, o laboratório remoto se mostra uma boa ferramenta de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26T16:43:00Z
2016-04-26T16:43:00Z
2016-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138074
000866477
33004056079P0
0143498612781228
url http://hdl.handle.net/11449/138074
identifier_str_mv 000866477
33004056079P0
0143498612781228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129586196643840