TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Benetti, Bernadete [UNESP], Sartori, Adriel Fernandes [UNESP], Santos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP], Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141597
Resumo: Discutimos neste trabalho, com base na experiência do projeto LabTICs (UNESP Edital 15/2010 CAPES), a formação de educadores para o uso de ferramentas de comunicação baseadas tecnologia digital (TDIC) em atividades de ensino. Apresentamos brevemente o contexto do projeto e sua proposta e produção, focando especialmente o caso da utilização de tal ferramental tecnológico para a formação de professores de Física, nas atividades da disciplina Prática de Ensino, da UNESP no Câmpus de Rio Claro (SP). Analisamos aspectos do aprendizado dos futuros professores de Física para o uso de web conferência baseada no software Adobe Conect, disponível para acesso de usuários da UNESP. Tal sala virtual é mantida com apoio Núcleo de Educação a Distância da UNESP em servidor de páginas web. São analisadas as adaptações necessárias de uma sala de aula comum da UNESP em Rio Claro, como manifestação da apropriação de tal TDIC por parte dos estudantes e como foi possível realizar web conferências com baixo custo.
id UNSP_ded7fcaa7dbee519f0fe169334b3e5fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141597
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?Discutimos neste trabalho, com base na experiência do projeto LabTICs (UNESP Edital 15/2010 CAPES), a formação de educadores para o uso de ferramentas de comunicação baseadas tecnologia digital (TDIC) em atividades de ensino. Apresentamos brevemente o contexto do projeto e sua proposta e produção, focando especialmente o caso da utilização de tal ferramental tecnológico para a formação de professores de Física, nas atividades da disciplina Prática de Ensino, da UNESP no Câmpus de Rio Claro (SP). Analisamos aspectos do aprendizado dos futuros professores de Física para o uso de web conferência baseada no software Adobe Conect, disponível para acesso de usuários da UNESP. Tal sala virtual é mantida com apoio Núcleo de Educação a Distância da UNESP em servidor de páginas web. São analisadas as adaptações necessárias de uma sala de aula comum da UNESP em Rio Claro, como manifestação da apropriação de tal TDIC por parte dos estudantes e como foi possível realizar web conferências com baixo custo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Benetti, Bernadete [UNESP]Sartori, Adriel Fernandes [UNESP]Santos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP]Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]2016-07-19T12:59:40Z2016-07-19T12:59:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1257-1265application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1257-12652357-7819http://hdl.handle.net/11449/141597ISSN2357-7819-2014-1257-1265.pdf4977572416129527porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:17:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:43.554862Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
title TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
spellingShingle TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
title_short TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
title_full TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
title_fullStr TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
title_full_unstemmed TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
title_sort TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?
author Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author_facet Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes [UNESP]
Santos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP]
Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
author_role author
author2 Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes [UNESP]
Santos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP]
Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes [UNESP]
Santos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP]
Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
description Discutimos neste trabalho, com base na experiência do projeto LabTICs (UNESP Edital 15/2010 CAPES), a formação de educadores para o uso de ferramentas de comunicação baseadas tecnologia digital (TDIC) em atividades de ensino. Apresentamos brevemente o contexto do projeto e sua proposta e produção, focando especialmente o caso da utilização de tal ferramental tecnológico para a formação de professores de Física, nas atividades da disciplina Prática de Ensino, da UNESP no Câmpus de Rio Claro (SP). Analisamos aspectos do aprendizado dos futuros professores de Física para o uso de web conferência baseada no software Adobe Conect, disponível para acesso de usuários da UNESP. Tal sala virtual é mantida com apoio Núcleo de Educação a Distância da UNESP em servidor de páginas web. São analisadas as adaptações necessárias de uma sala de aula comum da UNESP em Rio Claro, como manifestação da apropriação de tal TDIC por parte dos estudantes e como foi possível realizar web conferências com baixo custo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:40Z
2016-07-19T12:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1257-1265
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141597
ISSN2357-7819-2014-1257-1265.pdf
4977572416129527
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141597
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1257-1265
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1257-1265.pdf
4977572416129527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1257-1265
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129183254052864