Cônicas: abordagem no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202639 |
Resumo: | A aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais. |
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Cônicas: abordagem no ensino médioConics: high school approachGeometria analíticaCônicasEnsino médioAtividades práticasMetodologiaAnalytic geometryConicsHigh schoolPractical activitiesMethodologyA aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais.The substancial learning is a challenge to educators. The present paper presents a proposition for the approach of one of the topics of Analytic Geometry: Conics. Some materials in High School do not feature this subject because it is reputed to be di cult. The experience in the classroom shows that some tactics to blossom interest and motivate the student are practical activities, the resolution of problems and group work. Once the students are invited to star in their own learning and realize there are practical applications to a given mathematical content, it makes more sense and the process of learning happens in a more harmonious way, even for the students that are not so skillful or that do not relate to exact sciences. Besides the proposition of a series of activities that ee the four walls of the classroom and the textbook, this paper features a methodology that can be used in Math classes, valuating what the student produces in classroom. This methodology suggests that the classes be less expositive and that the evaluation occurs steadily. Thus, it is taken into account all the process of learning and not only the nal product (traditional test). The student has a decisive role in his formation and, moreover, it is not just the conceptual and procedural contents that are taken in consideration, but also the attitudinal.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Massoco, Paula Giovana Borgo2021-02-04T17:45:45Z2021-02-04T17:45:45Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20263931075010001P248147900570773550000-0002-0260-6976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:03:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:17:16.014099Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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