A educação no “Dicionário das mulheres do Brasil”: análise da formação profissional feminina em quatro áreas predominantemente masculinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Lavínia Ferreira do Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237240
Resumo: Essa pesquisa busca investigar as mulheres que se destacaram em áreas profissionais na História do Brasil, enfocando naquelas que se sobressaíram profissionalmente em áreas predominantemente masculinas. Para que essa pesquisa fosse realizada, optou-se pela leitura na íntegra da obra Dicionário das Mulheres do Brasil, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, publicado no ano de 2000. A escolha desse livro para a primeira parte da pesquisa deu-se devido esta publicação descrever 806 verbetes biográficos, dados pessoais, fatos e processos sociais relativos às mulheres com destaque profissional, reunindo informações desde o século XVI até o ano em que foi publicado, revelando mulheres pioneiras em muitas áreas, e abordando questões sobre o percurso histórico que a mulher brasileira passou ao longo dos séculos na sociedade patriarcal. A argumentação dos autores é que se deve cultivar a memória das mulheres, pois não se pode banalizar ou esquecer o esforço que elas tiveram, e ao ficarem inconformadas com suas condições de vida e trabalho, lutaram contra situações adversas que lhes eram oferecidas, optando por áreas laborativas que antes não eram permitidas ao público feminino. A segunda parte da pesquisa bibliográfica focou sobre quatro mulheres que se destacaram em áreas majoritariamente masculinas, analisando os casos das seguintes mulheres: Ester de Figueiredo Ferraz, Lily Lages, Niéde Guidon, Victória Rossetti, assim como suas biografias e contribuições nas seguintes áreas de atuação: direito, medicina, arqueologia e agronomia, respectivamente, e como elas conquistaram seus espaços na sociedade patriarcal brasileira do século XX.
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spelling A educação no “Dicionário das mulheres do Brasil”: análise da formação profissional feminina em quatro áreas predominantemente masculinasEducation in the "Dictionary of Women in Brazil": analysis of female professional training in four predominantly male areasHistória da educação femininaHistória das mulheresFormação profissional femininaPersonalidades femininas do século XXHistory of education femaleHistory of womenFemale vocation trainingTwentieth-century female personalitiesEssa pesquisa busca investigar as mulheres que se destacaram em áreas profissionais na História do Brasil, enfocando naquelas que se sobressaíram profissionalmente em áreas predominantemente masculinas. Para que essa pesquisa fosse realizada, optou-se pela leitura na íntegra da obra Dicionário das Mulheres do Brasil, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, publicado no ano de 2000. A escolha desse livro para a primeira parte da pesquisa deu-se devido esta publicação descrever 806 verbetes biográficos, dados pessoais, fatos e processos sociais relativos às mulheres com destaque profissional, reunindo informações desde o século XVI até o ano em que foi publicado, revelando mulheres pioneiras em muitas áreas, e abordando questões sobre o percurso histórico que a mulher brasileira passou ao longo dos séculos na sociedade patriarcal. A argumentação dos autores é que se deve cultivar a memória das mulheres, pois não se pode banalizar ou esquecer o esforço que elas tiveram, e ao ficarem inconformadas com suas condições de vida e trabalho, lutaram contra situações adversas que lhes eram oferecidas, optando por áreas laborativas que antes não eram permitidas ao público feminino. A segunda parte da pesquisa bibliográfica focou sobre quatro mulheres que se destacaram em áreas majoritariamente masculinas, analisando os casos das seguintes mulheres: Ester de Figueiredo Ferraz, Lily Lages, Niéde Guidon, Victória Rossetti, assim como suas biografias e contribuições nas seguintes áreas de atuação: direito, medicina, arqueologia e agronomia, respectivamente, e como elas conquistaram seus espaços na sociedade patriarcal brasileira do século XX.This research seeks to investigate women who have excelled in educational areas in Brazilian History, focusing on those who excelled professionally in predominantly male areas. For this research to be carried out, it was decided to read the full Dicionário das Mulheres, authored by Schuma Schumaher and Érico Vital Brazil, published in 2000. The reason this book was chosen for the first part of the research was because the publication describes 806 biographical entries, personal data, facts, and social processes, related to professionally prominent women, gathering information from the 16th century to the year it was published, revealing pioneer women in many areas, and addressing questions about their path through the centuries Brazilian women spent in a patriarchal society. The purpose of the authors is that the memory of women should be preserved, because it cannot be trivialized or forgotten that their efforts, when not conforming to their living and working conditions, fought against the adverse situations offered to them, choosing areas previously not allowed to the female public. The second part of the bibliographic research focused on four women who stood out in most male areas, analyzing the cases of the following women: Ester de Figueiredo Ferraz, Lily Lages, Niéde Guidon, Victoria Rossetti, as well as their biographies and contributions in their respective areas: law, medicine, archeology and agronomy, respectively, and how they conquered their spaces in a patriarchal society brazilian in twentieth-century.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gurgel, Lavínia Ferreira do Amaral2022-10-27T11:16:21Z2022-10-27T11:16:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:25:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:25:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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