Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102146 |
Resumo: | Esta pesquisa procura mostrar algumas práticas escolares que se tornaram históricas na educação através das aulas de Aritmética e Geometria em Goiás entre 1831 e 1907. Para desenvolver tal estudo, usamos como metodologia a História Documental. Para isso foi necessário selecionar e organizar um conjunto de documentos, sendo fontes primárias e secundárias do século XIX e início do século XX. Através desses documentos conhecemos a estrutura e as condições das primeiras escolas primárias e aulas avulsas de Goiás e os fatores que contribuíram para o surgimento de uma primeira Aula de Aritmética e Geometria em 1831 com o propósito de preparar professores. Apresentamos aspectos da matemática escolar antes e após a abertura do Liceu de Goiás em 1847, como: conteúdos escolares, livros usados pelos alunos, métodos e modos de ensinar, os professores e sua formação. E com os relatórios dos governantes e inspetores de instrução pública mostramos as dificuldades para manter uma escola pública, superando dificuldades, tais como: falta de professores, baixos salários e falta de prédios próprios |
id |
UNSP_df1e1e57df06150f44c1bfd4a98c8fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102146 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensinoMatemática - Estudo e ensinoAritmeticaGeometriaHistória documentalPesquisa documentalEsta pesquisa procura mostrar algumas práticas escolares que se tornaram históricas na educação através das aulas de Aritmética e Geometria em Goiás entre 1831 e 1907. Para desenvolver tal estudo, usamos como metodologia a História Documental. Para isso foi necessário selecionar e organizar um conjunto de documentos, sendo fontes primárias e secundárias do século XIX e início do século XX. Através desses documentos conhecemos a estrutura e as condições das primeiras escolas primárias e aulas avulsas de Goiás e os fatores que contribuíram para o surgimento de uma primeira Aula de Aritmética e Geometria em 1831 com o propósito de preparar professores. Apresentamos aspectos da matemática escolar antes e após a abertura do Liceu de Goiás em 1847, como: conteúdos escolares, livros usados pelos alunos, métodos e modos de ensinar, os professores e sua formação. E com os relatórios dos governantes e inspetores de instrução pública mostramos as dificuldades para manter uma escola pública, superando dificuldades, tais como: falta de professores, baixos salários e falta de prédios própriosThis research aims at presenting some school practices which came to be historical due to Arithmetic and Geometry classes in the state of Goiás, Brazil, from 1831 to 1907. In order to develop such a theme, we made use of documental research as methodology. It was necessary to select documents and organize them as primary and secondary sources. Through the documents from 19th century and the beginning of 20th century, we came to know the structure and the conditions of the first junior high schools as well as the detached classes. We also understood the factors which contributed to the first class of Arithmetic and Geometry, with the purpose of preparing teachers. The documents allowed us to perceive aspects of Math after the opening of Liceu de Goiás, such as: school contents, books used by the students, teaching methods and teachers’ formation. The reports of the governors and public schools instructors revealed how difficult it was to mantain a public school in a situation characterized by lack of teachers, low salaries and inadequate buidingsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Vanda Domingos [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis216 f. : il., tabs., quadrosapplication/pdfVIEIRA, Vanda Domingos. Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino. 2007. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102146000546714vieira_vd_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T07:10:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:47:21.688287Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
title |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
spellingShingle |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino Vieira, Vanda Domingos [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Aritmetica Geometria História documental Pesquisa documental |
title_short |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
title_full |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
title_fullStr |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
title_full_unstemmed |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
title_sort |
Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino |
author |
Vieira, Vanda Domingos [UNESP] |
author_facet |
Vieira, Vanda Domingos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Vanda Domingos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aritmetica Geometria História documental Pesquisa documental |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aritmetica Geometria História documental Pesquisa documental |
description |
Esta pesquisa procura mostrar algumas práticas escolares que se tornaram históricas na educação através das aulas de Aritmética e Geometria em Goiás entre 1831 e 1907. Para desenvolver tal estudo, usamos como metodologia a História Documental. Para isso foi necessário selecionar e organizar um conjunto de documentos, sendo fontes primárias e secundárias do século XIX e início do século XX. Através desses documentos conhecemos a estrutura e as condições das primeiras escolas primárias e aulas avulsas de Goiás e os fatores que contribuíram para o surgimento de uma primeira Aula de Aritmética e Geometria em 1831 com o propósito de preparar professores. Apresentamos aspectos da matemática escolar antes e após a abertura do Liceu de Goiás em 1847, como: conteúdos escolares, livros usados pelos alunos, métodos e modos de ensinar, os professores e sua formação. E com os relatórios dos governantes e inspetores de instrução pública mostramos as dificuldades para manter uma escola pública, superando dificuldades, tais como: falta de professores, baixos salários e falta de prédios próprios |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-07 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Vanda Domingos. Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino. 2007. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. http://hdl.handle.net/11449/102146 000546714 vieira_vd_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Vanda Domingos. Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino. 2007. 216 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. 000546714 vieira_vd_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
216 f. : il., tabs., quadros application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129551961686016 |