Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S0102-37722001000300011 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011 http://hdl.handle.net/11449/8653 |
Resumo: | O objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada. |
id |
UNSP_df231825046779629e4c30ee8357d899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8653 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de BebêsBeliefs of Day Care Centers' Caretakers About Babies' Temperament and Developmentcrençaseducadorascrechedesenvolvimento infantiltemperamentobeliefseducatorsdaycare centerchild developmenttemperamentO objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada.This article aims at describing the judgement of day care centers' caretakers about factors that cause or influence the babies' temperament and performance. Twenty-one caretakers were interviewed about each of the ninety babies under their care, who were 4 to 24 months old, using a semi-structured guide. The results show that the caretakers' beliefs are predominantly environmental, i.e., they attribute significant influence of the environment upon the babies' temperament and performance. They also underestimate their role as promoters of child development. It is argued for the necessity of having a deeper understanding of caretakers' beliefs in order to develop efficient training programmes for them.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP]2014-05-20T13:26:44Z2014-05-20T13:26:44Z2001-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article285-292application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 17, n. 3, p. 285-292, 2001.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/865310.1590/S0102-37722001000300011S0102-37722001000300011S0102-37722001000300011.pdf0127491171031904SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:57.518963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês Beliefs of Day Care Centers' Caretakers About Babies' Temperament and Development |
title |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
spellingShingle |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] crenças educadoras creche desenvolvimento infantil temperamento beliefs educators daycare center child development temperament Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] crenças educadoras creche desenvolvimento infantil temperamento beliefs educators daycare center child development temperament |
title_short |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
title_full |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
title_fullStr |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
title_full_unstemmed |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
title_sort |
Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês |
author |
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] |
author_facet |
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP] Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP] Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crenças educadoras creche desenvolvimento infantil temperamento beliefs educators daycare center child development temperament |
topic |
crenças educadoras creche desenvolvimento infantil temperamento beliefs educators daycare center child development temperament |
description |
O objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-09-01 2014-05-20T13:26:44Z 2014-05-20T13:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 17, n. 3, p. 285-292, 2001. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/8653 10.1590/S0102-37722001000300011 S0102-37722001000300011 S0102-37722001000300011.pdf 0127491171031904 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011 http://hdl.handle.net/11449/8653 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 17, n. 3, p. 285-292, 2001. 0102-3772 10.1590/S0102-37722001000300011 S0102-37722001000300011 S0102-37722001000300011.pdf 0127491171031904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
285-292 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182483622363136 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-37722001000300011 |