Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102185 |
Resumo: | A literatura vem pontuando a necessidade de instrumentalizar e capacitar o professor para identificar as habilidades de seus alunos com o objetivo de selecionar estratégias adequadas, propiciar interação efetiva, propor atividades com as devidas adaptações e saber avaliar a aprendizagem dos alunos com deficiência. Os instrumentos tecnológicos podem favorecer a participação do aluno no processo de aprendizagem e nas atividades específicas, como escrever e falar. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar professores no uso de sistemas de comunicação suplementar e alternativa nas atividades pedagógicas. Participaram deste estudo dois alunos com deficiência física decorrente de alterações neurológicas, do gênero masculino com idades entre 11 e 12 anos, usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa e suas cinco professoras do ensino fundamental de uma escola pública, com idades entre 32 e 57 anos. A coleta de dados ocorreu no período de maio de 2007 a outubro de 2010, nas respectivas escolas dos alunos e no Centro de Estudos da Educação e Saúde (CEES - unidade auxiliar da Unesp-Marília). Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. A primeira etapa foi norteada por orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação; apresentação dos sistemas de CSA e o uso destes sistemas na comunicação e aprendizagem da leitura e escrita, identificação do currículo da escola e o conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. A segunda etapa consistiu da identificação das habilidades dos alunos e o estabelecimento da rotina da escola. A terceira etapa consistiu da elaboração e adaptação de recursos por meio dos sistemas de CSA... |
id |
UNSP_df4e9728f9408ad71f4eaf18d506d981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102185 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativaEducação especialInclusão em educaçãoComunicação suplementar e alternativaSpecial educationEducational inclusionA literatura vem pontuando a necessidade de instrumentalizar e capacitar o professor para identificar as habilidades de seus alunos com o objetivo de selecionar estratégias adequadas, propiciar interação efetiva, propor atividades com as devidas adaptações e saber avaliar a aprendizagem dos alunos com deficiência. Os instrumentos tecnológicos podem favorecer a participação do aluno no processo de aprendizagem e nas atividades específicas, como escrever e falar. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar professores no uso de sistemas de comunicação suplementar e alternativa nas atividades pedagógicas. Participaram deste estudo dois alunos com deficiência física decorrente de alterações neurológicas, do gênero masculino com idades entre 11 e 12 anos, usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa e suas cinco professoras do ensino fundamental de uma escola pública, com idades entre 32 e 57 anos. A coleta de dados ocorreu no período de maio de 2007 a outubro de 2010, nas respectivas escolas dos alunos e no Centro de Estudos da Educação e Saúde (CEES - unidade auxiliar da Unesp-Marília). Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. A primeira etapa foi norteada por orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação; apresentação dos sistemas de CSA e o uso destes sistemas na comunicação e aprendizagem da leitura e escrita, identificação do currículo da escola e o conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. A segunda etapa consistiu da identificação das habilidades dos alunos e o estabelecimento da rotina da escola. A terceira etapa consistiu da elaboração e adaptação de recursos por meio dos sistemas de CSA...The literature has highlighted the need to equip and enable the teacher to identify the their student´s skills in order to select appropriate strategies, promote effective interaction, propose activities with the necessary adaptations and evaluate the learning of students with disabilities.Technological tools can foster students' participation in the learning process and in specific activities, such as writing and speaking. In this sense, the objective was to enable teachers to use augmentative and alternative communication systems in pedagogic activities.The study included two 11-to-12-year-old male students with physical disabilities due to neurological disorders, users of augmentative and alternative communication systems and their five 32-to-37-year-old elementary school teachers in a public school.The data collection occurred from May 2007 to October 2010 at these schools and at the Center of Education and Health Studies (CEES - auxiliary unit of UNESP, Marília).For the development of the research a program of alternative communication was applied, consisting of three stages. The first step was guided by systematic guidance regarding language and communication; presentation of the Augmentative Communication Systems and the use of these systems in communication and learning to read and write, identification of the school's curriculum and acknowledge of the pedagogic classroom plan.The second step was the identification of the students' skills and the establishment of the school routine. The third step was the development and adaptation of resources within Augmentative and Communication systems. The information was collected by audio recording, filming and a continuous record. As for the data analysis, triangulation of the data was used, gathering the information collected through the three instruments... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sameshima, Fabiana Sayuri [UNESP]2014-06-11T19:31:44Z2014-06-11T19:31:44Z2011-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis170 f. : il. color. + Anexos.application/pdfSAMESHIMA, Fabiana Sayuri. Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102185000651122sameshima_fs_dr_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
spellingShingle |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa Sameshima, Fabiana Sayuri [UNESP] Educação especial Inclusão em educação Comunicação suplementar e alternativa Special education Educational inclusion |
title_short |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_full |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_fullStr |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_full_unstemmed |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
title_sort |
Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa |
author |
Sameshima, Fabiana Sayuri [UNESP] |
author_facet |
Sameshima, Fabiana Sayuri [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sameshima, Fabiana Sayuri [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão em educação Comunicação suplementar e alternativa Special education Educational inclusion |
topic |
Educação especial Inclusão em educação Comunicação suplementar e alternativa Special education Educational inclusion |
description |
A literatura vem pontuando a necessidade de instrumentalizar e capacitar o professor para identificar as habilidades de seus alunos com o objetivo de selecionar estratégias adequadas, propiciar interação efetiva, propor atividades com as devidas adaptações e saber avaliar a aprendizagem dos alunos com deficiência. Os instrumentos tecnológicos podem favorecer a participação do aluno no processo de aprendizagem e nas atividades específicas, como escrever e falar. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar professores no uso de sistemas de comunicação suplementar e alternativa nas atividades pedagógicas. Participaram deste estudo dois alunos com deficiência física decorrente de alterações neurológicas, do gênero masculino com idades entre 11 e 12 anos, usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa e suas cinco professoras do ensino fundamental de uma escola pública, com idades entre 32 e 57 anos. A coleta de dados ocorreu no período de maio de 2007 a outubro de 2010, nas respectivas escolas dos alunos e no Centro de Estudos da Educação e Saúde (CEES - unidade auxiliar da Unesp-Marília). Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. A primeira etapa foi norteada por orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação; apresentação dos sistemas de CSA e o uso destes sistemas na comunicação e aprendizagem da leitura e escrita, identificação do currículo da escola e o conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. A segunda etapa consistiu da identificação das habilidades dos alunos e o estabelecimento da rotina da escola. A terceira etapa consistiu da elaboração e adaptação de recursos por meio dos sistemas de CSA... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-24 2014-06-11T19:31:44Z 2014-06-11T19:31:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAMESHIMA, Fabiana Sayuri. Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102185 000651122 sameshima_fs_dr_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
identifier_str_mv |
SAMESHIMA, Fabiana Sayuri. Capacitacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. 000651122 sameshima_fs_dr_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 f. : il. color. + Anexos. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128116445413376 |