Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Guilherme [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120932
Resumo: As aulas de Educação Física escolar apontam para um cenário recorrente e ao mesmo tempo inaceitável: a inatividade feminina. Essa realidade surge como um marco negativo, uma vez que as conquistas femininas no “universo” do movimento estão consolidadas. Entretanto, essas conquistas podem não significar uma relação de equidade entre os sexos. Baseado nisso, pretendeuse investigar a prática pedagógica de dois professores de Educação Física no trato das questões de gênero e da inatividade feminina. A pesquisa realizada teve como abordagem a metodologia qualitativa de caráter descritivo. Foram observadas aulas de Educação Física de dois professores da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro. Após o período de observação foi aplicada uma entrevista para as meninas, a fim de dialogar sobre a problemática da relação de gênero. Para essa coleta utilizou-se um gravador de voz para registrar a entrevista, que depois foi transcrita. Como resultado observou-se que as aulas acontecem predominantemente sem a interação entre os sexos, há um domínio simbólico masculino que faz com que meninos dominem o tempo e espaço da aula. Na entrevista as meninas mostraram-se contrárias a interação com os meninos, muitas vezes por motivos físicos, sendo assim, as práticas na Educação Física escolar estão permeadas de conteúdos que exigem rendimento. Conclui-se que há carência nas aulas de Educação Física de práticas coeducativas, o que ocasiona um aumento na distância entre os sexos, descaracterizando a condição igualitária que a escola deveria proporcionar e fazendo com que os corpos femininos neguem a interação com o sexo oposto, tanto por motivos biológicos, como por razões motoras.
id UNSP_df61064594ea47d3b883eaf6ab6bdb1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120932
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolarEducação física - Estudo e ensinoEducação física - Inatividade femininaAs aulas de Educação Física escolar apontam para um cenário recorrente e ao mesmo tempo inaceitável: a inatividade feminina. Essa realidade surge como um marco negativo, uma vez que as conquistas femininas no “universo” do movimento estão consolidadas. Entretanto, essas conquistas podem não significar uma relação de equidade entre os sexos. Baseado nisso, pretendeuse investigar a prática pedagógica de dois professores de Educação Física no trato das questões de gênero e da inatividade feminina. A pesquisa realizada teve como abordagem a metodologia qualitativa de caráter descritivo. Foram observadas aulas de Educação Física de dois professores da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro. Após o período de observação foi aplicada uma entrevista para as meninas, a fim de dialogar sobre a problemática da relação de gênero. Para essa coleta utilizou-se um gravador de voz para registrar a entrevista, que depois foi transcrita. Como resultado observou-se que as aulas acontecem predominantemente sem a interação entre os sexos, há um domínio simbólico masculino que faz com que meninos dominem o tempo e espaço da aula. Na entrevista as meninas mostraram-se contrárias a interação com os meninos, muitas vezes por motivos físicos, sendo assim, as práticas na Educação Física escolar estão permeadas de conteúdos que exigem rendimento. Conclui-se que há carência nas aulas de Educação Física de práticas coeducativas, o que ocasiona um aumento na distância entre os sexos, descaracterizando a condição igualitária que a escola deveria proporcionar e fazendo com que os corpos femininos neguem a interação com o sexo oposto, tanto por motivos biológicos, como por razões motoras.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salvador, Guilherme [UNESP]2015-03-23T15:28:11Z2015-03-23T15:28:11Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfSALVADOR, Guilherme. Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar. 2010. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/120932000632285salvador_g_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:22:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:07.712269Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
title Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
spellingShingle Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
Salvador, Guilherme [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Inatividade feminina
title_short Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
title_full Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
title_fullStr Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
title_full_unstemmed Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
title_sort Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar
author Salvador, Guilherme [UNESP]
author_facet Salvador, Guilherme [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Guilherme [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Inatividade feminina
topic Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Inatividade feminina
description As aulas de Educação Física escolar apontam para um cenário recorrente e ao mesmo tempo inaceitável: a inatividade feminina. Essa realidade surge como um marco negativo, uma vez que as conquistas femininas no “universo” do movimento estão consolidadas. Entretanto, essas conquistas podem não significar uma relação de equidade entre os sexos. Baseado nisso, pretendeuse investigar a prática pedagógica de dois professores de Educação Física no trato das questões de gênero e da inatividade feminina. A pesquisa realizada teve como abordagem a metodologia qualitativa de caráter descritivo. Foram observadas aulas de Educação Física de dois professores da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro. Após o período de observação foi aplicada uma entrevista para as meninas, a fim de dialogar sobre a problemática da relação de gênero. Para essa coleta utilizou-se um gravador de voz para registrar a entrevista, que depois foi transcrita. Como resultado observou-se que as aulas acontecem predominantemente sem a interação entre os sexos, há um domínio simbólico masculino que faz com que meninos dominem o tempo e espaço da aula. Na entrevista as meninas mostraram-se contrárias a interação com os meninos, muitas vezes por motivos físicos, sendo assim, as práticas na Educação Física escolar estão permeadas de conteúdos que exigem rendimento. Conclui-se que há carência nas aulas de Educação Física de práticas coeducativas, o que ocasiona um aumento na distância entre os sexos, descaracterizando a condição igualitária que a escola deveria proporcionar e fazendo com que os corpos femininos neguem a interação com o sexo oposto, tanto por motivos biológicos, como por razões motoras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:28:11Z
2015-03-23T15:28:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALVADOR, Guilherme. Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar. 2010. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/120932
000632285
salvador_g_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SALVADOR, Guilherme. Reflexão acerca das relações de gênero e inatividade feminina nas aulas de Educação Física escolar. 2010. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000632285
salvador_g_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129089976926208