Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuster, Anderson Gandra [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/124261
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000822154.pdf
Resumo: Aluminum alloys have shown great potential for the automotive industry, especially aluminum alloys 6xxx series. This category has good mechanical strength and excellent corrosion resistance, important for the areas of construction and transport. The automotive industry has always shown great interest in the study of fatigue behavior, because structural components are subjected to cyclic and vibration loads, generating cracks and fracturing. The mechanical response depends on the material properties, applications, surface condition and microstructure. In this work was study the fatigue behavior of high cycle of machined bodies (not polished) and the effect of roughness on the fatigue life for three aluminum alloys of 6xxx series: AA6005, AA6351 and AA606, all in the T6 condition . S / N curves were made from fatigue tests in rotating bending (R = -1). The influence of roughness was studied by measuring the roughness of each specimen. Was compare the fatigue behavior of polished specimen and not polished specimens. The fractured surfaces of samples were observed by MEV, and it was observed that most of nucleation sites for fatigue crack is initiated below the surface
id UNSP_dfafdf8a8121c2b38709da13954fb236
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124261
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351Ligas de aluminioFadigaAspereza de superfícieModelos matematicosFraturaSurface roughnessAluminum alloys have shown great potential for the automotive industry, especially aluminum alloys 6xxx series. This category has good mechanical strength and excellent corrosion resistance, important for the areas of construction and transport. The automotive industry has always shown great interest in the study of fatigue behavior, because structural components are subjected to cyclic and vibration loads, generating cracks and fracturing. The mechanical response depends on the material properties, applications, surface condition and microstructure. In this work was study the fatigue behavior of high cycle of machined bodies (not polished) and the effect of roughness on the fatigue life for three aluminum alloys of 6xxx series: AA6005, AA6351 and AA606, all in the T6 condition . S / N curves were made from fatigue tests in rotating bending (R = -1). The influence of roughness was studied by measuring the roughness of each specimen. Was compare the fatigue behavior of polished specimen and not polished specimens. The fractured surfaces of samples were observed by MEV, and it was observed that most of nucleation sites for fatigue crack is initiated below the surfaceAs ligas de alumínio vêm apresentando um grande potencial para a indústria automobilística, em especial as ligas de alumínio da série 6xxx. Essas ligas apresentam boa resistência mecânica e excelente resistência à corrosão, características importantes para as áreas de construção e de transporte. A indústria automotiva sempre mostrou grande interesse no estudo do comportamento em fadiga, pois os componentes estruturais são submetidos constantemente a carregamentos cíclicos. A resposta mecânica depende das propriedades do material, solicitações, condição superficial e microestrutura. Neste trabalho foi estudado o comportamento em fadiga de alto ciclo de corpos-de-prova usinados (não polidos) e o efeito da rugosidade na vida em fadiga para três ligas de alumínio da série 6xxx: AA6005, AA6351 e AA6063, todas na condição T6. Foram confeccionadas curvas S/N a partir de ensaios de fadiga em flexão rotativa (R=-1). A influência da rugosidade foi estudada por meio da medida da rugosidade de cada corpo-de-prova. Também se comparou o comportamento em fadiga de corpos-de-prova polidos e não polidos. As superfícies das peças fraturadas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura onde a iniciação das trincas por fadiga foi observada. Verificou-se que a existência de partículas de segunda fase teve uma importância significativa no início da trinca, fazendo com que, em muitas vezes, a nucleação de trinca por fadiga se iniciasse abaixo da superfícieUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Marcelo Augusto Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kuster, Anderson Gandra [UNESP]2015-07-13T12:09:26Z2015-07-13T12:09:26Z2015-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfKUSTER, Anderson Gandra. Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/124261000822154http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000822154.pdf1837671219865754Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:52:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:55:01.196114Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
title Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
spellingShingle Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
Kuster, Anderson Gandra [UNESP]
Ligas de aluminio
Fadiga
Aspereza de superfície
Modelos matematicos
Fratura
Surface roughness
title_short Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
title_full Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
title_fullStr Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
title_full_unstemmed Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
title_sort Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351
author Kuster, Anderson Gandra [UNESP]
author_facet Kuster, Anderson Gandra [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Marcelo Augusto Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuster, Anderson Gandra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ligas de aluminio
Fadiga
Aspereza de superfície
Modelos matematicos
Fratura
Surface roughness
topic Ligas de aluminio
Fadiga
Aspereza de superfície
Modelos matematicos
Fratura
Surface roughness
description Aluminum alloys have shown great potential for the automotive industry, especially aluminum alloys 6xxx series. This category has good mechanical strength and excellent corrosion resistance, important for the areas of construction and transport. The automotive industry has always shown great interest in the study of fatigue behavior, because structural components are subjected to cyclic and vibration loads, generating cracks and fracturing. The mechanical response depends on the material properties, applications, surface condition and microstructure. In this work was study the fatigue behavior of high cycle of machined bodies (not polished) and the effect of roughness on the fatigue life for three aluminum alloys of 6xxx series: AA6005, AA6351 and AA606, all in the T6 condition . S / N curves were made from fatigue tests in rotating bending (R = -1). The influence of roughness was studied by measuring the roughness of each specimen. Was compare the fatigue behavior of polished specimen and not polished specimens. The fractured surfaces of samples were observed by MEV, and it was observed that most of nucleation sites for fatigue crack is initiated below the surface
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13T12:09:26Z
2015-07-13T12:09:26Z
2015-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KUSTER, Anderson Gandra. Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/124261
000822154
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000822154.pdf
1837671219865754
identifier_str_mv KUSTER, Anderson Gandra. Estudo do comportamento em fadiga das ligas AA6005, AA6063 e AA6351. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
000822154
1837671219865754
url http://hdl.handle.net/11449/124261
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000822154.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128999893762048