Plataforma de jogos educativos como apoio ao processo de aprendizagem de crianças
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252089 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso busca criar uma plataforma de jogos digitais que ajuda no desenvolvimento infantil. Pesquisas destacam diversos aspectos fundamentais que demonstram a influência positiva de atividades na formação cognitiva, social e emocional das crianças. No âmbito do desenvolvimento cognitivo, os jogos digitais emergem como ferramentas promotoras de habilidades essenciais, incluindo raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. No que tange ao aprendizado educativo, destaca-se a capacidade dos jogos digitais de transmitirem conteúdo educacional de maneira envolvente, abordando temas acadêmicos como matemática, ciências e línguas. O projeto envolve jogos educativos que têm impacto no processo de aprendizagem infantil. O aspecto social dos jogos digitais é examinado sob a ótica da colaboração e comunicação. Jogos multiplayer, tanto online quanto locais, são analisados quanto à sua capacidade de fomentar a colaboração entre crianças, promovendo o trabalho em equipe e fortalecendo habilidades sociais, incluindo comunicação efetiva e competitiva. No desenvolvimento emocional, os jogos digitais oferecem desafios que demandam habilidades de controle emocional, paciência e resiliência. A imersão em narrativas envolventes é discutida como um meio para as crianças compreenderem e expressarem suas próprias emoções. Além disso, destaca-se a capacidade dos jogos digitais de estimular a criatividade infantil, proporcionando ambientes virtuais propícios ao desenvolvimento de habilidades criativas e expressivas. Este trabalho contribui para um desenvolvimento aprofundado das crianças, com ele buscamos destacar a importância multifacetada e os benefícios substanciais que os jogos digitais podem oferecer. |
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Plataforma de jogos educativos como apoio ao processo de aprendizagem de criançasEducational game platform as support for the learning process of childrenJogo educativoJogo digitalConhecimentoEducational gameDigital gamesKnowledgeO presente trabalho de conclusão de curso busca criar uma plataforma de jogos digitais que ajuda no desenvolvimento infantil. Pesquisas destacam diversos aspectos fundamentais que demonstram a influência positiva de atividades na formação cognitiva, social e emocional das crianças. No âmbito do desenvolvimento cognitivo, os jogos digitais emergem como ferramentas promotoras de habilidades essenciais, incluindo raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. No que tange ao aprendizado educativo, destaca-se a capacidade dos jogos digitais de transmitirem conteúdo educacional de maneira envolvente, abordando temas acadêmicos como matemática, ciências e línguas. O projeto envolve jogos educativos que têm impacto no processo de aprendizagem infantil. O aspecto social dos jogos digitais é examinado sob a ótica da colaboração e comunicação. Jogos multiplayer, tanto online quanto locais, são analisados quanto à sua capacidade de fomentar a colaboração entre crianças, promovendo o trabalho em equipe e fortalecendo habilidades sociais, incluindo comunicação efetiva e competitiva. No desenvolvimento emocional, os jogos digitais oferecem desafios que demandam habilidades de controle emocional, paciência e resiliência. A imersão em narrativas envolventes é discutida como um meio para as crianças compreenderem e expressarem suas próprias emoções. Além disso, destaca-se a capacidade dos jogos digitais de estimular a criatividade infantil, proporcionando ambientes virtuais propícios ao desenvolvimento de habilidades criativas e expressivas. Este trabalho contribui para um desenvolvimento aprofundado das crianças, com ele buscamos destacar a importância multifacetada e os benefícios substanciais que os jogos digitais podem oferecer.The present undergraduate thesis aims to create a digital gaming platform that contributes to childhood development. Research emphasizes various fundamental aspects that demonstrate the positive influence of activities on children's cognitive, social, and emotional formation. In the realm of cognitive development, digital games emerge as tools that promote essential skills, including logical reasoning, problem-solving, and critical thinking. Regarding educational learning, the capacity of digital games to convey educational content in an engaging manner is highlighted, addressing academic subjects such as mathematics, science, and languages. The project involves educational games that have an impact on the process of childhood learning. The social aspect of digital games is examined from the perspective of collaboration and communication. Multiplayer games, both online and local, are analyzed for their ability to foster collaboration among children, promoting teamwork and strengthening social skills, including effective and competitive communication. In emotional development, digital games offer challenges that require emotional control, patience, and resilience. Immersion in engaging narratives is discussed as a means for children to understand and express their own emotions. Furthermore, the ability of digital games to stimulate children's creativity is highlighted, providing virtual environments conducive to the development of creative and expressive skills. This work contributes to the comprehensive development of children, aiming to emphasize the multifaceted importance and substantial benefits that digital games can offer.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Hirata, Bruno HiroyukiSant'Anna, Victor Bueno2023-12-18T16:54:28Z2023-12-18T16:54:28Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHIRATA, Bruno Hiroyuki, SANT'ANNA, Victor Bueno. Plataforma de jogos educativos como apoio ao processo de aprendizagem de crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:04:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252089Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:31.161945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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