Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251474 |
Resumo: | Neste trabalho apresento uma proposta didática de ensino e aprendizagem de música utilizando ferramentas do fazer musical presentes no ambiente de estúdio. Para tal, realizei uma série de atividades com alunos de uma escola de música particular, cada uma delas utilizando elementos e tecnologias comumente encontradas em estúdios e no fazer musical na era digital. Utilizando como base o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, desenvolvi atividades pensando nos três tipos de práticas principais do fazer musical: composição, apreciação e performance. As atividades foram realizadas individualmente com os alunos participantes, e tinham como objetivo uma produção fonográfica. Com a realização da proposta pedagógica conclui que é possível utilizar essas ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem musical de certos alunos, assim como integrar outros meios de fazer música na sala de aula e fora dela. |
id |
UNSP_e00700f3380ea9fb27022f16b49c4e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251474 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdioPractical possibilities of musical teaching through studio technologiesMúsica - Instrução e estudoAprendizagemComposição (Música)Música - Análise, apreciaçãoMúsica - ExecuçãoNeste trabalho apresento uma proposta didática de ensino e aprendizagem de música utilizando ferramentas do fazer musical presentes no ambiente de estúdio. Para tal, realizei uma série de atividades com alunos de uma escola de música particular, cada uma delas utilizando elementos e tecnologias comumente encontradas em estúdios e no fazer musical na era digital. Utilizando como base o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, desenvolvi atividades pensando nos três tipos de práticas principais do fazer musical: composição, apreciação e performance. As atividades foram realizadas individualmente com os alunos participantes, e tinham como objetivo uma produção fonográfica. Com a realização da proposta pedagógica conclui que é possível utilizar essas ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem musical de certos alunos, assim como integrar outros meios de fazer música na sala de aula e fora dela.In this work I present a didactic proposal for teaching and learning music using music production tools present in the studio environment. To this end, I carried out a series of activities with students from a private music school, each of them using elements and technologies commonly found in studios and in music making in the digital age. Using Keith Swanwick's C(L)A(S)P model as a basis, I developed activities thinking about the three main types of music-making practices: composition, appreciation and performance. The activities were carried out individually with the participating students, and aimed at phonographic production. With the completion of the pedagogical proposal, I concluded that it is possible to use these tools to assist the musical learning process of certain students, as well as integrating other means of making music in the classroom and outside it.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP]2023-11-24T19:40:17Z2023-11-24T19:40:17Z2023-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFUOCO, Thomas Martins Costa. Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:52:16.055332Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio Practical possibilities of musical teaching through studio technologies |
title |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
spellingShingle |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP] Música - Instrução e estudo Aprendizagem Composição (Música) Música - Análise, apreciação Música - Execução |
title_short |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
title_full |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
title_fullStr |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
title_full_unstemmed |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
title_sort |
Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio |
author |
Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP] |
author_facet |
Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuoco, Thomas Martins Costa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Aprendizagem Composição (Música) Música - Análise, apreciação Música - Execução |
topic |
Música - Instrução e estudo Aprendizagem Composição (Música) Música - Análise, apreciação Música - Execução |
description |
Neste trabalho apresento uma proposta didática de ensino e aprendizagem de música utilizando ferramentas do fazer musical presentes no ambiente de estúdio. Para tal, realizei uma série de atividades com alunos de uma escola de música particular, cada uma delas utilizando elementos e tecnologias comumente encontradas em estúdios e no fazer musical na era digital. Utilizando como base o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, desenvolvi atividades pensando nos três tipos de práticas principais do fazer musical: composição, apreciação e performance. As atividades foram realizadas individualmente com os alunos participantes, e tinham como objetivo uma produção fonográfica. Com a realização da proposta pedagógica conclui que é possível utilizar essas ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem musical de certos alunos, assim como integrar outros meios de fazer música na sala de aula e fora dela. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24T19:40:17Z 2023-11-24T19:40:17Z 2023-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FUOCO, Thomas Martins Costa. Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. São Paulo, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251474 |
identifier_str_mv |
FUOCO, Thomas Martins Costa. Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. São Paulo, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129560091295744 |