Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91141
Resumo: Partindo do pressuposto de que o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é de vital importância para a formação cultural e intelectual do educando no Ensino Médio, o trabalho aborda as razões de não mais se ensinar o CDI neste nível, contemplando e envolvendo a descrição e análise da metodologia do ensino do CDI., procurando demonstrar, por meio de uma experiência prática com abelhas, efetuada com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, como a Modelagem Matemática pode ser eficiente veículo de transmissão de conceitos do CDI de uma forma atraente e motivadora. Por estas razões, elegemos como proposta central do presente trabalho a inclusão de conceitos (idéias) do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio com estratégia que contempla e atende à interdisciplinaridade e facilita a resolução de problemas significativos do mundo real. Nosso problema consiste em apontar uma boa metodologia para transmissão integral e integrada dos conteúdos matemáticos, em sintonia com a realidade em contínua mutação, a fim de criar condições para que o educando possa ampliar sua própria cosmovisão. Este trabalho parte da hipótese de que devemos mudar nossa abordagem, trabalhando os conteúdos vigentes de uma maneira diferente, no contexto do Cálculo Diferencial e Integral e utilizando uma estratégia de ensino interdisciplinar - a Modelagem Matemática.
id UNSP_e007f6b4b32392405f759af7a483b76a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91141
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médioMatemática - Estudo e ensinoCálculoMathematics - Study and teachingPartindo do pressuposto de que o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é de vital importância para a formação cultural e intelectual do educando no Ensino Médio, o trabalho aborda as razões de não mais se ensinar o CDI neste nível, contemplando e envolvendo a descrição e análise da metodologia do ensino do CDI., procurando demonstrar, por meio de uma experiência prática com abelhas, efetuada com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, como a Modelagem Matemática pode ser eficiente veículo de transmissão de conceitos do CDI de uma forma atraente e motivadora. Por estas razões, elegemos como proposta central do presente trabalho a inclusão de conceitos (idéias) do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio com estratégia que contempla e atende à interdisciplinaridade e facilita a resolução de problemas significativos do mundo real. Nosso problema consiste em apontar uma boa metodologia para transmissão integral e integrada dos conteúdos matemáticos, em sintonia com a realidade em contínua mutação, a fim de criar condições para que o educando possa ampliar sua própria cosmovisão. Este trabalho parte da hipótese de que devemos mudar nossa abordagem, trabalhando os conteúdos vigentes de uma maneira diferente, no contexto do Cálculo Diferencial e Integral e utilizando uma estratégia de ensino interdisciplinar - a Modelagem Matemática.Leaving of the presupposition that Diferential and Integral Calculus (DIC) is of vital importance for the student's cultural and intellectual formation in the Medium Teaching, the work approaches the reasons of not more to become trained DCI in this level, by the description and analysis of the methodology of the teaching of DCI, trying to demonstrate, through a practical experience with bees, made with students of the 1st, 2nd and 3rd years of the Medium Teaching, as the Mathematical Modelling can be efficient vehicle of transmission of concepts of Diferential and Integral Calculus in an attractive way. For these reasons, we chose as proposal headquarters of the present work the inclusion of concepts of DCI in the Medium Teaching as strategy that assists to the interdisciplinarity and facilitates the resolution of significant problems of the real world. Our problem consists of pointing a good methodology for integral and integrated transmission of the mathematical contents, in syntony with the reality in continuous mutation, in order to create conditions so that the student can enlarge your own world conception. This work part of the hypothesis that we should change our approach, working the effective contents in a different way, in the context of Diferential and Integral Calculus and using a strategy of interdisciplinar teaching - the Mathematical Modelling.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bassanezi, Rodney Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2002-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f. : il., tabs.application/pdfSPINA, Catharina de Oliveira Corcoll. Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2002. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.http://hdl.handle.net/11449/91141000182206spina_coc_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:03:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91141Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:03:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
spellingShingle Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Cálculo
Mathematics - Study and teaching
title_short Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_full Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_fullStr Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_full_unstemmed Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
title_sort Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio
author Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]
author_facet Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bassanezi, Rodney Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Spina, Catharina de Oliveira Corcoll [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Cálculo
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Cálculo
Mathematics - Study and teaching
description Partindo do pressuposto de que o Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é de vital importância para a formação cultural e intelectual do educando no Ensino Médio, o trabalho aborda as razões de não mais se ensinar o CDI neste nível, contemplando e envolvendo a descrição e análise da metodologia do ensino do CDI., procurando demonstrar, por meio de uma experiência prática com abelhas, efetuada com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, como a Modelagem Matemática pode ser eficiente veículo de transmissão de conceitos do CDI de uma forma atraente e motivadora. Por estas razões, elegemos como proposta central do presente trabalho a inclusão de conceitos (idéias) do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio com estratégia que contempla e atende à interdisciplinaridade e facilita a resolução de problemas significativos do mundo real. Nosso problema consiste em apontar uma boa metodologia para transmissão integral e integrada dos conteúdos matemáticos, em sintonia com a realidade em contínua mutação, a fim de criar condições para que o educando possa ampliar sua própria cosmovisão. Este trabalho parte da hipótese de que devemos mudar nossa abordagem, trabalhando os conteúdos vigentes de uma maneira diferente, no contexto do Cálculo Diferencial e Integral e utilizando uma estratégia de ensino interdisciplinar - a Modelagem Matemática.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-16
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPINA, Catharina de Oliveira Corcoll. Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2002. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/91141
000182206
spina_coc_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv SPINA, Catharina de Oliveira Corcoll. Modelagem matemática no processo ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2002. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
000182206
spina_coc_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649349643665408