O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/122254
Resumo: Considering the established principles for Distance Learning (DL) in this country, as well studies and research done in the area, it is possible to observe countless models, designs, organization and structures which feature the different course proposals in this learning modality. This perspective and its several possibilities emerged this investigation, as it is possible to highlight a latent need of promoting debates, which may consolidate DL as a learning modality guided in quality references. The transformations or innovations are essential, as the regulatory framework establishes guidelines which must be embodied to make it possible for new means of knowledge and thinking, provided by Digital Technologies of Information and Communication. Given these considerations, this paper aims to comprehend the assumptions which may contribute to a methodological approach from teaching training to virtual teaching. The adopted procedures in this research development were based on theoretical references of teaching training like Dewey; Schön, Perrenoud, Nóvoa, Alarcão and Imbernón followed by unfolding about DL orientation. Not only this theoretical foundation allowed a conceptual revamp, but it also allowed to rethink about practice related to orientation and monitoring of the training team, like: pedagogical mediation, interaction and communication at Virtual Environment of Learning (VEL)
id UNSP_e0be5874628feb36dea4a9f2bbd02215
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122254
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtualEducaçãoEducação permanenteEnsino a distânciaCompetências essenciaisEducationConsidering the established principles for Distance Learning (DL) in this country, as well studies and research done in the area, it is possible to observe countless models, designs, organization and structures which feature the different course proposals in this learning modality. This perspective and its several possibilities emerged this investigation, as it is possible to highlight a latent need of promoting debates, which may consolidate DL as a learning modality guided in quality references. The transformations or innovations are essential, as the regulatory framework establishes guidelines which must be embodied to make it possible for new means of knowledge and thinking, provided by Digital Technologies of Information and Communication. Given these considerations, this paper aims to comprehend the assumptions which may contribute to a methodological approach from teaching training to virtual teaching. The adopted procedures in this research development were based on theoretical references of teaching training like Dewey; Schön, Perrenoud, Nóvoa, Alarcão and Imbernón followed by unfolding about DL orientation. Not only this theoretical foundation allowed a conceptual revamp, but it also allowed to rethink about practice related to orientation and monitoring of the training team, like: pedagogical mediation, interaction and communication at Virtual Environment of Learning (VEL)Considerando os princípios estabelecidos para a Educação a Distância (EaD) no país, bem como os estudos e pesquisas realizados na área, podemos observar uma infinidade de modelos, de designs, de organização e de estruturas que caracterizam as diferentes propostas de cursos, nessa modalidade de educação. Essa perspectiva e suas diversas possibilidades fizeram emergir esta investigação, visto que é possível destacar uma necessidade latente de se promover debates, que possam consolidar a EaD como uma modalidade de educação pautada em referenciais de qualidade. As transformações ou inovações são indispensáveis, na medida em que o marco regulatório estabelece diretrizes que devem ser incorporadas, para que se possibilitem novas formas de construção de conhecimentos e de organização de pensamento, proporcionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Diante destas considerações, esta pesquisa visa a compreender os pressupostos que possam contribuir para uma abordagem metodológica, para a formação de formadores para a docência virtual. As ações adotadas no desenvolvimento da pesquisa foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da formação de professores como Dewey, Schön, Perrenoud, Nóvoa, Alarcão e Imbernón, com o desdobramento sobre as orientações para a Educação a Distância. Além, desse embasamento teórico, possibilitar uma revisão conceitual, levou-me a (re)pensar práticas relacionadas à orientação e acompanhamento da equipe de formadores, tais como: a mediação pedagógica; a interação e a comunicação no AVA...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]2015-04-09T12:28:31Z2015-04-09T12:28:31Z2014-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis247 f. : il.application/pdfALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula. O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual. 2014. 247 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/122254000807492000807492.pdf33004129044P61845236241293068734675440581923873467544058192380000-0002-5623-60930000-0003-1138-8541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:01:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:01:18.848151Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
title O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
spellingShingle O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Educação
Educação permanente
Ensino a distância
Competências essenciais
Education
title_short O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
title_full O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
title_fullStr O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
title_full_unstemmed O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
title_sort O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual
author Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
author_facet Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação permanente
Ensino a distância
Competências essenciais
Education
topic Educação
Educação permanente
Ensino a distância
Competências essenciais
Education
description Considering the established principles for Distance Learning (DL) in this country, as well studies and research done in the area, it is possible to observe countless models, designs, organization and structures which feature the different course proposals in this learning modality. This perspective and its several possibilities emerged this investigation, as it is possible to highlight a latent need of promoting debates, which may consolidate DL as a learning modality guided in quality references. The transformations or innovations are essential, as the regulatory framework establishes guidelines which must be embodied to make it possible for new means of knowledge and thinking, provided by Digital Technologies of Information and Communication. Given these considerations, this paper aims to comprehend the assumptions which may contribute to a methodological approach from teaching training to virtual teaching. The adopted procedures in this research development were based on theoretical references of teaching training like Dewey; Schön, Perrenoud, Nóvoa, Alarcão and Imbernón followed by unfolding about DL orientation. Not only this theoretical foundation allowed a conceptual revamp, but it also allowed to rethink about practice related to orientation and monitoring of the training team, like: pedagogical mediation, interaction and communication at Virtual Environment of Learning (VEL)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-03
2015-04-09T12:28:31Z
2015-04-09T12:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula. O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual. 2014. 247 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/122254
000807492
000807492.pdf
33004129044P6
1845236241293068
7346754405819238
7346754405819238
0000-0002-5623-6093
0000-0003-1138-8541
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula. O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual. 2014. 247 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000807492
000807492.pdf
33004129044P6
1845236241293068
7346754405819238
0000-0002-5623-6093
0000-0003-1138-8541
url http://hdl.handle.net/11449/122254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129482446340096