A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marose Leila e [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182048
Resumo: A presente tese apresenta relatos e análises de práticas artísticas, políticas e pedagógicas realizadas na cidade de São Paulo com o fim de refletir sobre as potencialidades de uma aprendizagem que se produz no decurso de ações coletivas e colaborativas no espaço urbano. Entre elas, encontram-se a do Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, que propõe intervenções carnavalizando, entre outras coisas, os rios da cidade, e também o movimento de ocupação de escolas públicas empreendido pelos secundaristas do país em 2015 e 2016 – para citar apenas as ações mais conhecidas dentre as diversas sobre as quais a tese se debruça, propondo-se a investigar as possibilidades pedagógicas que essas intervenções podem oferecer a estudantes, pesquisadores, artistas e pessoas em geral, objetivando uma reflexão sobre aspectos da história do espaço urbano e das estruturas de poder nele presentes. Com exceção do movimento secundarista, todos os relatos que a autora apresenta são de práticas e experiências artístico-pedagógicas em que esteve diretamente envolvida, seja como participante ou como proponente das ações, por exemplo em sua atuação docente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dilermando Dias dos Santos e Tenente José Maria Pinto Duarte. Em todos os relatos, busca revisar o lugar da arte no espaço público – servindo-se de conceitos como “arte contextual”, de Paul Ardenne – e também a noção de aprendizagem e a função da escola. Para tal articula uma reflexão, a partir do pensamento de Foucault, acerca de como essas ações podem influenciar condutas éticas e sociais, configurando-se em uma estética para a própria existência. Por fim, esta tese busca refletir sobre as possibilidades da cidade vir a ser uma escola quando andarilhos, coletivamente, se propõem a ocupar e intervir com micro-ações no espaço urbano.
id UNSP_e1318f512888679bbb7864c53b0dad48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182048
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivasThe city is a school: walkers in collective urban practicesEspaço urbanoEducação públicaIntervenções artísticasUrban spacePublic educationArtistic interventionsA presente tese apresenta relatos e análises de práticas artísticas, políticas e pedagógicas realizadas na cidade de São Paulo com o fim de refletir sobre as potencialidades de uma aprendizagem que se produz no decurso de ações coletivas e colaborativas no espaço urbano. Entre elas, encontram-se a do Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, que propõe intervenções carnavalizando, entre outras coisas, os rios da cidade, e também o movimento de ocupação de escolas públicas empreendido pelos secundaristas do país em 2015 e 2016 – para citar apenas as ações mais conhecidas dentre as diversas sobre as quais a tese se debruça, propondo-se a investigar as possibilidades pedagógicas que essas intervenções podem oferecer a estudantes, pesquisadores, artistas e pessoas em geral, objetivando uma reflexão sobre aspectos da história do espaço urbano e das estruturas de poder nele presentes. Com exceção do movimento secundarista, todos os relatos que a autora apresenta são de práticas e experiências artístico-pedagógicas em que esteve diretamente envolvida, seja como participante ou como proponente das ações, por exemplo em sua atuação docente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dilermando Dias dos Santos e Tenente José Maria Pinto Duarte. Em todos os relatos, busca revisar o lugar da arte no espaço público – servindo-se de conceitos como “arte contextual”, de Paul Ardenne – e também a noção de aprendizagem e a função da escola. Para tal articula uma reflexão, a partir do pensamento de Foucault, acerca de como essas ações podem influenciar condutas éticas e sociais, configurando-se em uma estética para a própria existência. Por fim, esta tese busca refletir sobre as possibilidades da cidade vir a ser uma escola quando andarilhos, coletivamente, se propõem a ocupar e intervir com micro-ações no espaço urbano.This thesis presents reports and analysis of artistic, political and pedagogical practices carried out in the city of São Paulo in order to reflect on the potential of a learning process that occurs in the course of collective and collaborative actions in the urban space. Among these practices are the Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, which proposes interventions to “carnivalize”, among other things, the rivers of the city, as well as the occupation of public schools undertaken by the country’s high school students in 2015 and 2016 – to mention only the best-known actions among the several on which the thesis focuses, proposing to investigate the pedagogical possibilities that these interventions can offer to students, researchers, artists and people in general, aiming at a reflection on aspects of the history of urban space and its structures of power. With the exception of the high school student movement, all the reports that the author presents are about practices and artistic-pedagogical experiences in which she was directly involved, either as a participant or as a proponent of the actions, for example in her teaching role in the Municipal Schools of Primary Education Dilermando Dias dos Santos and Tenente José Maria Pinto Duarte. In all the reports, the author seeks to review the place of art in public space – using concepts such as “contextual art” by Paul Ardenne – as well as the notion of learning and that of the function of the school. For that to be done the thesis articulates a reflection, based on Foucault’s thought, on how these actions can influence ethical and social conducts, leading to an aesthetic for existence itself.Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AIUP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marose Leila e [UNESP]2019-05-16T18:13:19Z2019-05-16T18:13:19Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18204800091654233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:08:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:57:50.055628Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
The city is a school: walkers in collective urban practices
title A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
spellingShingle A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
Silva, Marose Leila e [UNESP]
Espaço urbano
Educação pública
Intervenções artísticas
Urban space
Public education
Artistic interventions
title_short A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
title_full A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
title_fullStr A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
title_full_unstemmed A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
title_sort A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas
author Silva, Marose Leila e [UNESP]
author_facet Silva, Marose Leila e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marose Leila e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Educação pública
Intervenções artísticas
Urban space
Public education
Artistic interventions
topic Espaço urbano
Educação pública
Intervenções artísticas
Urban space
Public education
Artistic interventions
description A presente tese apresenta relatos e análises de práticas artísticas, políticas e pedagógicas realizadas na cidade de São Paulo com o fim de refletir sobre as potencialidades de uma aprendizagem que se produz no decurso de ações coletivas e colaborativas no espaço urbano. Entre elas, encontram-se a do Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco, que propõe intervenções carnavalizando, entre outras coisas, os rios da cidade, e também o movimento de ocupação de escolas públicas empreendido pelos secundaristas do país em 2015 e 2016 – para citar apenas as ações mais conhecidas dentre as diversas sobre as quais a tese se debruça, propondo-se a investigar as possibilidades pedagógicas que essas intervenções podem oferecer a estudantes, pesquisadores, artistas e pessoas em geral, objetivando uma reflexão sobre aspectos da história do espaço urbano e das estruturas de poder nele presentes. Com exceção do movimento secundarista, todos os relatos que a autora apresenta são de práticas e experiências artístico-pedagógicas em que esteve diretamente envolvida, seja como participante ou como proponente das ações, por exemplo em sua atuação docente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dilermando Dias dos Santos e Tenente José Maria Pinto Duarte. Em todos os relatos, busca revisar o lugar da arte no espaço público – servindo-se de conceitos como “arte contextual”, de Paul Ardenne – e também a noção de aprendizagem e a função da escola. Para tal articula uma reflexão, a partir do pensamento de Foucault, acerca de como essas ações podem influenciar condutas éticas e sociais, configurando-se em uma estética para a própria existência. Por fim, esta tese busca refletir sobre as possibilidades da cidade vir a ser uma escola quando andarilhos, coletivamente, se propõem a ocupar e intervir com micro-ações no espaço urbano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-16T18:13:19Z
2019-05-16T18:13:19Z
2019-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182048
000916542
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/182048
identifier_str_mv 000916542
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128224532627456