Leitura: fator de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Sossolote, Cássia Regina Coutinho [UNESP], Silva, Carlos Eduardo Leopoldo e [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143565
Resumo: Realizamos práticas culturais no Projeto Ler é Viver que consideram o livro um direito. As crianças atendidas pelo Projeto oriundas de frações de classes econômico-sócio-culturais carentes não têm, cotidianamente, acesso a essa modalidade de prática cultural. Como resultado o que constatamos é que essas crianças, enquanto tendência histórica, costumam ter um baixo rendimento escolar e vêem nas práticas culturais uma atividade massificante, tediosa e enfadonha. A idéia principal do projeto é trazer o livro à realidade dessas crianças não como uma prática que tende a se tornar aversiva, mas, sim, como parte de seu cotidiano, de forma a lhes proporcionar conhecimento e divertimento de forma simultânea. Observamos que essa prática de leitura tem permitido a reestruturação positiva do capital cultural dessas crianças. Baseando-nos na experiência adquirida com a leitura em instituições da cidade de Araraquara, a saber, Creche Nossa Senhora do Carmo, Casa Betânea e Centro de Ensino de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" CENPE, unidade auxiliar da UNESP/FCL/CAr, e no referencial teórico-metodológico tal como foi desenvolvido por Pierre Bourdieu, sociólogo francês, tentamos proporcionar às crianças atendidas uma reestruturação de seu habitus em relação à leitura, de forma a poder auxiliar no desenvolvimento do capital cultural das mesmas e a facilitar suas trajetórias escolares no sistema de ensino. Tornar o livro parte do universo da criança, para que ela seja autônoma em seu crescimento intelectual só será possível a partir do momento em que a criança sinta a necessidade de ler um livro e goze de satisfação simbólica de tê-lo compreendido. Esses são os objetivos principais do projeto. Para que as crianças reestruturem seu sistema de disposições (habitus) positivamente, depreendemos que é imprescindível afastá-las de atividades metódicas e artificiais, práticas comuns nas unidades escolares. Nesse sentido, o livro tem um valor cultural e estético em si mesmo e os métodos desenvolvidos, tais como, dramatização, desenhos, trabalhos com argila vêm ratificar esses valores simbólicos. Por meio do Projeto que está sendo desenvolvido desde agosto de 2002 já conseguimos alguns resultados. As crianças estabelecem uma relação espontânea com o livro entendido como um objeto manipulável e simbólico e algumas delas já sentem a necessidade cotidiana da leitura. Do ponto de vista dos mediadores de leitura que queremos formar, graduandos da FCL de Araraquara, esse Projeto representa a junção teoria e prática, que reconhecemos a dificuldades de articular.
id UNSP_e13cc1a5f4f144a82a52a8f17b73f358
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143565
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura: fator de inclusão socialRealizamos práticas culturais no Projeto Ler é Viver que consideram o livro um direito. As crianças atendidas pelo Projeto oriundas de frações de classes econômico-sócio-culturais carentes não têm, cotidianamente, acesso a essa modalidade de prática cultural. Como resultado o que constatamos é que essas crianças, enquanto tendência histórica, costumam ter um baixo rendimento escolar e vêem nas práticas culturais uma atividade massificante, tediosa e enfadonha. A idéia principal do projeto é trazer o livro à realidade dessas crianças não como uma prática que tende a se tornar aversiva, mas, sim, como parte de seu cotidiano, de forma a lhes proporcionar conhecimento e divertimento de forma simultânea. Observamos que essa prática de leitura tem permitido a reestruturação positiva do capital cultural dessas crianças. Baseando-nos na experiência adquirida com a leitura em instituições da cidade de Araraquara, a saber, Creche Nossa Senhora do Carmo, Casa Betânea e Centro de Ensino de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" CENPE, unidade auxiliar da UNESP/FCL/CAr, e no referencial teórico-metodológico tal como foi desenvolvido por Pierre Bourdieu, sociólogo francês, tentamos proporcionar às crianças atendidas uma reestruturação de seu habitus em relação à leitura, de forma a poder auxiliar no desenvolvimento do capital cultural das mesmas e a facilitar suas trajetórias escolares no sistema de ensino. Tornar o livro parte do universo da criança, para que ela seja autônoma em seu crescimento intelectual só será possível a partir do momento em que a criança sinta a necessidade de ler um livro e goze de satisfação simbólica de tê-lo compreendido. Esses são os objetivos principais do projeto. Para que as crianças reestruturem seu sistema de disposições (habitus) positivamente, depreendemos que é imprescindível afastá-las de atividades metódicas e artificiais, práticas comuns nas unidades escolares. Nesse sentido, o livro tem um valor cultural e estético em si mesmo e os métodos desenvolvidos, tais como, dramatização, desenhos, trabalhos com argila vêm ratificar esses valores simbólicos. Por meio do Projeto que está sendo desenvolvido desde agosto de 2002 já conseguimos alguns resultados. As crianças estabelecem uma relação espontânea com o livro entendido como um objeto manipulável e simbólico e algumas delas já sentem a necessidade cotidiana da leitura. Do ponto de vista dos mediadores de leitura que queremos formar, graduandos da FCL de Araraquara, esse Projeto representa a junção teoria e prática, que reconhecemos a dificuldades de articular.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Sossolote, Cássia Regina Coutinho [UNESP]Silva, Carlos Eduardo Leopoldo e [UNESP]2016-09-01T13:58:06Z2016-09-01T13:58:06Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject100application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 100http://hdl.handle.net/11449/1435652005-100-muzzeti.pdf5851335209487224PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143565Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:15:37.182524Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura: fator de inclusão social
title Leitura: fator de inclusão social
spellingShingle Leitura: fator de inclusão social
Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
title_short Leitura: fator de inclusão social
title_full Leitura: fator de inclusão social
title_fullStr Leitura: fator de inclusão social
title_full_unstemmed Leitura: fator de inclusão social
title_sort Leitura: fator de inclusão social
author Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
author_facet Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Sossolote, Cássia Regina Coutinho [UNESP]
Silva, Carlos Eduardo Leopoldo e [UNESP]
author_role author
author2 Sossolote, Cássia Regina Coutinho [UNESP]
Silva, Carlos Eduardo Leopoldo e [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Sossolote, Cássia Regina Coutinho [UNESP]
Silva, Carlos Eduardo Leopoldo e [UNESP]
description Realizamos práticas culturais no Projeto Ler é Viver que consideram o livro um direito. As crianças atendidas pelo Projeto oriundas de frações de classes econômico-sócio-culturais carentes não têm, cotidianamente, acesso a essa modalidade de prática cultural. Como resultado o que constatamos é que essas crianças, enquanto tendência histórica, costumam ter um baixo rendimento escolar e vêem nas práticas culturais uma atividade massificante, tediosa e enfadonha. A idéia principal do projeto é trazer o livro à realidade dessas crianças não como uma prática que tende a se tornar aversiva, mas, sim, como parte de seu cotidiano, de forma a lhes proporcionar conhecimento e divertimento de forma simultânea. Observamos que essa prática de leitura tem permitido a reestruturação positiva do capital cultural dessas crianças. Baseando-nos na experiência adquirida com a leitura em instituições da cidade de Araraquara, a saber, Creche Nossa Senhora do Carmo, Casa Betânea e Centro de Ensino de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" CENPE, unidade auxiliar da UNESP/FCL/CAr, e no referencial teórico-metodológico tal como foi desenvolvido por Pierre Bourdieu, sociólogo francês, tentamos proporcionar às crianças atendidas uma reestruturação de seu habitus em relação à leitura, de forma a poder auxiliar no desenvolvimento do capital cultural das mesmas e a facilitar suas trajetórias escolares no sistema de ensino. Tornar o livro parte do universo da criança, para que ela seja autônoma em seu crescimento intelectual só será possível a partir do momento em que a criança sinta a necessidade de ler um livro e goze de satisfação simbólica de tê-lo compreendido. Esses são os objetivos principais do projeto. Para que as crianças reestruturem seu sistema de disposições (habitus) positivamente, depreendemos que é imprescindível afastá-las de atividades metódicas e artificiais, práticas comuns nas unidades escolares. Nesse sentido, o livro tem um valor cultural e estético em si mesmo e os métodos desenvolvidos, tais como, dramatização, desenhos, trabalhos com argila vêm ratificar esses valores simbólicos. Por meio do Projeto que está sendo desenvolvido desde agosto de 2002 já conseguimos alguns resultados. As crianças estabelecem uma relação espontânea com o livro entendido como um objeto manipulável e simbólico e algumas delas já sentem a necessidade cotidiana da leitura. Do ponto de vista dos mediadores de leitura que queremos formar, graduandos da FCL de Araraquara, esse Projeto representa a junção teoria e prática, que reconhecemos a dificuldades de articular.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:06Z
2016-09-01T13:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 100
http://hdl.handle.net/11449/143565
2005-100-muzzeti.pdf
5851335209487224
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143565
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 100
2005-100-muzzeti.pdf
5851335209487224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129410296971264