Homo Risibilis: ensaio sobre o processo de construção do humor nas obras infantis de Monteiro Lobato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Lia Cupertino [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106353
Resumo: Partindo da constatação de que a comicidade é um dos traços caracterizadores da produção literária de Monteiro Lobato, este trabalho objetiva estudar o processo de construção do humor nas narrativas infantis produzidas pelo autor. Visto que, ao incorporar esse elemento aos seus textos, Lobato propõe uma reinvenção da linguagem literária, este estudo prioriza também a análise da solução lingüística adequada encontrada pelo autor para, por meio do humor, projetar no texto literário as contradições da experiência humana. Para tanto, o texto se divide em três partes: A primeira destina-se à apresentação, em ordem cronológica, de estudos produzidos por autores significativos que reconheceram no humor um dos traços característicos da produção lobatiana. Priorizando a análise desse elemento nas obras infantis de Lobato, a segunda parte do trabalho estuda o humor a partir dos seguintes aspectos: narrador, linguagem, exploração dos recursos semânticos, nonsense, paródia, comparações inusitadas, ironia, cômico de situação, inversão/subversão, grotesco e personagens. Finalmente, na terceira parte, procede-se à síntese que se divide em dois momentos: primeiro, perscruta-se a gênese da verve humorística em Monteiro Lobato, enfocando-se questões como o momento histórico tensivo que serviu como cenário para o surgimento do autor; sua estréia literária na literatura adulta com produções de configuração satírica e caricaturesca; a importância do humor nos textos infantis lobatianos como elemento de renovação formal e temática da literatura infantil brasileira; e a maneira como o humor presente em seus textos estabelece o nexo e o equilíbrio entre a vida e a arte. Com base nessas considerações, o segundo momento destina-se à verificação da tensão entre continuidade e ruptura na utilização que Lobato faz dos recursos humorísticos.
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