A formação continuada docente no ensino médio do Programa de Ensino Integral (PEI) do Estado de São Paulo: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Arco, Débora Boulos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157269
Resumo: O Programa de Ensino Integral (PEI) se constitui em um modelo escolar lançado como política pública no Estado de São Paulo, em 2012, para tentar atender às demandas da etapa do Ensino Médio, relacionadas especialmente ao acesso, formação e permanência dos estudantes na escola e, para tanto, propõe mudanças na abordagem pedagógica, no tempo destinado ao ensino e, sobretudo, na carreira e atuação do professor na unidade escolar. Dessa forma, apresenta uma especificidade de formação docente, dada como premissa fundamental do Programa, com vistas a possibilitar a melhora no processo de ensino e de aprendizagem e, com isso, valorizar a educação dos jovens de 15 a 17 anos. Diante disso, esse estudo analisou o referido processo formativo, com o objetivo de identificar potencialidades e desafios no que se refere à conquista de uma proposta formativa de efeito real para a atuação do professor e sua prática educativa, no sentido de tentar atender às expectativas de aprendizagem para esse nível de ensino. Assim, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, envolvendo a discussão e análise de conhecimentos específicos, baseado em procedimentos bibliográficos e documentais, para verificar em que medida a proposta formativa docente específica do PEI favorece a formação dos professores para o trabalho nessa modalidade educacional, especialmente no Ensino Médio. Nessa perspectiva, o trabalho discutiu a trajetória desse nível de ensino ao longo dos anos, para entender suas características atuais e as suas necessidades, tendo como norte a concepção de educação integral, vista como uma das possibilidades para a retomada de sua função enquanto fase final da educação básica, paralelamente à questão da formação dos professores. Com isso, ao verificar em que medida o processo formativo dos professores do PEI apresenta características formativas contundentes, intentou-se contribuir para com a educação proposta por essa modalidade de ensino, nos três últimos anos da educação básica, e com o desenvolvimento do profissional docente.
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