A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86890
Resumo: A presente dissertação aborda o conceito de Grotesco na Estética e na História da Arte, analisados sob dois aspectos principais: da forma como esse conceito foi transformado desde a época da Grécia Antiga até o século XIX (período de grandes mudanças formais da representação humana nas Artes) e do exemplo do artista Francisco de Goya, através de sua série de gravuras Los Desastres de la Guerra, composta por imagens violentas; grotescas, híbridas e trágicas, que refletem esteticamente o horror advindo da Guerra de Independência e do retorno de um Estado Monárquico e Absoluto. Nossa pesquisa tem por meta avaliar as mudanças políticas, sociais e culturais que influenciaram a transformação desses conceitos estéticos e a aceitação desses novos paradigmas que resultaram numa mudança de visão e fruição da própria Arte entre os séculos XVII e XIX (época de ascensão do Liberalismo e Iluminismo), mostrando como os acontecimentos históricos podem transformar os conceitos artísticos de acordo com as necessidades humanas de retratar seu próprio tempo. Os procedimentos metodológicos foram de revisão bibliográfica parcial sobre as questões do Grotesco na Arte e uma pesquisa sobre a vida e obra de Goya, utilizando as imagens acima citadas, que aqui são analisadas do ponto de vista iconológico
id UNSP_e197d7c97160fa38e41eef25af55e656
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86890
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco GoyaGoya, Francisco, 1746-1828Arte - HistoriaGrotesco na arteEstéticaGrotesque in artA presente dissertação aborda o conceito de Grotesco na Estética e na História da Arte, analisados sob dois aspectos principais: da forma como esse conceito foi transformado desde a época da Grécia Antiga até o século XIX (período de grandes mudanças formais da representação humana nas Artes) e do exemplo do artista Francisco de Goya, através de sua série de gravuras Los Desastres de la Guerra, composta por imagens violentas; grotescas, híbridas e trágicas, que refletem esteticamente o horror advindo da Guerra de Independência e do retorno de um Estado Monárquico e Absoluto. Nossa pesquisa tem por meta avaliar as mudanças políticas, sociais e culturais que influenciaram a transformação desses conceitos estéticos e a aceitação desses novos paradigmas que resultaram numa mudança de visão e fruição da própria Arte entre os séculos XVII e XIX (época de ascensão do Liberalismo e Iluminismo), mostrando como os acontecimentos históricos podem transformar os conceitos artísticos de acordo com as necessidades humanas de retratar seu próprio tempo. Os procedimentos metodológicos foram de revisão bibliográfica parcial sobre as questões do Grotesco na Arte e uma pesquisa sobre a vida e obra de Goya, utilizando as imagens acima citadas, que aqui são analisadas do ponto de vista iconológicoThe current dissertation accosts the concept of “Grotesque” in Aesthetics and history of Arts analysed under two main aspects: the way this concept was transformed since the times of Ancient Greece until the nineteenth century ( a period of great formal changes of the human representation and other pictorial genres, and the example of the artist Francisco de Goya through his series of etchings The Disasters of War, composed by violent, hybrid and tragic images, which reflect aestheticly the horrors resulted from the War of Independence and the return of a Monarchic and Absolutist State. Our research objectives have the aim of appraising political, social and cultural factors that influenced the processing and acceptance of new paradigms such as the Grotesque in art making, that resulted in a change of vision and enjoyment of the Art itself between the seventeenth the nineteenth centuries (time of the rise of Liberalism and Iluminism), showing how this concept was transformed by artistic, cultural and historical events according to the Human needs of portraying their own time. The methodological procedures were of a partial bibliographical review about the issues of the Grotesque in art and a research of the life and work of Goya, using the prints cited before, which are here analysed from an iconological point of viewUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 131 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Sandra Regina Marin de. A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya. 2013. x, 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes do Planalto, 2013.http://hdl.handle.net/11449/86890000717333oliveira_srm_me_ia.pdf33004013063P46533679344753214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86890Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:46.217698Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
title A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
spellingShingle A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]
Goya, Francisco, 1746-1828
Arte - Historia
Grotesco na arte
Estética
Grotesque in art
title_short A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
title_full A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
title_fullStr A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
title_full_unstemmed A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
title_sort A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
author Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]
author_facet Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Marin de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Goya, Francisco, 1746-1828
Arte - Historia
Grotesco na arte
Estética
Grotesque in art
topic Goya, Francisco, 1746-1828
Arte - Historia
Grotesco na arte
Estética
Grotesque in art
description A presente dissertação aborda o conceito de Grotesco na Estética e na História da Arte, analisados sob dois aspectos principais: da forma como esse conceito foi transformado desde a época da Grécia Antiga até o século XIX (período de grandes mudanças formais da representação humana nas Artes) e do exemplo do artista Francisco de Goya, através de sua série de gravuras Los Desastres de la Guerra, composta por imagens violentas; grotescas, híbridas e trágicas, que refletem esteticamente o horror advindo da Guerra de Independência e do retorno de um Estado Monárquico e Absoluto. Nossa pesquisa tem por meta avaliar as mudanças políticas, sociais e culturais que influenciaram a transformação desses conceitos estéticos e a aceitação desses novos paradigmas que resultaram numa mudança de visão e fruição da própria Arte entre os séculos XVII e XIX (época de ascensão do Liberalismo e Iluminismo), mostrando como os acontecimentos históricos podem transformar os conceitos artísticos de acordo com as necessidades humanas de retratar seu próprio tempo. Os procedimentos metodológicos foram de revisão bibliográfica parcial sobre as questões do Grotesco na Arte e uma pesquisa sobre a vida e obra de Goya, utilizando as imagens acima citadas, que aqui são analisadas do ponto de vista iconológico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Sandra Regina Marin de. A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya. 2013. x, 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes do Planalto, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/86890
000717333
oliveira_srm_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sandra Regina Marin de. A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya. 2013. x, 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes do Planalto, 2013.
000717333
oliveira_srm_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
url http://hdl.handle.net/11449/86890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 131 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128421763481600