O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akaichi, Tatianne [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204602
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo central analisar o processo de avaliação de documentos nos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, o problema deste estudo norteia-se pela seguinte questão: Nas Instituições Federais de Ensino Superior realiza-se o processo de avaliação de documentos, efetivamente, conforme a Arquivística Integrada e as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos? Tal questionamento se estrutura por meio da hipótese de que as instituições analisadas não avaliam os conjuntos documentais produzidos e recebidos em seu âmbito de atuação no momento da produção documental. Assim, esta pesquisa é, sobretudo, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, sendo que, inicialmente, foi realizado e desenvolvido um levantamento bibliográfico e documental voltado ao tema investigado. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Participaram do estudo 25 presidentes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de entidades acadêmicas. Entre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar que, na maioria das instituições universitárias, o processo de avaliação não é praticado e promovido na criação de documentos, ou seja, o tratamento da documentação não é priorizado na fase corrente. No tocante à aplicação da tabela de temporalidade de documentos oriundas das áreas-fim, verificou-se que a grande parte das referidas instituições adotam esse instrumento de gestão. Portanto, conclui-se que os órgãos averiguados têm compreensão da relevância do processo de avaliação, no qual, se o trabalho arquivístico for desempenhado e consolidado no estágio corrente, bem como pautado na tabela de temporalidade facilita, é favorecida e melhorada a qualidade da gestão de documentos, no entanto, para que isso ocorra, são necessárias as seguintes ações: aumento de número de pessoal para executar essa atividade; investimentos em estrutura física e digital; capacitação de servidores; maior envolvimento dos produtores de documentos. Dessa maneira, espera-se que esta pesquisa acrescente, contribua e colabore para a ampliação da reflexão, de debates, de discussões, da produção científica e de conhecimentos a respeito da temática aqui proposta, haja vista sua significância e sua pertinência para as áreas da Arquivologia e da Ciência da Informação.
id UNSP_e1d0d39d67acfc475f0e2f9aa4bf4a49
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino SuperiorThe appraisal process: a study in the archives of the Federal Higher Education InstitutionsGestão de documentosAvaliação de documentosTabela de temporalidade de documentosArquivística IntegradaUniversidadeRecords managementAppraisalDisposal scheduleIntegrated archival scienceUniversityA presente pesquisa tem por objetivo central analisar o processo de avaliação de documentos nos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, o problema deste estudo norteia-se pela seguinte questão: Nas Instituições Federais de Ensino Superior realiza-se o processo de avaliação de documentos, efetivamente, conforme a Arquivística Integrada e as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos? Tal questionamento se estrutura por meio da hipótese de que as instituições analisadas não avaliam os conjuntos documentais produzidos e recebidos em seu âmbito de atuação no momento da produção documental. Assim, esta pesquisa é, sobretudo, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, sendo que, inicialmente, foi realizado e desenvolvido um levantamento bibliográfico e documental voltado ao tema investigado. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Participaram do estudo 25 presidentes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de entidades acadêmicas. Entre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar que, na maioria das instituições universitárias, o processo de avaliação não é praticado e promovido na criação de documentos, ou seja, o tratamento da documentação não é priorizado na fase corrente. No tocante à aplicação da tabela de temporalidade de documentos oriundas das áreas-fim, verificou-se que a grande parte das referidas instituições adotam esse instrumento de gestão. Portanto, conclui-se que os órgãos averiguados têm compreensão da relevância do processo de avaliação, no qual, se o trabalho arquivístico for desempenhado e consolidado no estágio corrente, bem como pautado na tabela de temporalidade facilita, é favorecida e melhorada a qualidade da gestão de documentos, no entanto, para que isso ocorra, são necessárias as seguintes ações: aumento de número de pessoal para executar essa atividade; investimentos em estrutura física e digital; capacitação de servidores; maior envolvimento dos produtores de documentos. Dessa maneira, espera-se que esta pesquisa acrescente, contribua e colabore para a ampliação da reflexão, de debates, de discussões, da produção científica e de conhecimentos a respeito da temática aqui proposta, haja vista sua significância e sua pertinência para as áreas da Arquivologia e da Ciência da Informação.The main objective of this research is to analyze the appraisal process in the archives of the Federal Higher Education Institutions. Therefore, the problem of this study is guided by the following question: In the Federal Higher Education Institutions is the appraisal process carried out, effectively, according to the Integrated Archiving and the recommendations of the National Archives Council? Such questioning is structured through the hypothesis that the analyzed institutions do not evaluate the documentary sets produced and received in their scope of action at the time of document production. Thus, this research is, above all, of a qualitative nature and of a descriptive type, and, initially, a bibliographic and documentary survey was conducted and developed focused on the investigated theme. The instrument used for data collection was the questionnaire. The study was attended by 25 presidents of the Permanent Document Evaluation Commissions of academic entities. Among the main results of the research, it can be highlighted that, in most university institutions, the evaluation process is not practiced and promoted in the creation of documents, that is, the treatment of documentation is not prioritized in the current phase. With regard to the application of the disposal schedule of documents from the core areas, it was found that most of the aforementioned institutions adopt this management tool. Therefore, it is concluded that the investigated bodies have an understanding of the relevance of the evaluation process, in which, if the archival work is performed and consolidated at the current stage, as well as based on the disposal schedule, the quality of records management is favored and improved, however, for this to occur, the following actions are necessary: increase in the number of personnel to perform this activity; investments in physical and digital structure; training of servers; greater involvement of document producers. Thus, it is expected that this research adds, contributes and collaborates for the expansion of reflection, debates, discussions, scientific production and knowledge regarding the theme proposed here, given its significance and relevance to the areas of Archivology and Information Science.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bizello, Maria Leandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Akaichi, Tatianne [UNESP]2021-05-06T11:23:51Z2021-05-06T11:23:51Z2021-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20460233004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:33:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:33:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
The appraisal process: a study in the archives of the Federal Higher Education Institutions
title O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
spellingShingle O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
Akaichi, Tatianne [UNESP]
Gestão de documentos
Avaliação de documentos
Tabela de temporalidade de documentos
Arquivística Integrada
Universidade
Records management
Appraisal
Disposal schedule
Integrated archival science
University
title_short O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
title_full O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
title_fullStr O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
title_full_unstemmed O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
title_sort O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior
author Akaichi, Tatianne [UNESP]
author_facet Akaichi, Tatianne [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizello, Maria Leandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Akaichi, Tatianne [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de documentos
Avaliação de documentos
Tabela de temporalidade de documentos
Arquivística Integrada
Universidade
Records management
Appraisal
Disposal schedule
Integrated archival science
University
topic Gestão de documentos
Avaliação de documentos
Tabela de temporalidade de documentos
Arquivística Integrada
Universidade
Records management
Appraisal
Disposal schedule
Integrated archival science
University
description A presente pesquisa tem por objetivo central analisar o processo de avaliação de documentos nos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, o problema deste estudo norteia-se pela seguinte questão: Nas Instituições Federais de Ensino Superior realiza-se o processo de avaliação de documentos, efetivamente, conforme a Arquivística Integrada e as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos? Tal questionamento se estrutura por meio da hipótese de que as instituições analisadas não avaliam os conjuntos documentais produzidos e recebidos em seu âmbito de atuação no momento da produção documental. Assim, esta pesquisa é, sobretudo, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, sendo que, inicialmente, foi realizado e desenvolvido um levantamento bibliográfico e documental voltado ao tema investigado. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Participaram do estudo 25 presidentes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de entidades acadêmicas. Entre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar que, na maioria das instituições universitárias, o processo de avaliação não é praticado e promovido na criação de documentos, ou seja, o tratamento da documentação não é priorizado na fase corrente. No tocante à aplicação da tabela de temporalidade de documentos oriundas das áreas-fim, verificou-se que a grande parte das referidas instituições adotam esse instrumento de gestão. Portanto, conclui-se que os órgãos averiguados têm compreensão da relevância do processo de avaliação, no qual, se o trabalho arquivístico for desempenhado e consolidado no estágio corrente, bem como pautado na tabela de temporalidade facilita, é favorecida e melhorada a qualidade da gestão de documentos, no entanto, para que isso ocorra, são necessárias as seguintes ações: aumento de número de pessoal para executar essa atividade; investimentos em estrutura física e digital; capacitação de servidores; maior envolvimento dos produtores de documentos. Dessa maneira, espera-se que esta pesquisa acrescente, contribua e colabore para a ampliação da reflexão, de debates, de discussões, da produção científica e de conhecimentos a respeito da temática aqui proposta, haja vista sua significância e sua pertinência para as áreas da Arquivologia e da Ciência da Informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06T11:23:51Z
2021-05-06T11:23:51Z
2021-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204602
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/204602
identifier_str_mv 33004110043P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207539404800