PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97519
Resumo: Os processos de exploração dos recursos naturais do planeta vem causando sérios danos ao meio ambiente e colocam em risco a nossa sobrevivência. Para mudar esse quadro preocupante, torna-se imprescindível a tarefa de planejamento e rearranjo de contingências que possibilitam a modificação das práticas culturais, levando a cultura a um processo de desenvolvimento, utilizando de maneira sustentável os recursos ambientais. A partir da possibilidade instrumental da Análise do Comportamento em contribuir para a descrição e compreensão das variáveis que permeiam o processo educacional e as práticas culturais, esta pesquisa teve como objetivo identificar contingências indiretamente sugeridas nos enunciados presentes no caderno de tema transversal sobre Meio Ambiente, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries (PCN). Através da análise desses enunciados, foi realizado um agrupamento dos tipos de conteúdos predominantes, alocando-os em 4 grupos: Contingências, Informações Contextuais, Conceitos e Conteúdos Programáticos. Pela relevância na pesquisa, foi realizada uma análise mais específica dos conteúdos identificados como Contingência, com relação às suas características mais marcantes. Esses conteúdos foram caracterizados de acordo com seus aspectos descritos ou prescritivos, e, também, co relação aos processos culturais envolvidos, podendo ser identificados como cerimoniais ou tecnológicos. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se o número de enunciados identificados como Contingência (62). A análise destes enunciados identificou somente aspectos prescritivos e presença apenas de processos culturais cerimoniais. A partir desses resultados, conclui-se que as características apuradas no documento, apontam uma maior dificuldade para planejar e inserir as práticas culturais objetivadas. os resultados dessa dissertação...
id UNSP_e1e407b00c28892858bdad0c52941e26
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97519
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambientePlanejamento culturalPráticas culturaisParâmetros Curriculares NacionaisMeio ambienteBehaviorismoCultural planningMetacontingenciesCultural PracticeTransversal ThemesEnvironmentRadical BehaviorismOs processos de exploração dos recursos naturais do planeta vem causando sérios danos ao meio ambiente e colocam em risco a nossa sobrevivência. Para mudar esse quadro preocupante, torna-se imprescindível a tarefa de planejamento e rearranjo de contingências que possibilitam a modificação das práticas culturais, levando a cultura a um processo de desenvolvimento, utilizando de maneira sustentável os recursos ambientais. A partir da possibilidade instrumental da Análise do Comportamento em contribuir para a descrição e compreensão das variáveis que permeiam o processo educacional e as práticas culturais, esta pesquisa teve como objetivo identificar contingências indiretamente sugeridas nos enunciados presentes no caderno de tema transversal sobre Meio Ambiente, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries (PCN). Através da análise desses enunciados, foi realizado um agrupamento dos tipos de conteúdos predominantes, alocando-os em 4 grupos: Contingências, Informações Contextuais, Conceitos e Conteúdos Programáticos. Pela relevância na pesquisa, foi realizada uma análise mais específica dos conteúdos identificados como Contingência, com relação às suas características mais marcantes. Esses conteúdos foram caracterizados de acordo com seus aspectos descritos ou prescritivos, e, também, co relação aos processos culturais envolvidos, podendo ser identificados como cerimoniais ou tecnológicos. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se o número de enunciados identificados como Contingência (62). A análise destes enunciados identificou somente aspectos prescritivos e presença apenas de processos culturais cerimoniais. A partir desses resultados, conclui-se que as características apuradas no documento, apontam uma maior dificuldade para planejar e inserir as práticas culturais objetivadas. os resultados dessa dissertação...The processes of exploration of the natural resources of the planet causes serious damages to the envirnment and the survival of our specie. To change this preoccupying picture it´s essential the task of planning and rearrangement of contingencies of reinforcement making possible the modification of the cultural ones, taking the culture to a process of development using the environmental resources in sustainable way. The instrumental possibilities of Behavioral Analysis contribute for the description and understanding of the variables of the educational process and the cultural ones. This research had as objective to identify contingencies indirectly suggested in the statements gifs in the book of transversal theme on Environmental, inside of National Curricular parameters (PCC) of 1 to 4 degree. Through the analysis of these statements, a grouping of types of predominant contents was carried through, placing them in 4 groups: Contingencies, Contextual Information, Concepts and Contents of the Program. By the relevance in the research, a specific analysis of the identified contents was carried through as Contingency, with regard to more important characteristics. These contents had been characterized in accordance with its descriptive or prescriptive aspects, and, also, with regard to the involved processes cultural, being able to be identified as cerimonial or technological one. Amongst the main gotten results, the number of identified statements is distinguished as Contingency (62). The analysis of these statements only identified to prescriptive aspects and presence only of cerimonial cultural processes. From these results, one concludes that the refined characteristics in the document, point a bigger difficulty to plan and to insert the cultural practices defined. The results of this research signal the importance to use the concepts of the Behaviorism in the analysis of phenomena... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Kester [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2009-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.application/pdfARMELIN, Rafael Guillardi. PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente. 2009. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/97519000603778armelin_rg_me_bauru.pdf33004056085P046543777166513630000-0002-7501-7662Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:07:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:07:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
title PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
spellingShingle PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]
Planejamento cultural
Práticas culturais
Parâmetros Curriculares Nacionais
Meio ambiente
Behaviorismo
Cultural planning
Metacontingencies
Cultural Practice
Transversal Themes
Environment
Radical Behaviorism
title_short PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
title_full PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
title_fullStr PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
title_full_unstemmed PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
title_sort PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente
author Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]
author_facet Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrara, Kester [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Armelin, Rafael Guillardi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento cultural
Práticas culturais
Parâmetros Curriculares Nacionais
Meio ambiente
Behaviorismo
Cultural planning
Metacontingencies
Cultural Practice
Transversal Themes
Environment
Radical Behaviorism
topic Planejamento cultural
Práticas culturais
Parâmetros Curriculares Nacionais
Meio ambiente
Behaviorismo
Cultural planning
Metacontingencies
Cultural Practice
Transversal Themes
Environment
Radical Behaviorism
description Os processos de exploração dos recursos naturais do planeta vem causando sérios danos ao meio ambiente e colocam em risco a nossa sobrevivência. Para mudar esse quadro preocupante, torna-se imprescindível a tarefa de planejamento e rearranjo de contingências que possibilitam a modificação das práticas culturais, levando a cultura a um processo de desenvolvimento, utilizando de maneira sustentável os recursos ambientais. A partir da possibilidade instrumental da Análise do Comportamento em contribuir para a descrição e compreensão das variáveis que permeiam o processo educacional e as práticas culturais, esta pesquisa teve como objetivo identificar contingências indiretamente sugeridas nos enunciados presentes no caderno de tema transversal sobre Meio Ambiente, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries (PCN). Através da análise desses enunciados, foi realizado um agrupamento dos tipos de conteúdos predominantes, alocando-os em 4 grupos: Contingências, Informações Contextuais, Conceitos e Conteúdos Programáticos. Pela relevância na pesquisa, foi realizada uma análise mais específica dos conteúdos identificados como Contingência, com relação às suas características mais marcantes. Esses conteúdos foram caracterizados de acordo com seus aspectos descritos ou prescritivos, e, também, co relação aos processos culturais envolvidos, podendo ser identificados como cerimoniais ou tecnológicos. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se o número de enunciados identificados como Contingência (62). A análise destes enunciados identificou somente aspectos prescritivos e presença apenas de processos culturais cerimoniais. A partir desses resultados, conclui-se que as características apuradas no documento, apontam uma maior dificuldade para planejar e inserir as práticas culturais objetivadas. os resultados dessa dissertação...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARMELIN, Rafael Guillardi. PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente. 2009. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/97519
000603778
armelin_rg_me_bauru.pdf
33004056085P0
4654377716651363
0000-0002-7501-7662
identifier_str_mv ARMELIN, Rafael Guillardi. PCN no contexto da análise comportamental da cultura: descrições e prescrições sugeridas no tema transversal de meio ambiente. 2009. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
000603778
armelin_rg_me_bauru.pdf
33004056085P0
4654377716651363
0000-0002-7501-7662
url http://hdl.handle.net/11449/97519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649460308279296