Consumo nas redes sociais: o mercado digital e os conceitos de "Old Money" e “New Money”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256677 |
Resumo: | O discurso produzido por influenciadores na internet nos chamou atenção por possuir diferentes características, que mudam de acordo com os espaços ocupados por esses agentes. Partindo de dados empíricos coletados em redes sociais e analisados à luz de reflexões teóricas situadas no campo das Ciências Sociais, esta dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão acerca da relação entre os os conceitos de old money e new money dentro do nicho da moda digital, tendo como hipótese a sua operacionalização como instrumentos de distinção social. O caminho que percorremos partiu da fundamentação teórica construída a partir da Sociologia e da Antropologia, trazendo temas como construção de mercados, consumo, internet e elites. Depois utilizamos as ferramentas da Análise de Discurso para analisar os dados dos agentes coletados nas redes sociais. Assim chegamos à algumas conclusões e confirmamos a hipótese colocada como ponto de partida, de que os conceitos de old money e new money são utilizados como características nos discursos e posicionamentos dos influenciadores, com o intuito de estabelecer distinção de outros agentes que compõem o mesmo campo que eles, o nicho de moda digital |
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Consumo nas redes sociais: o mercado digital e os conceitos de "Old Money" e “New Money”Consumption on social networks: the digital market and concepts of “Old Money” and “New Money”ConsumoInfluenciadores digitaisElitesDistinçãoOld moneyNew moneyO discurso produzido por influenciadores na internet nos chamou atenção por possuir diferentes características, que mudam de acordo com os espaços ocupados por esses agentes. Partindo de dados empíricos coletados em redes sociais e analisados à luz de reflexões teóricas situadas no campo das Ciências Sociais, esta dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão acerca da relação entre os os conceitos de old money e new money dentro do nicho da moda digital, tendo como hipótese a sua operacionalização como instrumentos de distinção social. O caminho que percorremos partiu da fundamentação teórica construída a partir da Sociologia e da Antropologia, trazendo temas como construção de mercados, consumo, internet e elites. Depois utilizamos as ferramentas da Análise de Discurso para analisar os dados dos agentes coletados nas redes sociais. Assim chegamos à algumas conclusões e confirmamos a hipótese colocada como ponto de partida, de que os conceitos de old money e new money são utilizados como características nos discursos e posicionamentos dos influenciadores, com o intuito de estabelecer distinção de outros agentes que compõem o mesmo campo que eles, o nicho de moda digitalThe speech produced by influencers on the internet stood out for having different characteristics, which change according to the spaces occupied by these agents. Based on empirical data collected on social networks and analyzed according to theoretical reflections located in the field of Social Sciences, this dissertation aims to contribute to the understanding of the relationship between the concepts of old money and new money within the niche of digital fashion, with the hypothesis of their operationalization as instruments of social distinction. The path we followed started from the theoretical foundation built from Sociology and Anthropology, bringing themes such as the construction of markets, consumption, the internet and elites. We then used Discourse Analysis tools to analyze the agents’ data collected on social networks. Therefore, we reached some conclusions and confirmed the hypothesis put forward as a starting point, that the concepts of old money and new money are used as characteristics in the speeches and positions of influencers, with the aim of establishing distinction from other agents that make up the same field as them, the digital fashion nicheUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Ana Lúcia de [UNESP]Silva, Lorena de Melo [UNESP]2024-07-19T11:16:51Z2024-07-19T11:16:51Z2024-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Lorena de Melo. Consumo nas redes sociais: o mercado digital e os conceitos de "Old Money" e “New Money”. 2024. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25667733004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-20T06:37:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:00.342086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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