Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Priscila dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215827
Resumo: Esse trabalho tem por intuito apresentar uma pesquisa sobre o aprendizado de funções em um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Utilizamos para estruturar nosso trabalho uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. O contexto da pesquisa foi o desenvolvimento de um curso de extensão à distância intitulado “Discutindo Funções de uma Variável a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem”, realizado com os alunos do primeiro ano de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, no ano de 2019. Os dados foram obtidos a partir das respostas a um questionário proposto aos alunos participantes do curso, com objetivo de compreendermos a pergunta norteadora da pesquisa: quais as possibilidades que se mostram para a aprendizagem de conceitos relacionados à função de uma variável, por meio de um curso de extensão no ambiente Moodle?. A partir das análises realizadas, obtivemos duas categorias abertas: Atividades realizadas a partir de tecnologias digitais: o GeoGebra e as videoaulas e as Características do material disponibilizado. Podemos concluir que por meio do uso de videoaulas, do software GeoGebra e da elaboração de um bom material didático criam-se possibilidades para a aprendizagem em um ambiente virtual.
id UNSP_e220fded792d305d3cd48b8775a228d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215827
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.Possibilities of working with mathematical functions in a virtual learning environmentVirtual environmentTeaching of functionsGeoGebra SoftwareAmbiente virtualEnsino de funçõesSoftware GeoGebraFunções (Matemática)GeoGebra ( Software de computador)Ambientes virtuais compartilhadosEsse trabalho tem por intuito apresentar uma pesquisa sobre o aprendizado de funções em um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Utilizamos para estruturar nosso trabalho uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. O contexto da pesquisa foi o desenvolvimento de um curso de extensão à distância intitulado “Discutindo Funções de uma Variável a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem”, realizado com os alunos do primeiro ano de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, no ano de 2019. Os dados foram obtidos a partir das respostas a um questionário proposto aos alunos participantes do curso, com objetivo de compreendermos a pergunta norteadora da pesquisa: quais as possibilidades que se mostram para a aprendizagem de conceitos relacionados à função de uma variável, por meio de um curso de extensão no ambiente Moodle?. A partir das análises realizadas, obtivemos duas categorias abertas: Atividades realizadas a partir de tecnologias digitais: o GeoGebra e as videoaulas e as Características do material disponibilizado. Podemos concluir que por meio do uso de videoaulas, do software GeoGebra e da elaboração de um bom material didático criam-se possibilidades para a aprendizagem em um ambiente virtual.This work aims to present a research on learning functions in a virtual learning environment, Moodle. We use to structure our work a qualitative approach with a phenomenological focus. The context of the research was the development of a distance learning course entitled "Discussing Functions of a Variable from a Virtual Learning Environment", held with the students of the first year of Mathematics Degree at Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", from the faculty of Engineering of Guaratinguetá, in 2019. The data were obtained from the answers to a questionnaire proposed to the students participating in the course, in order to understand the guiding question of the research: what are the possibilities that are shown for the learning of concepts related to the function of a variable, through an extension course in the Moodle environment?. From the analyses made, we obtained two open categories: Activities based on digital technologies: GeoGebra and video classes and the characteristics of the material available. We can conclude that through the use of video lessons, the GeoGebra software and the elaboration of good didactic material possibilities are created for learning in a virtual environmentNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Priscila dos Santos2022-01-10T18:42:40Z2022-01-10T18:42:40Z2020-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:11:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:18:23.737743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
Possibilities of working with mathematical functions in a virtual learning environment
title Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
spellingShingle Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
Pereira, Priscila dos Santos
Virtual environment
Teaching of functions
GeoGebra Software
Ambiente virtual
Ensino de funções
Software GeoGebra
Funções (Matemática)
GeoGebra ( Software de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
title_short Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
title_full Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
title_fullStr Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
title_full_unstemmed Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
title_sort Possibilidades do trabalho com funções matemáticas em um ambiente virtual de aprendizagem.
author Pereira, Priscila dos Santos
author_facet Pereira, Priscila dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Priscila dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual environment
Teaching of functions
GeoGebra Software
Ambiente virtual
Ensino de funções
Software GeoGebra
Funções (Matemática)
GeoGebra ( Software de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
topic Virtual environment
Teaching of functions
GeoGebra Software
Ambiente virtual
Ensino de funções
Software GeoGebra
Funções (Matemática)
GeoGebra ( Software de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
description Esse trabalho tem por intuito apresentar uma pesquisa sobre o aprendizado de funções em um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Utilizamos para estruturar nosso trabalho uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. O contexto da pesquisa foi o desenvolvimento de um curso de extensão à distância intitulado “Discutindo Funções de uma Variável a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem”, realizado com os alunos do primeiro ano de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, no ano de 2019. Os dados foram obtidos a partir das respostas a um questionário proposto aos alunos participantes do curso, com objetivo de compreendermos a pergunta norteadora da pesquisa: quais as possibilidades que se mostram para a aprendizagem de conceitos relacionados à função de uma variável, por meio de um curso de extensão no ambiente Moodle?. A partir das análises realizadas, obtivemos duas categorias abertas: Atividades realizadas a partir de tecnologias digitais: o GeoGebra e as videoaulas e as Características do material disponibilizado. Podemos concluir que por meio do uso de videoaulas, do software GeoGebra e da elaboração de um bom material didático criam-se possibilidades para a aprendizagem em um ambiente virtual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
2022-01-10T18:42:40Z
2022-01-10T18:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215827
url http://hdl.handle.net/11449/215827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128788349845504