As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144019
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf
Resumo: A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente
id UNSP_e24bb2af03a92925e1f0c0d29569b99e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144019
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade CertaLiteratura infantojuvenilMachismoIdentidade de gênero na literaturaAlfabetizaçãoMisoginiaA literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latenteConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]2016-09-27T13:38:59Z2016-09-27T13:38:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfLIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144019000869888http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf4044553815374856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:09:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144019Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:09:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
title As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
spellingShingle As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]
Literatura infantojuvenil
Machismo
Identidade de gênero na literatura
Alfabetização
Misoginia
title_short As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
title_full As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
title_fullStr As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
title_full_unstemmed As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
title_sort As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
author Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]
author_facet Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Machismo
Identidade de gênero na literatura
Alfabetização
Misoginia
topic Literatura infantojuvenil
Machismo
Identidade de gênero na literatura
Alfabetização
Misoginia
description A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T13:38:59Z
2016-09-27T13:38:59Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/144019
000869888
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf
4044553815374856
identifier_str_mv LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
000869888
4044553815374856
url http://hdl.handle.net/11449/144019
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046153177006080