As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144019 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf |
Resumo: | A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente |
id |
UNSP_e24bb2af03a92925e1f0c0d29569b99e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144019 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade CertaLiteratura infantojuvenilMachismoIdentidade de gênero na literaturaAlfabetizaçãoMisoginiaA literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latenteConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP]2016-09-27T13:38:59Z2016-09-27T13:38:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfLIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144019000869888http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf4044553815374856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:09:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144019Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:09:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
title |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
spellingShingle |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP] Literatura infantojuvenil Machismo Identidade de gênero na literatura Alfabetização Misoginia |
title_short |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
title_fullStr |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full_unstemmed |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
title_sort |
As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa |
author |
Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP] |
author_facet |
Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Áurea de Carvalho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantojuvenil Machismo Identidade de gênero na literatura Alfabetização Misoginia |
topic |
Literatura infantojuvenil Machismo Identidade de gênero na literatura Alfabetização Misoginia |
description |
A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27T13:38:59Z 2016-09-27T13:38:59Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144019 000869888 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf 4044553815374856 |
identifier_str_mv |
LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000869888 4044553815374856 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144019 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046153177006080 |