O ensino da capoeira na educação infantil: relações sociais e emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ana Paula Trigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192436
Resumo: Conflitos observados na Educação Infantil revelam a necessidade dos educadores refletirem o contexto social e o emocional. Sendo assim, a presente pesquisa de natureza qualitativa, objetivou analisar o ensino da capoeira na Educação Infantil na concepção de profissionais da capoeira e gestão pedagógica, em escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo, relacionado à questão socioemocional (resolução de problemas; interação; autoconhecimento; autonomia e determinação; educação à diversidade; responsabilidade e participação; empatia e cooperação; repertório cultural; pensamento crítico e criatividade). Para tanto, realizou-se revisão da literatura referente à Educação Infantil, a capoeira e relações sociais e emocionais. Para coleta de dados utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, os quais foram discutidos e analisados conforme análise de conteúdo. Os entrevistados consideram a capoeira uma manifestação cultural significativa pedagogicamente para trabalhar questões socioemocionais na escola e as medidas sugeridas para inserção da capoeira desde a Educação Infantil relacionam-se ao conhecimento dos pedagogos e reconhecimento da capoeira como patrimônio histórico cultural brasileiro, de valor socioemocional. Viabilizou-se como produto educacional um vídeo documentário.
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