Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Campos, Carolina [UNESP], Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148234
Resumo: Introdução: Em estudos realizados na sala de espera do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), em 2000 e 2001, onde foram observados pacientes, familiares e acompanhantes. Foi possível identificar por meio das características dos usuários e pelo tempo de permanência na sala, a necessidade de se planejar e organizar ações que os envolvam neste período que aguardam pelo atendimento. Objetivos: organizar a sala de espera por meio da disposição de materiais e atividades afim de oferecer oportunidades de informação e lazer. Métodos: participaram dos estudos, os usuários da sala de espera ( pacientes, familiares e acompanhantes) do CEES. O procedimento consta do planejamento com antecedência de um mês dos materiais e práticas a serem desenvolvidas a cada semana. Segundo indicações de estudos anteriores estariam previstas, além de materiais informativos de saúde e educação, por meio de revistas e vídeos, atividades de lazer, clássicos da literatura, histórias em quadrinhos e outras práticas que estimulam o raciocínio da clientela. Resultados: os dados preliminares deste primeiro semestre de atuação permitiram comprovar que os usuários mantém o interesse pelo material disposto quando este é renovado e diversificado. Após uma reformulação e reorganização da disposição de materiais na sala de espera verificou-se que, tanto os adultos como as crianças, manifestam interesses referentes a todos os gêneros de revistas, histórias em quadrinhos e literaturas infantis Dentre as informações coletadas surgiu uma preocupação em como atender as preferências dos idosos, que por sua vez demonstram limitações quanto a leitura, escrita e em realizar outras atividades. No planejamento das atividades mantém um desafio de estar alterando a programação, bem como as dificuldades de preservação do material assim como das estratégias adotadas. Mesmo assim essas ações tem sido frutíferas com relação a sala de espera.
id UNSP_e29a730b10a9b40db7175b8019450b31
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148234
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEESIntrodução: Em estudos realizados na sala de espera do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), em 2000 e 2001, onde foram observados pacientes, familiares e acompanhantes. Foi possível identificar por meio das características dos usuários e pelo tempo de permanência na sala, a necessidade de se planejar e organizar ações que os envolvam neste período que aguardam pelo atendimento. Objetivos: organizar a sala de espera por meio da disposição de materiais e atividades afim de oferecer oportunidades de informação e lazer. Métodos: participaram dos estudos, os usuários da sala de espera ( pacientes, familiares e acompanhantes) do CEES. O procedimento consta do planejamento com antecedência de um mês dos materiais e práticas a serem desenvolvidas a cada semana. Segundo indicações de estudos anteriores estariam previstas, além de materiais informativos de saúde e educação, por meio de revistas e vídeos, atividades de lazer, clássicos da literatura, histórias em quadrinhos e outras práticas que estimulam o raciocínio da clientela. Resultados: os dados preliminares deste primeiro semestre de atuação permitiram comprovar que os usuários mantém o interesse pelo material disposto quando este é renovado e diversificado. Após uma reformulação e reorganização da disposição de materiais na sala de espera verificou-se que, tanto os adultos como as crianças, manifestam interesses referentes a todos os gêneros de revistas, histórias em quadrinhos e literaturas infantis Dentre as informações coletadas surgiu uma preocupação em como atender as preferências dos idosos, que por sua vez demonstram limitações quanto a leitura, escrita e em realizar outras atividades. No planejamento das atividades mantém um desafio de estar alterando a programação, bem como as dificuldades de preservação do material assim como das estratégias adotadas. Mesmo assim essas ações tem sido frutíferas com relação a sala de espera.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]Campos, Carolina [UNESP]Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]2017-01-18T18:08:06Z2017-01-18T18:08:06Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ17.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482346535356022897474PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148234Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
title Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
spellingShingle Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
title_short Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
title_full Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
title_fullStr Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
title_full_unstemmed Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
title_sort Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES
author Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
author_facet Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
Campos, Carolina [UNESP]
Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Carolina [UNESP]
Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
Campos, Carolina [UNESP]
Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]
description Introdução: Em estudos realizados na sala de espera do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), em 2000 e 2001, onde foram observados pacientes, familiares e acompanhantes. Foi possível identificar por meio das características dos usuários e pelo tempo de permanência na sala, a necessidade de se planejar e organizar ações que os envolvam neste período que aguardam pelo atendimento. Objetivos: organizar a sala de espera por meio da disposição de materiais e atividades afim de oferecer oportunidades de informação e lazer. Métodos: participaram dos estudos, os usuários da sala de espera ( pacientes, familiares e acompanhantes) do CEES. O procedimento consta do planejamento com antecedência de um mês dos materiais e práticas a serem desenvolvidas a cada semana. Segundo indicações de estudos anteriores estariam previstas, além de materiais informativos de saúde e educação, por meio de revistas e vídeos, atividades de lazer, clássicos da literatura, histórias em quadrinhos e outras práticas que estimulam o raciocínio da clientela. Resultados: os dados preliminares deste primeiro semestre de atuação permitiram comprovar que os usuários mantém o interesse pelo material disposto quando este é renovado e diversificado. Após uma reformulação e reorganização da disposição de materiais na sala de espera verificou-se que, tanto os adultos como as crianças, manifestam interesses referentes a todos os gêneros de revistas, histórias em quadrinhos e literaturas infantis Dentre as informações coletadas surgiu uma preocupação em como atender as preferências dos idosos, que por sua vez demonstram limitações quanto a leitura, escrita e em realizar outras atividades. No planejamento das atividades mantém um desafio de estar alterando a programação, bem como as dificuldades de preservação do material assim como das estratégias adotadas. Mesmo assim essas ações tem sido frutíferas com relação a sala de espera.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:06Z
2017-01-18T18:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148234
6535356022897474
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148234
identifier_str_mv 6535356022897474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128185956564992