A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256814 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto. |
id |
UNSP_e2f5d60da97d4d6d543637f7e58652c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256814 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássicaThe musical cognition of the dancer: build of listening and response to musical stimuli over the years of training in classical danceDançaBailarinosAprendizagemMúsicaPercepção MusicalO presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto.The present work deals with the specificities of making music in the dance niche, and aims to collaborate to build a body of knowledge on the topic. The proposed discussion investigates whether dancers' musical perception occurs concomitantly with bodily learning during the pedagogical process, and is mainly based on studies in musical education and cognition available in academic repositories as references. Furthermore, its practical contribution is the observation of 19 young dancers during a study developed in partnership with the Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, suggesting a proposal for the progression of musical materials inserted throughout the academic period. The study used the grounded theory method, and included tools such as the evaluation of the school's teaching staff, made up of experts in different areas of dance, and the emerging analysis of data collected through observation of the process by the researcher in memos, which made it possible to reach qualitative results and evidence in relation to the proposed educational process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]2024-07-29T18:44:02Z2024-07-29T18:44:02Z2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25681433004013066P37042673627699251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-30T07:23:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256814Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:57:33.575719Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica The musical cognition of the dancer: build of listening and response to musical stimuli over the years of training in classical dance |
title |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
spellingShingle |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP] Dança Bailarinos Aprendizagem Música Percepção Musical |
title_short |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
title_full |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
title_fullStr |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
title_full_unstemmed |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
title_sort |
A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica |
author |
Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP] |
author_facet |
Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortz, Graziela [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Bailarinos Aprendizagem Música Percepção Musical |
topic |
Dança Bailarinos Aprendizagem Música Percepção Musical |
description |
O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29T18:44:02Z 2024-07-29T18:44:02Z 2024-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024. https://hdl.handle.net/11449/256814 33004013066P3 7042673627699251 |
identifier_str_mv |
GOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024. 33004013066P3 7042673627699251 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128586776838144 |