A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256814
Resumo: O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto.
id UNSP_e2f5d60da97d4d6d543637f7e58652c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256814
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássicaThe musical cognition of the dancer: build of listening and response to musical stimuli over the years of training in classical danceDançaBailarinosAprendizagemMúsicaPercepção MusicalO presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto.The present work deals with the specificities of making music in the dance niche, and aims to collaborate to build a body of knowledge on the topic. The proposed discussion investigates whether dancers' musical perception occurs concomitantly with bodily learning during the pedagogical process, and is mainly based on studies in musical education and cognition available in academic repositories as references. Furthermore, its practical contribution is the observation of 19 young dancers during a study developed in partnership with the Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, suggesting a proposal for the progression of musical materials inserted throughout the academic period. The study used the grounded theory method, and included tools such as the evaluation of the school's teaching staff, made up of experts in different areas of dance, and the emerging analysis of data collected through observation of the process by the researcher in memos, which made it possible to reach qualitative results and evidence in relation to the proposed educational process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]2024-07-29T18:44:02Z2024-07-29T18:44:02Z2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25681433004013066P37042673627699251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-30T07:23:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256814Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:57:33.575719Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
The musical cognition of the dancer: build of listening and response to musical stimuli over the years of training in classical dance
title A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
spellingShingle A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]
Dança
Bailarinos
Aprendizagem
Música
Percepção Musical
title_short A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
title_full A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
title_fullStr A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
title_full_unstemmed A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
title_sort A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
author Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]
author_facet Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Bailarinos
Aprendizagem
Música
Percepção Musical
topic Dança
Bailarinos
Aprendizagem
Música
Percepção Musical
description O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29T18:44:02Z
2024-07-29T18:44:02Z
2024-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256814
33004013066P3
7042673627699251
identifier_str_mv GOUVEIA, Ana Carolina. A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica. 110 f. Instituto de Artes UNESP. São Paulo, 2024.
33004013066P3
7042673627699251
url https://hdl.handle.net/11449/256814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128586776838144