Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canello, Marilene [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94110
Resumo: Numa era em que a sociedade industrial e consumista permeia as diferentes formas de comunicação, é pelo uso da palavra, pelo olhar traduzido sobre o real e pela força do imaginário que o autor mantém o reduto de sua autonomia, permitindo-lhe, ao narrar, transmitir sua visão de mundo. Dessa maneira, interpretar as relações e representações de obras lançadas no mercado significa, também, pensar a produção literária como arte ou como produto, o que, de certa forma, significa repensar o papel assumido pelo autor enquanto produtor de arte numa sociedade cada vez mais competitiva. Diante da vasta produção de obras lançadas no mercado de consumo, nos últimos anos, e da variedade de temas abordados pela escritora chilena Isabel Allende, busca-se demonstrar algumas estratégias narrativas e alguns procedimentos estilísticos empregados pela autora na escrita de romances de preponderância popular. Para tanto, foram selecionadas as obras: Inés del alma mía (2006), romance histórico de cunho autobiográfico, e El Zorro-comienza la leyenda (2005), romance de aventura recriado sob encomenda. Procura-se evidenciar, principalmente, a construção discursiva das personagens, o foco narrativo e os elementos estruturais que garantem às obras um público leitor diversificado.
id UNSP_e32267495ddccb84d255d13f0f9d612e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94110
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyendaAllende, Isabel, 1942-IntertextualidadeLiteratura hispano-americanaIsabel AllendeEl Zorro - comienza la leyendaInés del alma míaLiteratura y mercaNovela históricaNovela de aventurNuma era em que a sociedade industrial e consumista permeia as diferentes formas de comunicação, é pelo uso da palavra, pelo olhar traduzido sobre o real e pela força do imaginário que o autor mantém o reduto de sua autonomia, permitindo-lhe, ao narrar, transmitir sua visão de mundo. Dessa maneira, interpretar as relações e representações de obras lançadas no mercado significa, também, pensar a produção literária como arte ou como produto, o que, de certa forma, significa repensar o papel assumido pelo autor enquanto produtor de arte numa sociedade cada vez mais competitiva. Diante da vasta produção de obras lançadas no mercado de consumo, nos últimos anos, e da variedade de temas abordados pela escritora chilena Isabel Allende, busca-se demonstrar algumas estratégias narrativas e alguns procedimentos estilísticos empregados pela autora na escrita de romances de preponderância popular. Para tanto, foram selecionadas as obras: Inés del alma mía (2006), romance histórico de cunho autobiográfico, e El Zorro-comienza la leyenda (2005), romance de aventura recriado sob encomenda. Procura-se evidenciar, principalmente, a construção discursiva das personagens, o foco narrativo e os elementos estruturais que garantem às obras um público leitor diversificado.En tiempos en que la sociedad industrial y consumista permea las diferentes formas de comunicación, es por el uso de la palabra, de la mirada traducida sobre lo real y por la fuerza del imaginario que el autor mantiene el reducto de su autonomía por el cual él, al narrar, transmite su visión de mundo. De esta manera, interpretar las relaciones y representaciones de obras lanzadas en el mercado significa, también, pensar la producción literaria como arte o como producto, lo que de cierta forma significa repensar el papel asumido por el autor mientras productor de arte, en una sociedad cada vez más competitiva. Ante la vasta producción de obras lanzadas en el mercado de consumo en los últimos años y de la variedad de temas abordados por la escritora chilena, Isabel Allende, se busca demostrar algunas estrategias narrativas y algunos procedimientos estilísticos empleados por la autora en la escrita de novelas de preponderancia popular. Por lo tanto, seleccionamos las obras: Inés del alma mía (2006), novela histórica de cuño autobiográfico y El Zorro - comienza la leyenda (2005), novela de aventura recreada por encargo. Se busca evidenciar, principalmente, la construcción discursiva de los personajes, el foco narrativo y los elementos estructurales que garantizan a las obras un público lector diversificado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milton, Heloísa Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Canello, Marilene [UNESP]2014-06-11T19:26:53Z2014-06-11T19:26:53Z2008-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f. : il.application/pdfCANELLO, Marilene. Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda. 2008. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.http://hdl.handle.net/11449/94110000582151canello_m_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:59:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:22.036820Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
title Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
spellingShingle Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
Canello, Marilene [UNESP]
Allende, Isabel, 1942-
Intertextualidade
Literatura hispano-americana
Isabel Allende
El Zorro - comienza la leyenda
Inés del alma mía
Literatura y merca
Novela histórica
Novela de aventur
title_short Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
title_full Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
title_fullStr Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
title_full_unstemmed Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
title_sort Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda
author Canello, Marilene [UNESP]
author_facet Canello, Marilene [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milton, Heloísa Costa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Canello, Marilene [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Allende, Isabel, 1942-
Intertextualidade
Literatura hispano-americana
Isabel Allende
El Zorro - comienza la leyenda
Inés del alma mía
Literatura y merca
Novela histórica
Novela de aventur
topic Allende, Isabel, 1942-
Intertextualidade
Literatura hispano-americana
Isabel Allende
El Zorro - comienza la leyenda
Inés del alma mía
Literatura y merca
Novela histórica
Novela de aventur
description Numa era em que a sociedade industrial e consumista permeia as diferentes formas de comunicação, é pelo uso da palavra, pelo olhar traduzido sobre o real e pela força do imaginário que o autor mantém o reduto de sua autonomia, permitindo-lhe, ao narrar, transmitir sua visão de mundo. Dessa maneira, interpretar as relações e representações de obras lançadas no mercado significa, também, pensar a produção literária como arte ou como produto, o que, de certa forma, significa repensar o papel assumido pelo autor enquanto produtor de arte numa sociedade cada vez mais competitiva. Diante da vasta produção de obras lançadas no mercado de consumo, nos últimos anos, e da variedade de temas abordados pela escritora chilena Isabel Allende, busca-se demonstrar algumas estratégias narrativas e alguns procedimentos estilísticos empregados pela autora na escrita de romances de preponderância popular. Para tanto, foram selecionadas as obras: Inés del alma mía (2006), romance histórico de cunho autobiográfico, e El Zorro-comienza la leyenda (2005), romance de aventura recriado sob encomenda. Procura-se evidenciar, principalmente, a construção discursiva das personagens, o foco narrativo e os elementos estruturais que garantem às obras um público leitor diversificado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
2014-06-11T19:26:53Z
2014-06-11T19:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANELLO, Marilene. Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda. 2008. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/94110
000582151
canello_m_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv CANELLO, Marilene. Isabel Allende entre a arte e o mercado: Inés del alma mía e El Zorro -comienza la leyenda. 2008. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.
000582151
canello_m_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/94110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128235776507904