Vínculo entre docentes e idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Roana de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215596
Resumo: As Universidades Aberta à Terceira Idade (UNATI) proporcionam a construção de um tecido vincular que une idosos, docentes e a instituição que acolhe o programa. Desse modo, esses vínculos causam indagações que instigam a realização de uma pesquisa acadêmica qualitativa em prol de entender como são esses enlaces da UNATI. Assim, o objetivo da dissertação é identificar as especificidades do vínculo estabelecido pelos docentes com seus alunos idosos na UNATI da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Assis. Para tanto, busca-se pela perspectiva dos professores/oficineiros: explorar os sentidos e significados atribuídos ao vínculo com os idosos da UNATI; identificar as dificuldades enfrentadas no vínculo com os mais velhos; investigar como é o vínculo entre os docentes e a instituição. Para alcançar esse objetivo foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma digital Google Meet, que posteriormente foram transcritas. As entrevistas foram atravessadas pela pandemia da SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), que modificou o modo de funcionamento da UNATI. Devido a essa intempérie, a dissertação foca nas vivências anteriores a pandemia, de quando havia encontros semanais entre docentes e alunos. Foi utilizada a “Análise de Conteúdo” de Bardin composta em três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. O material foi analisado à luz das teorias da psicanálise vincular, com a contribuição de autores como Kaës, Puget, Berenstein e das discussões sobre iniciativas voltadas para a velhice que deram origem à UNATI no mundo e no Brasil. Assim, elencou-se seis categorias a partir das entrevistas: a) como é o vínculo dos professores/oficineiros com a instituição, o convívio com os membros da administração e a coordenação; b) as especificidades do vínculo formado entre docentes e alunos no cotidiano das aulas/oficinas; c) Influência de vínculos anteriores com a terceira idade; d) os conflitos provenientes do encontro entre sujeitos singulares; e) o grupo como espaço de elaboração; f) os processos de identificação. Conclui-se que o docente constrói um tecido vincular com seus alunos para além da proposta inicial de ensino e aprendizagem. É um enlace afetivo de compartilhamento, onde os professores/oficineiros também aprendem, formando um espaço de co-aprendizagem e co-pensar.
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Para tanto, busca-se pela perspectiva dos professores/oficineiros: explorar os sentidos e significados atribuídos ao vínculo com os idosos da UNATI; identificar as dificuldades enfrentadas no vínculo com os mais velhos; investigar como é o vínculo entre os docentes e a instituição. Para alcançar esse objetivo foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma digital Google Meet, que posteriormente foram transcritas. As entrevistas foram atravessadas pela pandemia da SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), que modificou o modo de funcionamento da UNATI. Devido a essa intempérie, a dissertação foca nas vivências anteriores a pandemia, de quando havia encontros semanais entre docentes e alunos. Foi utilizada a “Análise de Conteúdo” de Bardin composta em três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. O material foi analisado à luz das teorias da psicanálise vincular, com a contribuição de autores como Kaës, Puget, Berenstein e das discussões sobre iniciativas voltadas para a velhice que deram origem à UNATI no mundo e no Brasil. Assim, elencou-se seis categorias a partir das entrevistas: a) como é o vínculo dos professores/oficineiros com a instituição, o convívio com os membros da administração e a coordenação; b) as especificidades do vínculo formado entre docentes e alunos no cotidiano das aulas/oficinas; c) Influência de vínculos anteriores com a terceira idade; d) os conflitos provenientes do encontro entre sujeitos singulares; e) o grupo como espaço de elaboração; f) os processos de identificação. Conclui-se que o docente constrói um tecido vincular com seus alunos para além da proposta inicial de ensino e aprendizagem. É um enlace afetivo de compartilhamento, onde os professores/oficineiros também aprendem, formando um espaço de co-aprendizagem e co-pensar.The Open Universities for the Third Age (UNATI) provides the construction of a bonding fabric that unites the elderly, teachers and the institution that hosts the program. In this way, these links cause questions that instigate qualitative academic research in order to understand how these UNATI links are. Thus, the objective of this essay is to identify the specificities of the links established by professors with their elderly students at UNATI from Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus of Assis. To this end, through the perspective of teachers/workers was sought: to explore the senses and meanings attributed to the link with the elderly at UNATI; to identify the difficulties faced in bonding with the elderly; to investigate the link between teachers and the institution. To achieve this goal, five semi-structured interviews were conducted using the digital platform Google Meet, which were transcribed. The interviews were crossed by the SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) pandemic, which changed the way UNATI works. Due to this, the dissertation focuses on experiences before pandemic, when there were weekly meetings between teachers and students. Bardin's “Content Analysis” was used, which consists of three steps: pre-analysis; exploration of the material; treatment of results, inference and interpretation. The material was analyzed in accordance with the theories of Linking Psychoanalysis, with the contribution of authors such as Kaës, Puget, Berenstein and with discussions on initiatives directed to old age that gave rise to UNATI in Brazil and in the world. Therefore, six categories were listed from the interviews: a) how is the link between teachers/workers and the institution, and the interaction between members of the administration and coordination; b) the specificities of the link formed between teachers and students in the daily life of classes/workshops; c) the influence of previous links with the elderly; d) the conflicts arising from the encounter between singular individual; e) the group as a space for elaboration; f) the identification processes. It is concluded that the teacher builds a fabric to link with their students beyond the initial teaching and learning proposal. It is an affective bond of sharing, where teachers/workers also learn, forming a space for co-learning and co-thinkingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correia, Mariele RodriguesPino, María Antonieta Pezo delUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Roana de Jesus2021-12-22T10:06:27Z2021-12-22T10:06:27Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21559633004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:45:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:08.719348Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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