Permanências africanas no congado brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/158262 |
Resumo: | Busca-se identificar, descrever e compreender as permanências africanas dentro do Congado e de que forma elas influenciam a identidade dos grupos e o sentimento de pertença de seus participantes. A pesquisa se realizou por meio da Afroperspectiva enquanto método com referências na etnografia e em estudos situados no contexto geopolítico do Mundo Africano: Continente- Diáspora, e América Latina, dentre outros em diálogo. Assim, os dados coletados, nas conversas aprofundadas e no convívio com os grupos e demais participantes da pesquisa, foram registrados, transcritos, organizados e interpretados à luz da análise de conteúdo por meio de uma descrição densa. O capítulo I - Áfricas, apresenta a desmistificação da África enquanto ponto de partida para conhecer e estudar as culturas negras, cuja raiz de sua expressão é africana. O texto desconstrói o imaginário negativo sobre África e sua conceituação de diáspora para trazer a África e suas múltiplas dimensões enquanto territórios civilizatórios espalhados pelo mundo. Assim, localiza-se o Congado como uma herança afrodiaspórica no Brasil. No capítulo II, apresenta-se as concepções da Afroperspectiva enquanto método que sustenta tanto as categorias teóricas e práticas dessa pesquisa quanto as ações da pesquisadora em interlocução e em incursão no campo Brasil-África; é pela lente da Afroperspectiva que apresentamos os caminhos de compreensão do Congado. Por fim, os capítulos III - Congado o que é isto? e IV- Congado, território africano trazem, respectivamente, uma imersão na cultura e na presença africana, em especial bantu, para compreender o universo do Congado com suas raízes e práticas no Brasil; esses capítulos, apresentam a interpretação dos dados da pesquisa oriundos do campo com os/as congadeiros/as no Brasil e com os africanos de Angola, ao final tem-se as conclusões dessa investigação. |
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Permanências africanas no congado brasileiroAfrican permanencies in the brazilian congadoPermanências africanasCongadoIdentidadesCulturaÁfricaAfroperspectivaAfricaAfrican permanenceCongadoIdentitiesCultureAfropperspectiveBusca-se identificar, descrever e compreender as permanências africanas dentro do Congado e de que forma elas influenciam a identidade dos grupos e o sentimento de pertença de seus participantes. A pesquisa se realizou por meio da Afroperspectiva enquanto método com referências na etnografia e em estudos situados no contexto geopolítico do Mundo Africano: Continente- Diáspora, e América Latina, dentre outros em diálogo. Assim, os dados coletados, nas conversas aprofundadas e no convívio com os grupos e demais participantes da pesquisa, foram registrados, transcritos, organizados e interpretados à luz da análise de conteúdo por meio de uma descrição densa. O capítulo I - Áfricas, apresenta a desmistificação da África enquanto ponto de partida para conhecer e estudar as culturas negras, cuja raiz de sua expressão é africana. O texto desconstrói o imaginário negativo sobre África e sua conceituação de diáspora para trazer a África e suas múltiplas dimensões enquanto territórios civilizatórios espalhados pelo mundo. Assim, localiza-se o Congado como uma herança afrodiaspórica no Brasil. No capítulo II, apresenta-se as concepções da Afroperspectiva enquanto método que sustenta tanto as categorias teóricas e práticas dessa pesquisa quanto as ações da pesquisadora em interlocução e em incursão no campo Brasil-África; é pela lente da Afroperspectiva que apresentamos os caminhos de compreensão do Congado. Por fim, os capítulos III - Congado o que é isto? e IV- Congado, território africano trazem, respectivamente, uma imersão na cultura e na presença africana, em especial bantu, para compreender o universo do Congado com suas raízes e práticas no Brasil; esses capítulos, apresentam a interpretação dos dados da pesquisa oriundos do campo com os/as congadeiros/as no Brasil e com os africanos de Angola, ao final tem-se as conclusões dessa investigação.This thesis is dedicated to unveiling Africa and its cultural elements present in the practices, celebrations and imaginary of its descendants. It seeks to identify, describe and understand the African permanences within the Congado and in what way they influence the identity of the groups and the sense of belonging of its participants. The research was carried out through Afropperspective as a method with references in ethnography and in studies situated in the geopolitical context of the African World: Continent-Diaspora, and Latin America, among others in dialogue. Thus, the collected data, in the deep conversations and in the conviviality with the groups and other participants of the research, were recorded, transcribed, organized and interpreted in light of the analysis of content by means of a dense description. Chapter I - Africa, presents the demystification of Africa as a starting point for learning about and studying black cultures, whose roots are African. The text deconstructs the negative imaginary about Africa and its conception of diaspora to bring Africa and its multiple dimensions as civilizing territories scattered around the world. Thus, the Congado is located like an afrodiasporic inheritance in Brazil. In Chapter II, the concepts of Afropperspective are presented as a method that supports both the theoretical and practical categories of this research and the actions of the researcher in interlocution and incursion in the Brazil-Africa field; it is through the lens of Afropperspective that we present the paths of understanding of the Congado. Finally, chapters III - Congado what is this? and IV- Congado, African territory, respectively, immersion in African culture and presence, especially Bantu, to understand the Congado universe with its roots and practices in Brazil; these chapters present the interpretation of the research data coming from the field with the congadeiros in Brazil and with the Angolan Africans, at the end the conclusions of this investigation are obtained.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Dagoberto José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)SOUZA, Tatiane Pereira de [UNESP]2018-11-12T23:27:08Z2018-11-12T23:27:08Z2018-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15826200090997033004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:35:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:22:38.298005Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Busca-se identificar, descrever e compreender as permanências africanas dentro do Congado e de que forma elas influenciam a identidade dos grupos e o sentimento de pertença de seus participantes. A pesquisa se realizou por meio da Afroperspectiva enquanto método com referências na etnografia e em estudos situados no contexto geopolítico do Mundo Africano: Continente- Diáspora, e América Latina, dentre outros em diálogo. Assim, os dados coletados, nas conversas aprofundadas e no convívio com os grupos e demais participantes da pesquisa, foram registrados, transcritos, organizados e interpretados à luz da análise de conteúdo por meio de uma descrição densa. O capítulo I - Áfricas, apresenta a desmistificação da África enquanto ponto de partida para conhecer e estudar as culturas negras, cuja raiz de sua expressão é africana. O texto desconstrói o imaginário negativo sobre África e sua conceituação de diáspora para trazer a África e suas múltiplas dimensões enquanto territórios civilizatórios espalhados pelo mundo. Assim, localiza-se o Congado como uma herança afrodiaspórica no Brasil. No capítulo II, apresenta-se as concepções da Afroperspectiva enquanto método que sustenta tanto as categorias teóricas e práticas dessa pesquisa quanto as ações da pesquisadora em interlocução e em incursão no campo Brasil-África; é pela lente da Afroperspectiva que apresentamos os caminhos de compreensão do Congado. Por fim, os capítulos III - Congado o que é isto? e IV- Congado, território africano trazem, respectivamente, uma imersão na cultura e na presença africana, em especial bantu, para compreender o universo do Congado com suas raízes e práticas no Brasil; esses capítulos, apresentam a interpretação dos dados da pesquisa oriundos do campo com os/as congadeiros/as no Brasil e com os africanos de Angola, ao final tem-se as conclusões dessa investigação. |
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