Para fazer chorar as pedras: o gênero musical guarânia no Brasil, décadas de 1940/50
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104024 |
Resumo: | A introdução, apropriação, ressignificação e hibridação da guarânia paraguaia no Brasil na primeira metade do século XX, possibilitaram a emergência dos gêneros musicais denominados rasqueado e moda campera, em um processo que envolveu lutas entre as representações da identidade nacional e as representações da cultura de fronteira com o Paraguai. A partir da análise de gravações de discos 78 rpm, é possível constatar a transformação e adaptação de estruturas musicais feitas por compositores e intérpretes brasileiros nas décadas de 1940/50, revelando práticas que, mesmo conectadas com a cultura fronteiriça, não se desvinculavam de um sentimento nacionalista. Além das questões de ordem musicológica, as circunstâncias que possibilitaram a penetração da guarânia no Brasil devem ser consideradas a partir das particularidades históricas, sociais, econômicas e culturais que demonstram o quanto os gêneros musicais na música popular carregam em sua significação a heterogeneidade dos vínculos identitários e as disputas de territórios simbólicos |
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Para fazer chorar as pedras: o gênero musical guarânia no Brasil, décadas de 1940/50GuarâniaMúsica sertanejaMusica popularIdentidadeParaguaiBrasilPopular musicA introdução, apropriação, ressignificação e hibridação da guarânia paraguaia no Brasil na primeira metade do século XX, possibilitaram a emergência dos gêneros musicais denominados rasqueado e moda campera, em um processo que envolveu lutas entre as representações da identidade nacional e as representações da cultura de fronteira com o Paraguai. A partir da análise de gravações de discos 78 rpm, é possível constatar a transformação e adaptação de estruturas musicais feitas por compositores e intérpretes brasileiros nas décadas de 1940/50, revelando práticas que, mesmo conectadas com a cultura fronteiriça, não se desvinculavam de um sentimento nacionalista. Além das questões de ordem musicológica, as circunstâncias que possibilitaram a penetração da guarânia no Brasil devem ser consideradas a partir das particularidades históricas, sociais, econômicas e culturais que demonstram o quanto os gêneros musicais na música popular carregam em sua significação a heterogeneidade dos vínculos identitários e as disputas de territórios simbólicosThe introduction, appropriation, resignification and hybridization of the Paraguayan Guarania in Brazil during the first half of the 20th century, have allowed the emerge of the musical genres known as rasqueado and moda campera, during a process that involved struggles between the national identity representations and the representations of the border culture with Paraguay. From the analysis of 78 rpm disc recordings, it is possible to visualize the transformation and the adaptation of musical structures made by Brazilian composers and performers in the 1940s/50s, revealing practices that even connected with the border culture did not disentail from a nationalist sentiment. Beyond the musicological issues, the circumstances that have allowed the Guarania penetration in Brazil should be considered from the historical particularities, social, economic and cultural achievements that demonstrate how much the musical genres in popular music carry in its meaning the heterogeneity of the identitaries ties and the symbolic territory disputesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Higa, Evandro Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:32:56Z2014-06-11T19:32:56Z2013-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v (447 f.) : il.application/pdfHIGA, Evandro Rodrigues. Para fazer chorar as pedras: o gênero musical guarânia no Brasil, décadas de 1940/50. 2013. 2 v (447 f.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/104024000718388higa_er_dr_ia.pdf33004013066P36763637234642528Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T06:11:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:05:05.197726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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