O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Antonio Eduardo Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252107
Resumo: A pandemia Covid-19 foi um momento na vida de todas as pessoas do mundo em que suas realidades sofreram mudanças drásticas, seja socialmente, economicamente, politicamente ou até mesmo internamente, em seu “ser”. Foram praticamente dois anos de isolamento social que mudaram o modo como muitas atividades eram realizadas, uma delas, o ensino, que se tornou remoto durante esse período e assim virou um grande desafio para professores e alunos na adequação de suas metodologias e aprendizagem tentando visar um resultado no mínimo parecido de como era presencialmente. Contudo, durante a pandemia muito do que devia ser implementado nas aulas foi deixado para trás ou inserido de um modo pouco complexo durante o ensino remoto, sendo um ótimo exemplo para isso as aulas de educação física e o autoconhecimento envolvido em suas práticas, ponto essencial dentro do período do Ensino Médio, o qual os jovens estão passando por um período na vida onde acontecem algumas das mais importantes transformações, afetando diretamente o conhecimento que eles têm de si mesmos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre o autoconhecimento nas aulas de EF no ensino médio em tempos de isolamento social. Para tanto, foi buscado princípios da pesquisa qualitativa para operacionalizar a composição de uma investigação bibliográfica sobre o assunto. Na dimensão dos procedimentos metodológicos, foi operacionalizado um processo de rastreamento de artigos científicos, livros, teses, dissertações e outros materiais de origem acadêmica nas plataformas científicas Scorpus, Scielo e Google Scholar. Para a composição do corpus de análise, foi considerado apenas os materiais escritos originalmente, ou traduzidos para a língua portuguesa, com um período de rastreio de 5 anos para documentos sobre a pandemia covid-19, e um período de 10 anos para documentos sobre autoconhecimento. Para tanto, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves para orientação deste processo investigativo: "Autoconhecimento"; “Pandemia”; “Adolescência”; “Ensino Médio”; “Isolamento Social”; “Ensino Remoto”; “BNCC”;
id UNSP_e37d1831735722cdfbb8a645554772f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252107
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento socialSelf-awareness in physical education classes during times of social isolationAutoconhecimentoEducação FísicaEnsino médioIsolamento socialSelf-awarenessPhysical EducationHigh schoolSocial isolationA pandemia Covid-19 foi um momento na vida de todas as pessoas do mundo em que suas realidades sofreram mudanças drásticas, seja socialmente, economicamente, politicamente ou até mesmo internamente, em seu “ser”. Foram praticamente dois anos de isolamento social que mudaram o modo como muitas atividades eram realizadas, uma delas, o ensino, que se tornou remoto durante esse período e assim virou um grande desafio para professores e alunos na adequação de suas metodologias e aprendizagem tentando visar um resultado no mínimo parecido de como era presencialmente. Contudo, durante a pandemia muito do que devia ser implementado nas aulas foi deixado para trás ou inserido de um modo pouco complexo durante o ensino remoto, sendo um ótimo exemplo para isso as aulas de educação física e o autoconhecimento envolvido em suas práticas, ponto essencial dentro do período do Ensino Médio, o qual os jovens estão passando por um período na vida onde acontecem algumas das mais importantes transformações, afetando diretamente o conhecimento que eles têm de si mesmos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre o autoconhecimento nas aulas de EF no ensino médio em tempos de isolamento social. Para tanto, foi buscado princípios da pesquisa qualitativa para operacionalizar a composição de uma investigação bibliográfica sobre o assunto. Na dimensão dos procedimentos metodológicos, foi operacionalizado um processo de rastreamento de artigos científicos, livros, teses, dissertações e outros materiais de origem acadêmica nas plataformas científicas Scorpus, Scielo e Google Scholar. Para a composição do corpus de análise, foi considerado apenas os materiais escritos originalmente, ou traduzidos para a língua portuguesa, com um período de rastreio de 5 anos para documentos sobre a pandemia covid-19, e um período de 10 anos para documentos sobre autoconhecimento. Para tanto, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves para orientação deste processo investigativo: "Autoconhecimento"; “Pandemia”; “Adolescência”; “Ensino Médio”; “Isolamento Social”; “Ensino Remoto”; “BNCC”;The Covid-19 pandemic was a moment in the lives of people worldwide when their realities underwent drastic changes, whether socially, economically, politically, or even internally, in their "being." Nearly two years of social isolation altered the way many activities were carried out, including education, which shifted to remote learning during this period, posing a significant challenge for both teachers and students in adapting their methodologies and learning processes in order to achieve a result that resembled in-person instruction. However, during the pandemic, much of what should have been implemented in classes was left behind or incorporated in a simplified manner during remote teaching. A prime example of this is physical education classes and the self-awareness involved in their practices, which are essential during the high school years when young individuals undergo some of the most significant transformations, directly impacting their self-knowledge. Therefore, the aim of this study was to reflect on self-awareness in physical education classes in high school during times of social isolation. To achieve this, principles of qualitative research were employed to conduct a bibliographic investigation on the subject. In terms of methodological procedures, a process of tracing scientific articles, books, theses, dissertations, and other academic materials was implemented using the scientific platforms Scorpus, Scielo, and Google Scholar. The composition of the analysis corpus considered only materials originally written in Portuguese or translated into Portuguese, with a search period of 5 years for documents on the Covid-19 pandemic and 10 years for documents on self-awareness. The following keywords guided this investigative process: "Self-awareness," "Pandemic," "Adolescence," "High School," "Social Isolation," "Remote Learning," and "BNCC" (National Curriculum Guidelines in Brazil).Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Moreira, Antonio Eduardo Garcia2023-12-18T20:10:38Z2023-12-18T20:10:38Z2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T11:09:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T11:09:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
Self-awareness in physical education classes during times of social isolation
title O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
spellingShingle O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
Moreira, Antonio Eduardo Garcia
Autoconhecimento
Educação Física
Ensino médio
Isolamento social
Self-awareness
Physical Education
High school
Social isolation
title_short O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
title_full O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
title_fullStr O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
title_full_unstemmed O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
title_sort O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social
author Moreira, Antonio Eduardo Garcia
author_facet Moreira, Antonio Eduardo Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Flávio Soares [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Antonio Eduardo Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconhecimento
Educação Física
Ensino médio
Isolamento social
Self-awareness
Physical Education
High school
Social isolation
topic Autoconhecimento
Educação Física
Ensino médio
Isolamento social
Self-awareness
Physical Education
High school
Social isolation
description A pandemia Covid-19 foi um momento na vida de todas as pessoas do mundo em que suas realidades sofreram mudanças drásticas, seja socialmente, economicamente, politicamente ou até mesmo internamente, em seu “ser”. Foram praticamente dois anos de isolamento social que mudaram o modo como muitas atividades eram realizadas, uma delas, o ensino, que se tornou remoto durante esse período e assim virou um grande desafio para professores e alunos na adequação de suas metodologias e aprendizagem tentando visar um resultado no mínimo parecido de como era presencialmente. Contudo, durante a pandemia muito do que devia ser implementado nas aulas foi deixado para trás ou inserido de um modo pouco complexo durante o ensino remoto, sendo um ótimo exemplo para isso as aulas de educação física e o autoconhecimento envolvido em suas práticas, ponto essencial dentro do período do Ensino Médio, o qual os jovens estão passando por um período na vida onde acontecem algumas das mais importantes transformações, afetando diretamente o conhecimento que eles têm de si mesmos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre o autoconhecimento nas aulas de EF no ensino médio em tempos de isolamento social. Para tanto, foi buscado princípios da pesquisa qualitativa para operacionalizar a composição de uma investigação bibliográfica sobre o assunto. Na dimensão dos procedimentos metodológicos, foi operacionalizado um processo de rastreamento de artigos científicos, livros, teses, dissertações e outros materiais de origem acadêmica nas plataformas científicas Scorpus, Scielo e Google Scholar. Para a composição do corpus de análise, foi considerado apenas os materiais escritos originalmente, ou traduzidos para a língua portuguesa, com um período de rastreio de 5 anos para documentos sobre a pandemia covid-19, e um período de 10 anos para documentos sobre autoconhecimento. Para tanto, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves para orientação deste processo investigativo: "Autoconhecimento"; “Pandemia”; “Adolescência”; “Ensino Médio”; “Isolamento Social”; “Ensino Remoto”; “BNCC”;
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T20:10:38Z
2023-12-18T20:10:38Z
2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252107
url https://hdl.handle.net/11449/252107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650318627504128