A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Cezira [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102152
Resumo: Este trabalho mostra um caminho para a mudança, na prática pedagógica, pela inserção da Lógica no currículo, como tema transdisciplinar, articulador do raciocínio e construtor da argumentação. A proposta é inverter o papel do modo de pensar: de coadjuvante para protagonista. Quando as idéias forem veículos para os alunos compreenderem que podem pensar bem e reinventar idéias, os conteúdos serão menos esquecidos. Ensinando modos de pensar, otimizamos a capacidade de análise de quaisquer textos, tenham informações matemáticas ou não. Pela linguagem, construímos consensos que nos possibilitam viver em sociedade: quanto mais construímos sentidos para nossa vida, mais nos tornamos sujeitos históricos partícipes da realidade, assumindo posição na reconstrução dos discursos, passando da simples repetição das falas dos outros à nossa condição de autores, críticos e criativos. Que esta proposta possa ser um embrião para a Lógica passar a ser meio e método de transformação do conhecimento real pela análise crítica, contribuindo para um futuro melhor, ajudando os educadores a desenvolver em seus alunos as capacidades discursiva e argumentativa, o raciocínio e o senso crítico.
id UNSP_e380fce75917b9153dd551d29b5dd4b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102152
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A lógica no desenvolvimento da competência argumentativaLogica simbolica e matematicaLógicaInteligenciaArgumentaçãoPensarDiscursoRaciocínioLogicArgumentationUnderstandingInteligenceSpeechThoughtEste trabalho mostra um caminho para a mudança, na prática pedagógica, pela inserção da Lógica no currículo, como tema transdisciplinar, articulador do raciocínio e construtor da argumentação. A proposta é inverter o papel do modo de pensar: de coadjuvante para protagonista. Quando as idéias forem veículos para os alunos compreenderem que podem pensar bem e reinventar idéias, os conteúdos serão menos esquecidos. Ensinando modos de pensar, otimizamos a capacidade de análise de quaisquer textos, tenham informações matemáticas ou não. Pela linguagem, construímos consensos que nos possibilitam viver em sociedade: quanto mais construímos sentidos para nossa vida, mais nos tornamos sujeitos históricos partícipes da realidade, assumindo posição na reconstrução dos discursos, passando da simples repetição das falas dos outros à nossa condição de autores, críticos e criativos. Que esta proposta possa ser um embrião para a Lógica passar a ser meio e método de transformação do conhecimento real pela análise crítica, contribuindo para um futuro melhor, ajudando os educadores a desenvolver em seus alunos as capacidades discursiva e argumentativa, o raciocínio e o senso crítico.This work shows a way to improve teachers posture by inserting Logic as a subject at regular schools programs. We understand 'Logic as a thought articulator e and argumentation builder. The idea is to create a main role for the ways of how to think. When the ideas are tools for the students to understand they can think about and re-invent ideas, the contents taught will not be so quite forgotten. By teaching how to think, we optimize the analysis capacity of any texts, whether they involve mathematical issues or not. We build consenses that will make our life in society possible: the more we build sense to our life, the more aware we become of our role of citizens who should take part in the society's decisions, not by repeating other people's speeches, but creating our own, becoming authors, critics and creative. May this project be a seed so Logic can become a tool to change real knowledge by critical analysis, contributing to a better future, helping teachers to develop the speech and argumentation capacity of the students, improving their critical sense.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Irineu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bianchi, Cezira [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2007-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 206 f. : il.application/pdfBIANCHI, Cezira. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. xiii, 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102152000494757bianchi_c_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:12:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:12:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
title A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
spellingShingle A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
Bianchi, Cezira [UNESP]
Logica simbolica e matematica
Lógica
Inteligencia
Argumentação
Pensar
Discurso
Raciocínio
Logic
Argumentation
Understanding
Inteligence
Speech
Thought
title_short A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
title_full A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
title_fullStr A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
title_full_unstemmed A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
title_sort A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa
author Bianchi, Cezira [UNESP]
author_facet Bianchi, Cezira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Irineu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Cezira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Logica simbolica e matematica
Lógica
Inteligencia
Argumentação
Pensar
Discurso
Raciocínio
Logic
Argumentation
Understanding
Inteligence
Speech
Thought
topic Logica simbolica e matematica
Lógica
Inteligencia
Argumentação
Pensar
Discurso
Raciocínio
Logic
Argumentation
Understanding
Inteligence
Speech
Thought
description Este trabalho mostra um caminho para a mudança, na prática pedagógica, pela inserção da Lógica no currículo, como tema transdisciplinar, articulador do raciocínio e construtor da argumentação. A proposta é inverter o papel do modo de pensar: de coadjuvante para protagonista. Quando as idéias forem veículos para os alunos compreenderem que podem pensar bem e reinventar idéias, os conteúdos serão menos esquecidos. Ensinando modos de pensar, otimizamos a capacidade de análise de quaisquer textos, tenham informações matemáticas ou não. Pela linguagem, construímos consensos que nos possibilitam viver em sociedade: quanto mais construímos sentidos para nossa vida, mais nos tornamos sujeitos históricos partícipes da realidade, assumindo posição na reconstrução dos discursos, passando da simples repetição das falas dos outros à nossa condição de autores, críticos e criativos. Que esta proposta possa ser um embrião para a Lógica passar a ser meio e método de transformação do conhecimento real pela análise crítica, contribuindo para um futuro melhor, ajudando os educadores a desenvolver em seus alunos as capacidades discursiva e argumentativa, o raciocínio e o senso crítico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-24
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCHI, Cezira. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. xiii, 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102152
000494757
bianchi_c_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BIANCHI, Cezira. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. xiii, 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000494757
bianchi_c_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 206 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649493477883904