Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grigolon, Laís Manesco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234836
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender se há uma perspectiva de rompimento com o modelo hegemônico e quais as contribuições da Geografia no contexto escolar da Escola Municipal Agrícola ao desenvolver seu Projeto Político Pedagógico. Para tanto, fizemos uma interpretação dos trabalhos nos quais os alunos registram reflexões e informações sobre a produção agrícola e as práticas desenvolvidas na escola. A metodologia da pesquisa foi a análise documental, com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), buscando nos textos a presença e a frequência de categorias de análise definidas a priori. Por meio das categorias de análise que indicam: diminuição do uso de agroquímicos, produção de alimentos saudáveis, diversidade de produtos, trabalho voltado aos pequenos produtores e/ou produtores familiares, conhecimentos tradicionais e preocupação ambiental, verifica-se que a proposta de agricultura da escola diverge do modelo hegemônico, sob o qual o produtor se torna cada vez mais dependente da indústria bioquímica, da mecanização. Além disso, são ressaltadas unidades de registro sobre o mercado de alimentos no Brasil e no mundo, reflexões sobre modelos de produção agrícola e relações entre agricultura e o ambiente no qual elas ocorrem, compreendendo a utilização do conhecimento geográfico para justificar a importância de romper com o modelo de agricultura hegemônica, bem como produzir com maior facilidade a partir do entendimento das características do ambiente. O terceiro e último núcleo de sentido indica a relação entre a escola e a comunidade da região, por meio de unidades de registro que indicam a intenção e a contribuição da escola para com os produtores da região, que demonstram uma preocupação em fortalecer a agricultura contra hegemônica para além da escola. A pesquisa possibilitou sistematizar e comprovar as possibilidades de desenvolver uma agricultura que resiste em frente à modernização do campo brasileiro dentro da escola e de que ela seja orientada a partir da discussão teórica permitida não apenas pela Geografia no currículo escolar, mas pela integração fundamental da Geografia às demais disciplinas e na articulação com os saberes do campo.
id UNSP_e3d8d8eca0512fadfc7012b7c5a6e1a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234836
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)Agricultural practices against hegemonic: analysis of work done at the Municipal Agricultural School Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)AgriculturaEducação geográficaContra hegemoniaAgricultureGeographical educationAgainst hegemonyEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender se há uma perspectiva de rompimento com o modelo hegemônico e quais as contribuições da Geografia no contexto escolar da Escola Municipal Agrícola ao desenvolver seu Projeto Político Pedagógico. Para tanto, fizemos uma interpretação dos trabalhos nos quais os alunos registram reflexões e informações sobre a produção agrícola e as práticas desenvolvidas na escola. A metodologia da pesquisa foi a análise documental, com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), buscando nos textos a presença e a frequência de categorias de análise definidas a priori. Por meio das categorias de análise que indicam: diminuição do uso de agroquímicos, produção de alimentos saudáveis, diversidade de produtos, trabalho voltado aos pequenos produtores e/ou produtores familiares, conhecimentos tradicionais e preocupação ambiental, verifica-se que a proposta de agricultura da escola diverge do modelo hegemônico, sob o qual o produtor se torna cada vez mais dependente da indústria bioquímica, da mecanização. Além disso, são ressaltadas unidades de registro sobre o mercado de alimentos no Brasil e no mundo, reflexões sobre modelos de produção agrícola e relações entre agricultura e o ambiente no qual elas ocorrem, compreendendo a utilização do conhecimento geográfico para justificar a importância de romper com o modelo de agricultura hegemônica, bem como produzir com maior facilidade a partir do entendimento das características do ambiente. O terceiro e último núcleo de sentido indica a relação entre a escola e a comunidade da região, por meio de unidades de registro que indicam a intenção e a contribuição da escola para com os produtores da região, que demonstram uma preocupação em fortalecer a agricultura contra hegemônica para além da escola. A pesquisa possibilitou sistematizar e comprovar as possibilidades de desenvolver uma agricultura que resiste em frente à modernização do campo brasileiro dentro da escola e de que ela seja orientada a partir da discussão teórica permitida não apenas pela Geografia no currículo escolar, mas pela integração fundamental da Geografia às demais disciplinas e na articulação com os saberes do campo.This final paper was developed in order to understand if there is a perspective of breaking with the hegemonic model and what are the contributions of Geography in the school context of the Municipal Agricultural School by its Pedagogical Political Project. For this, we made an interpretation of works, in which students record reflections and information about agricultural production and the practices developed at school. The research methodology was the document analysis, based on the technique of content analysis suggested by Bardin (2009), searching in the texts the presence and frequency of analysis categories defined a priori. Through the categories of analysis that indicate: decreased use of agrochemicals, healthy food production, product diversity, work aimed at small and/or family producers, traditional knowledge and environmental concern, it is verified that the agriculture proposal of the school diverges from the hegemonic model, under which the producer becomes increasingly dependent on the biochemical industry and mechanization. In addition, units of record that show information about the food market in Brazil and around the world, reflections on agricultural production models and the relationship between agriculture and the environment in which they occur are highlighted, including the use of geographic knowledge to justify the importance of breaking with hegemonic agriculture model, as well as produce more easily from the understanding of the characteristics of the environment. The third and final nucleus of meaning indicates the relationship between the school and the region's community, through registration units that indicate the school's intention and contribution to the region's producers, which show a concern to strengthen agriculture against hegemonic beyond school. The research made it possible to systematize and prove the possibilities of developing an agriculture that resists in front of the modernization of the Brazilian countryside within the school and that it is oriented from the theoretical discussion allowed not only by Geography in the school curriculum, but by the fundamental integration of Geography to other disciplines and the articulation with the knowledge of the field.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grigolon, Laís Manesco2022-05-23T19:39:21Z2022-05-23T19:39:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:21:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234836Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:48.783857Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
Agricultural practices against hegemonic: analysis of work done at the Municipal Agricultural School Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
title Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
spellingShingle Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
Grigolon, Laís Manesco
Agricultura
Educação geográfica
Contra hegemonia
Agriculture
Geographical education
Against hegemony
title_short Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
title_full Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
title_fullStr Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
title_full_unstemmed Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
title_sort Práticas agrícolas contra hegemônicas: análise de trabalhos feitos na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães (Rio Claro - SP)
author Grigolon, Laís Manesco
author_facet Grigolon, Laís Manesco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grigolon, Laís Manesco
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Educação geográfica
Contra hegemonia
Agriculture
Geographical education
Against hegemony
topic Agricultura
Educação geográfica
Contra hegemonia
Agriculture
Geographical education
Against hegemony
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender se há uma perspectiva de rompimento com o modelo hegemônico e quais as contribuições da Geografia no contexto escolar da Escola Municipal Agrícola ao desenvolver seu Projeto Político Pedagógico. Para tanto, fizemos uma interpretação dos trabalhos nos quais os alunos registram reflexões e informações sobre a produção agrícola e as práticas desenvolvidas na escola. A metodologia da pesquisa foi a análise documental, com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), buscando nos textos a presença e a frequência de categorias de análise definidas a priori. Por meio das categorias de análise que indicam: diminuição do uso de agroquímicos, produção de alimentos saudáveis, diversidade de produtos, trabalho voltado aos pequenos produtores e/ou produtores familiares, conhecimentos tradicionais e preocupação ambiental, verifica-se que a proposta de agricultura da escola diverge do modelo hegemônico, sob o qual o produtor se torna cada vez mais dependente da indústria bioquímica, da mecanização. Além disso, são ressaltadas unidades de registro sobre o mercado de alimentos no Brasil e no mundo, reflexões sobre modelos de produção agrícola e relações entre agricultura e o ambiente no qual elas ocorrem, compreendendo a utilização do conhecimento geográfico para justificar a importância de romper com o modelo de agricultura hegemônica, bem como produzir com maior facilidade a partir do entendimento das características do ambiente. O terceiro e último núcleo de sentido indica a relação entre a escola e a comunidade da região, por meio de unidades de registro que indicam a intenção e a contribuição da escola para com os produtores da região, que demonstram uma preocupação em fortalecer a agricultura contra hegemônica para além da escola. A pesquisa possibilitou sistematizar e comprovar as possibilidades de desenvolver uma agricultura que resiste em frente à modernização do campo brasileiro dentro da escola e de que ela seja orientada a partir da discussão teórica permitida não apenas pela Geografia no currículo escolar, mas pela integração fundamental da Geografia às demais disciplinas e na articulação com os saberes do campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-05-23T19:39:21Z
2022-05-23T19:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234836
url http://hdl.handle.net/11449/234836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129241444777984