Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilio, Talles Di Serio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256268
Resumo: Com o passar dos anos a sociedade se torna cada vez mais dependente da mobilidade. Tendo como preferência os veículos de pequeno porte, estes só tendem a crescer em quantidade que trafegam pelas ruas colaborando assim significativamente para o aumento dos índices de gases que causam o efeito estufa. Dados recentes apontam que no Brasil a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelo setor de energia ficam atrás apenas das emissões relativas ao desmatamento (mudança de uso da terra) e as emitidas pelo setor da agropecuária. Cada vez mais o setor automotivo busca alternativas para esse problema e a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização dos veículos elétricos e híbridos só vêm crescendo pelo mundo. Contudo os custos envolvidos nessa questão ainda são muito elevados sem mencionar a questão de conceitos enraizados pelo homem durante décadas na utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. O objetivo deste trabalho é trazer pra reflexão que, dentre as opções de propostas voltadas a preservação do meio ambiente adotadas pela indústria automotiva no desenvolvimento de veículos mais sustentáveis, a utilização de veículos híbridos, com motorização elétrica e a combustão por etanol se apresenta como uma alternativa extremante interessante para o Brasil em relação à sustentabilidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica nas plataformas digitais CAPES, SCIELO e Google Acadêmico bem como uma pesquisa em sites especializados nas tendências do mercado automotivo que possibilitaram uma discussão embasada do uso do carro elétrico no Brasil. Os resultados encontrados apontam as iniciativas do setor automotivo em se posicionar em relação às questões de sustentabilidade apresentando algumas opções distintas de motorização veicular inclusive a opção de motores híbridos etanol, objeto desta pesquisa.
id UNSP_e4433294dbe7bef01bea19d686582ef8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256268
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiroHybrid engines alternative as a sustainable solution for the Brazilian scenarioMotores elétricosMotores a combustão internaEtanolMeio ambienteElectric motorInternal combustion engineEthanolEnvironmentCom o passar dos anos a sociedade se torna cada vez mais dependente da mobilidade. Tendo como preferência os veículos de pequeno porte, estes só tendem a crescer em quantidade que trafegam pelas ruas colaborando assim significativamente para o aumento dos índices de gases que causam o efeito estufa. Dados recentes apontam que no Brasil a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelo setor de energia ficam atrás apenas das emissões relativas ao desmatamento (mudança de uso da terra) e as emitidas pelo setor da agropecuária. Cada vez mais o setor automotivo busca alternativas para esse problema e a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização dos veículos elétricos e híbridos só vêm crescendo pelo mundo. Contudo os custos envolvidos nessa questão ainda são muito elevados sem mencionar a questão de conceitos enraizados pelo homem durante décadas na utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. O objetivo deste trabalho é trazer pra reflexão que, dentre as opções de propostas voltadas a preservação do meio ambiente adotadas pela indústria automotiva no desenvolvimento de veículos mais sustentáveis, a utilização de veículos híbridos, com motorização elétrica e a combustão por etanol se apresenta como uma alternativa extremante interessante para o Brasil em relação à sustentabilidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica nas plataformas digitais CAPES, SCIELO e Google Acadêmico bem como uma pesquisa em sites especializados nas tendências do mercado automotivo que possibilitaram uma discussão embasada do uso do carro elétrico no Brasil. Os resultados encontrados apontam as iniciativas do setor automotivo em se posicionar em relação às questões de sustentabilidade apresentando algumas opções distintas de motorização veicular inclusive a opção de motores híbridos etanol, objeto desta pesquisa.As the years go by, society becomes more and more dependent on mobility. With preference for small vehicles, they tend to grow in numbers traveling on the streets, thus contributing significantly to increase the levels of gases that cause the greenhouse effect. Recent data shows that, in Brazil, greenhouse gas emissions from the energy sector are second only to those resulting from deforestation (land use change) and those emitted by the agricultural. Increasingly, the automotive sector is looking for alternatives to this problem and the research, development, production and commercialization of electric and hybrid vehicles have only been growing around the world. However, the costs involved are still very high, not to mention the issue of concepts rooted by man for decades in the use of fossil fuel vehicles. The objective of this work is to bring to reflection that, among the options of proposals aimed at preserving the environment adopted by the automotive industry in the development of more sustainable vehicles, the use of hybrid vehicles, with electric motorization and ethanol combustion presents itself as an extremely interesting alternative for Brazil in relation to sustainability. The methodology used was a bibliographic research on the digital platforms CAPES, SCIELO and Google Scholar, as well as a research on websites specialized in automotive market trends that enabled a grounded discussion of the use of electric cars in Brazil. The results point to the initiatives of the automotive sector in positioning itself in relation to sustainability issues, presenting some different options of vehicle motorization, including the option of ethanol hybrid engines, object of this research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]Zilio, Talles Di Serio2024-07-03T19:34:59Z2024-07-03T19:34:59Z2024-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZILIO, Talles Di Serio. Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro. 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) – Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T06:51:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:58.283196Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
Hybrid engines alternative as a sustainable solution for the Brazilian scenario
title Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
spellingShingle Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
Zilio, Talles Di Serio
Motores elétricos
Motores a combustão interna
Etanol
Meio ambiente
Electric motor
Internal combustion engine
Ethanol
Environment
title_short Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
title_full Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
title_fullStr Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
title_full_unstemmed Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
title_sort Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro
author Zilio, Talles Di Serio
author_facet Zilio, Talles Di Serio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilio, Talles Di Serio
dc.subject.por.fl_str_mv Motores elétricos
Motores a combustão interna
Etanol
Meio ambiente
Electric motor
Internal combustion engine
Ethanol
Environment
topic Motores elétricos
Motores a combustão interna
Etanol
Meio ambiente
Electric motor
Internal combustion engine
Ethanol
Environment
description Com o passar dos anos a sociedade se torna cada vez mais dependente da mobilidade. Tendo como preferência os veículos de pequeno porte, estes só tendem a crescer em quantidade que trafegam pelas ruas colaborando assim significativamente para o aumento dos índices de gases que causam o efeito estufa. Dados recentes apontam que no Brasil a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelo setor de energia ficam atrás apenas das emissões relativas ao desmatamento (mudança de uso da terra) e as emitidas pelo setor da agropecuária. Cada vez mais o setor automotivo busca alternativas para esse problema e a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização dos veículos elétricos e híbridos só vêm crescendo pelo mundo. Contudo os custos envolvidos nessa questão ainda são muito elevados sem mencionar a questão de conceitos enraizados pelo homem durante décadas na utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. O objetivo deste trabalho é trazer pra reflexão que, dentre as opções de propostas voltadas a preservação do meio ambiente adotadas pela indústria automotiva no desenvolvimento de veículos mais sustentáveis, a utilização de veículos híbridos, com motorização elétrica e a combustão por etanol se apresenta como uma alternativa extremante interessante para o Brasil em relação à sustentabilidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica nas plataformas digitais CAPES, SCIELO e Google Acadêmico bem como uma pesquisa em sites especializados nas tendências do mercado automotivo que possibilitaram uma discussão embasada do uso do carro elétrico no Brasil. Os resultados encontrados apontam as iniciativas do setor automotivo em se posicionar em relação às questões de sustentabilidade apresentando algumas opções distintas de motorização veicular inclusive a opção de motores híbridos etanol, objeto desta pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T19:34:59Z
2024-07-03T19:34:59Z
2024-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZILIO, Talles Di Serio. Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro. 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) – Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256268
identifier_str_mv ZILIO, Talles Di Serio. Alternativa de motores híbridos como solução sustentável para o cenário brasileiro. 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) – Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/256268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129551423766528