O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237082 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista. |
id |
UNSP_e489cb10c4e0daa386388c561d346323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237082 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco GoyaLa aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco GoyaGoyaEspanhaSeres irreaisPinturasGravurasEsta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.Esta investigación pretende identificar las circunstancias en las que se representan los seres irreales en la obra del artista español Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este hecho de la sordera que le afectaba o de la locura que se le atribuía. A partir de una contextualización entre la vida del artista y los episodios históricos de Europa, se busca abordar las relaciones e influencias entre Goya y la sociedad de su tiempo, los movimientos y representaciones artísticas y cómo esto se reflejó en su obra. Aún así, examina la forma en que tales criaturas fueron representadas a lo largo de la historia en un escenario de influencia de la Iglesia Católica. A partir de consideraciones de Starobinski (1988), Hughes (2007) y Nordström (1989), es posible establecer, a través de la lectura de imágenes, el momento en que tales figuras ganan espacio en la obra del artista.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]2022-10-17T21:50:41Z2022-10-17T21:50:41Z2022-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23708233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:22:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:22.275574Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya La aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco Goya |
title |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
spellingShingle |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP] Goya Espanha Seres irreais Pinturas Gravuras |
title_short |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
title_full |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
title_fullStr |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
title_full_unstemmed |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
title_sort |
O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya |
author |
Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP] |
author_facet |
Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, José Leonardo do [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Goya Espanha Seres irreais Pinturas Gravuras |
topic |
Goya Espanha Seres irreais Pinturas Gravuras |
description |
Esta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17T21:50:41Z 2022-10-17T21:50:41Z 2022-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237082 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237082 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129254343311360 |