Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerlotti, Matheus Henrique Luna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253293
Resumo: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura.
id UNSP_e4a131ac820fbf6be2685d421fe095f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253293
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação MatemáticaA study on teaching methodologies in Mathematics EducationModelo tradicional de ensinoMetodologias de ensinoMetodologias ativasTraditional teaching methodsActive methodologiesTeaching methodologiesEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura.This research project, conducted throughout 2023, aimed to characterize traditional teaching and analyze proposals utilizing active methodologies to comprehend their potential contributions to education while comparing their distinctions. Through the comparison o these models, our goal was to understand how teaching methodologies impact education in Brazil, operating on the hypothesis that the methodologies adopted by educators are reflective of the country's educational landscape. This study takes a qualitative and bibliographical approach, intending to scrutinize research previously published by other academics to asses its contributions to teacher training and future studies on the same subject. To achieve this, we conducted a bibliographic survey in Qualis Capes A1, A2, A3, and A4 scientific journals within the fields of Teaching and Education, covering the period from 2020 to 2022. Our analysis of the articles revealed that traditional teaching should not be vilified; rather, it should be viewed as an approach that, in isolation, cannot adequately address the demands of contemporary and future society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Guilherme Francisco [UNESP]Zerlotti, Matheus Henrique Luna2024-02-14T20:27:43Z2024-02-14T20:27:43Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-15T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:29.809267Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
A study on teaching methodologies in Mathematics Education
title Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
spellingShingle Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
Zerlotti, Matheus Henrique Luna
Modelo tradicional de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias ativas
Traditional teaching methods
Active methodologies
Teaching methodologies
title_short Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
title_full Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
title_fullStr Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
title_full_unstemmed Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
title_sort Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
author Zerlotti, Matheus Henrique Luna
author_facet Zerlotti, Matheus Henrique Luna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Guilherme Francisco [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerlotti, Matheus Henrique Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo tradicional de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias ativas
Traditional teaching methods
Active methodologies
Teaching methodologies
topic Modelo tradicional de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias ativas
Traditional teaching methods
Active methodologies
Teaching methodologies
description Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2024-02-14T20:27:43Z
2024-02-14T20:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253293
identifier_str_mv ZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129033706143744