Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253293 |
Resumo: | Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura. |
id |
UNSP_e4a131ac820fbf6be2685d421fe095f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/253293 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação MatemáticaA study on teaching methodologies in Mathematics EducationModelo tradicional de ensinoMetodologias de ensinoMetodologias ativasTraditional teaching methodsActive methodologiesTeaching methodologiesEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura.This research project, conducted throughout 2023, aimed to characterize traditional teaching and analyze proposals utilizing active methodologies to comprehend their potential contributions to education while comparing their distinctions. Through the comparison o these models, our goal was to understand how teaching methodologies impact education in Brazil, operating on the hypothesis that the methodologies adopted by educators are reflective of the country's educational landscape. This study takes a qualitative and bibliographical approach, intending to scrutinize research previously published by other academics to asses its contributions to teacher training and future studies on the same subject. To achieve this, we conducted a bibliographic survey in Qualis Capes A1, A2, A3, and A4 scientific journals within the fields of Teaching and Education, covering the period from 2020 to 2022. Our analysis of the articles revealed that traditional teaching should not be vilified; rather, it should be viewed as an approach that, in isolation, cannot adequately address the demands of contemporary and future society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Guilherme Francisco [UNESP]Zerlotti, Matheus Henrique Luna2024-02-14T20:27:43Z2024-02-14T20:27:43Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-15T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:29.809267Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática A study on teaching methodologies in Mathematics Education |
title |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
spellingShingle |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática Zerlotti, Matheus Henrique Luna Modelo tradicional de ensino Metodologias de ensino Metodologias ativas Traditional teaching methods Active methodologies Teaching methodologies |
title_short |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
title_full |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
title_fullStr |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
title_sort |
Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática |
author |
Zerlotti, Matheus Henrique Luna |
author_facet |
Zerlotti, Matheus Henrique Luna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Guilherme Francisco [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerlotti, Matheus Henrique Luna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo tradicional de ensino Metodologias de ensino Metodologias ativas Traditional teaching methods Active methodologies Teaching methodologies |
topic |
Modelo tradicional de ensino Metodologias de ensino Metodologias ativas Traditional teaching methods Active methodologies Teaching methodologies |
description |
Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso foi conduzida ao longo do ano de 2023 e objetivou caracterizar o ensino tradicional e analisar propostas realizadas com metodologias ativas para compreender seu potencial contributivo na Educação, confrontando suas diferenças. Através da comparação entre esses modelos, buscou-se entender como o modo de ensinar impacta a educação no Brasil, partindo da hipótese de que a metodologia adotada pelos professores reflete na realidade educacional do país. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, uma vez que pretende analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2, A3 e A4 nas áreas de Ensino e Educação, considerando o período de 2020 a 2022. Ao analisar os artigos, compreendemos que o ensino tradicional não deve ser considerado como vilão, mas sim como uma abordagem que, por si só, não consegue suprir as demandas da sociedade atual e futura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2024-02-14T20:27:43Z 2024-02-14T20:27:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/253293 |
identifier_str_mv |
ZERLOTTI, Matheus Henrique Luna. Um estudo sobre metodologias de ensino na Educação Matemática. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/253293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129033706143744 |