Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Priscila Mondin de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255553
Resumo: A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas.
id UNSP_e4d94eb0123386697ead962866398a94
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racialBuilding Identities through protraits and self-portraits from an ethnic-racial perspectiveArte - Estudo e ensinoIdentidade (Psicologia)RetratosAutorretratosA pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas.The research is linked to the professional master´s program (Stricto sensu) in arts – Prof-Artes, with concentrated area of Art Education: teaching learning and creation process in arts, and this study focuses on the theme of identity, considering its importance in the development of relations students build among themselves, with the school and the world. Contemporary identities are constantly changing, depending on how we may be represented or confronted by the culture. The research happens through a proposal of teaching, learning and production in arts. The Portrait and self-portrait are the core of this investigation that also entails the production and the reading of works of art dedicated to the theme of Portrait and self-portrait by several artists, mainly by those who did it from an ethnic-racial perspective, as well as participant’s personal stories and narratives, who are students of a 5th grade group, from a public school in São Bernardo do Campo. The adopted methodological approach is participatory and qualitative, once we intend to investigate individual and collective processes of identity construction, so it is of upmost importance that the students take part and became co-authors of the research; in the intervention-research approach, once knowledge is socially constructed and changes the reality of those involved in its construction. Triangular Approach, by Ana Mae Barbosa, is the methodology which guided the pedagogic proposal, not only because it enables the viewer for the critical reading of works of art, but also and mainly because of the possibility of reading the world through the surrounding images. The students were engaged throughout the research, investigating and observing themselves from different perspectives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]Lima, Priscila Mondin de [UNESP]2024-05-09T16:35:19Z2024-05-09T16:35:19Z2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-10T06:12:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-10T06:12:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
Building Identities through protraits and self-portraits from an ethnic-racial perspective
title Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
spellingShingle Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
Lima, Priscila Mondin de [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Identidade (Psicologia)
Retratos
Autorretratos
title_short Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
title_full Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
title_fullStr Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
title_full_unstemmed Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
title_sort Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
author Lima, Priscila Mondin de [UNESP]
author_facet Lima, Priscila Mondin de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Pio de Sousa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Priscila Mondin de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Identidade (Psicologia)
Retratos
Autorretratos
topic Arte - Estudo e ensino
Identidade (Psicologia)
Retratos
Autorretratos
description A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09T16:35:19Z
2024-05-09T16:35:19Z
2024-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255553
identifier_str_mv LIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046931997392896