Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255553 |
Resumo: | A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas. |
id |
UNSP_e4d94eb0123386697ead962866398a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255553 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racialBuilding Identities through protraits and self-portraits from an ethnic-racial perspectiveArte - Estudo e ensinoIdentidade (Psicologia)RetratosAutorretratosA pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas.The research is linked to the professional master´s program (Stricto sensu) in arts – Prof-Artes, with concentrated area of Art Education: teaching learning and creation process in arts, and this study focuses on the theme of identity, considering its importance in the development of relations students build among themselves, with the school and the world. Contemporary identities are constantly changing, depending on how we may be represented or confronted by the culture. The research happens through a proposal of teaching, learning and production in arts. The Portrait and self-portrait are the core of this investigation that also entails the production and the reading of works of art dedicated to the theme of Portrait and self-portrait by several artists, mainly by those who did it from an ethnic-racial perspective, as well as participant’s personal stories and narratives, who are students of a 5th grade group, from a public school in São Bernardo do Campo. The adopted methodological approach is participatory and qualitative, once we intend to investigate individual and collective processes of identity construction, so it is of upmost importance that the students take part and became co-authors of the research; in the intervention-research approach, once knowledge is socially constructed and changes the reality of those involved in its construction. Triangular Approach, by Ana Mae Barbosa, is the methodology which guided the pedagogic proposal, not only because it enables the viewer for the critical reading of works of art, but also and mainly because of the possibility of reading the world through the surrounding images. The students were engaged throughout the research, investigating and observing themselves from different perspectives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]Lima, Priscila Mondin de [UNESP]2024-05-09T16:35:19Z2024-05-09T16:35:19Z2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-10T06:12:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:40.104502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial Building Identities through protraits and self-portraits from an ethnic-racial perspective |
title |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
spellingShingle |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial Lima, Priscila Mondin de [UNESP] Arte - Estudo e ensino Identidade (Psicologia) Retratos Autorretratos |
title_short |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
title_full |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
title_fullStr |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
title_full_unstemmed |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
title_sort |
Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial |
author |
Lima, Priscila Mondin de [UNESP] |
author_facet |
Lima, Priscila Mondin de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Pio de Sousa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Priscila Mondin de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Identidade (Psicologia) Retratos Autorretratos |
topic |
Arte - Estudo e ensino Identidade (Psicologia) Retratos Autorretratos |
description |
A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-09T16:35:19Z 2024-05-09T16:35:19Z 2024-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255553 |
identifier_str_mv |
LIMA, Priscila Mondin de. Construindo identidades através de retratos e autorretratos sob uma perspectiva étnico-racial. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129177790971904 |