O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96346
Resumo: A pesquisa objetiva analisar o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília (SP), a partir da publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006). Valendo-se da proposta de análise de Lima (2008), buscam-se respostas que permitam identificar as dificuldades substanciais enfrentadas pelos atores envolvidos no processo, senão também as possibilidades por eles encontradas, porque as mudanças impostas se concretizassem, atendendo-se tanto a interesses externos quanto àqueles intrínsecos à instituição. Aos objetivos específicos, soma-se o de estabelecer como se constituiu a identidade do pedagogo no novo curso. Com respeito aos procedimentos metodológicos, coletaram-se do Conselho de Curso os documentos concernentes à constituição do curso de Pedagogia e efetivaram-se entrevistas semiestruturadas com os integrantes que se implicaram mais diretamente em seu processo de reestruturação. Fundando-se na perspectiva sociológica das organizações escolares, permite-se considerar, de forma parcial embora, que o processo de concretização dos preceitos legais não segue uma ordem comum. Ao contrário, diversifica-se de acordo com a realidade pertinente a cada entidade, compreendida como fruto de um decurso histórico que, segundo Silva Jr. e Ferretti (2004), condiciona as diferentes possibilidades de incorporação das propostas reformistas do Estado.
id UNSP_e4e6ff6d89eb9db876f435888c119f38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96346
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidadesUniversidades e faculdades - CurriculosProfessores - FormaçãoComportamento organizacionalGestão da escolaOrganizações escolares - Perspectiva sociológicaFormação de educadoresEducational administrationA pesquisa objetiva analisar o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília (SP), a partir da publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006). Valendo-se da proposta de análise de Lima (2008), buscam-se respostas que permitam identificar as dificuldades substanciais enfrentadas pelos atores envolvidos no processo, senão também as possibilidades por eles encontradas, porque as mudanças impostas se concretizassem, atendendo-se tanto a interesses externos quanto àqueles intrínsecos à instituição. Aos objetivos específicos, soma-se o de estabelecer como se constituiu a identidade do pedagogo no novo curso. Com respeito aos procedimentos metodológicos, coletaram-se do Conselho de Curso os documentos concernentes à constituição do curso de Pedagogia e efetivaram-se entrevistas semiestruturadas com os integrantes que se implicaram mais diretamente em seu processo de reestruturação. Fundando-se na perspectiva sociológica das organizações escolares, permite-se considerar, de forma parcial embora, que o processo de concretização dos preceitos legais não segue uma ordem comum. Ao contrário, diversifica-se de acordo com a realidade pertinente a cada entidade, compreendida como fruto de um decurso histórico que, segundo Silva Jr. e Ferretti (2004), condiciona as diferentes possibilidades de incorporação das propostas reformistas do Estado.The research is intended for an analysis of the process of reorganizing the Pedagogy Course from Universidade Estadual Paulista − Campus of Marília (SP) since the new National Curricular Guides for the Pedagogy Course were published in 2006. Making the best use of the analysis proposed by Lima (2008), the emphasis is on searching for answers in order to identify the substancial difficulties faced by those actors who were closely involved in the process, as well as the possibilities they figures out to adjust and actualize the imposed changes, taking into consideration both external and internal interests of the institution. To further these specific aims, another purpose is added to the research, that is, to establish how the identity of the teacher was constituted in the new course. Concerning the methodological procedures, some documents related to the Pedagogy Course were collected from the Course Council of the University and semistructural interviews were led with some people who took part directly in the process of reforming the curriculum. Based on a sociological perspective of school organizations, it may be affirmed that the implementation of legal principles and instruments in kind of organizations does not follow a usual order. On the contrary, dissents from majority in conformity with the particular context of each entity understood as a result of its historical course of being which, according to Silva Jr. and Ferretti (2004), determines the distinct possibilities of incorporation of the reformative proposals controlled by the State.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]2014-06-11T19:28:17Z2014-06-11T19:28:17Z2011-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 f.application/pdfOLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades. 2011. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/96346000650838oliveira_men_me_mar.pdf33004110040P58238963826956128Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
title O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
spellingShingle O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]
Universidades e faculdades - Curriculos
Professores - Formação
Comportamento organizacional
Gestão da escola
Organizações escolares - Perspectiva sociológica
Formação de educadores
Educational administration
title_short O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
title_full O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
title_fullStr O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
title_sort O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades
author Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]
author_facet Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eliza Nogueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - Curriculos
Professores - Formação
Comportamento organizacional
Gestão da escola
Organizações escolares - Perspectiva sociológica
Formação de educadores
Educational administration
topic Universidades e faculdades - Curriculos
Professores - Formação
Comportamento organizacional
Gestão da escola
Organizações escolares - Perspectiva sociológica
Formação de educadores
Educational administration
description A pesquisa objetiva analisar o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília (SP), a partir da publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006). Valendo-se da proposta de análise de Lima (2008), buscam-se respostas que permitam identificar as dificuldades substanciais enfrentadas pelos atores envolvidos no processo, senão também as possibilidades por eles encontradas, porque as mudanças impostas se concretizassem, atendendo-se tanto a interesses externos quanto àqueles intrínsecos à instituição. Aos objetivos específicos, soma-se o de estabelecer como se constituiu a identidade do pedagogo no novo curso. Com respeito aos procedimentos metodológicos, coletaram-se do Conselho de Curso os documentos concernentes à constituição do curso de Pedagogia e efetivaram-se entrevistas semiestruturadas com os integrantes que se implicaram mais diretamente em seu processo de reestruturação. Fundando-se na perspectiva sociológica das organizações escolares, permite-se considerar, de forma parcial embora, que o processo de concretização dos preceitos legais não segue uma ordem comum. Ao contrário, diversifica-se de acordo com a realidade pertinente a cada entidade, compreendida como fruto de um decurso histórico que, segundo Silva Jr. e Ferretti (2004), condiciona as diferentes possibilidades de incorporação das propostas reformistas do Estado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-27
2014-06-11T19:28:17Z
2014-06-11T19:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades. 2011. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/96346
000650838
oliveira_men_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades. 2011. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000650838
oliveira_men_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
url http://hdl.handle.net/11449/96346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128180960100352