Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90894 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo acompanhar o processo de significação de conceitos ecológicos envolvidos no projeto didático Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2007 numa escola estadual de ensino médio, no mesmo município, com participação de todas as séries e períodos. Neste intervalo de tempo trabalhamos os conceitos de ecologia previstos para o ensino médio. A sequência didática apresentada envolveu a apresentação e representação de fenômenos naturais. O tema gerador do projeto foram os ecossistemas terrestres de Ilha Comprida. Por se tratar de uma ilha de restinga apresenta diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica com características singulares. Próximos espacialmente, e limitados fisicamente na costa noroeste pelo Mar Pequeno (estuário) e na costa sudeste pelo Oceano Atlântico. O município apresenta cobertura vegetal bem conservada. Tudo isto torna Ilha Comprida um ótimo laboratório didático para o ensino aprendizagem de ecologia. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações didáticas e analíticas, pelo referencial teórico da filosofia de Charlers Sanders Peirce (1839-1914). Segundo a teoria semiótica peirceana o modo de apreensão de um fenônemo apresenta três faces, primeiridade, secundidade e terceiridade, de maneira que, o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos perceber/relacionar/conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos ecológicos pelos alunos. O universo amostral foi um grupo de 10 alunos de uma primeira série do ensino médio, selecionados aleatoriamente por sorteio do grupo total da série. Estes alunos participaram de todas as fases... |
id |
UNSP_e55004f81f44061f26ede58cdb88d517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90894 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha CompridaMata AtlânticaSemiótica peirceanaEcologiaEcology educationAtlantic forestPeircean semioticsEsse trabalho teve como objetivo acompanhar o processo de significação de conceitos ecológicos envolvidos no projeto didático Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2007 numa escola estadual de ensino médio, no mesmo município, com participação de todas as séries e períodos. Neste intervalo de tempo trabalhamos os conceitos de ecologia previstos para o ensino médio. A sequência didática apresentada envolveu a apresentação e representação de fenômenos naturais. O tema gerador do projeto foram os ecossistemas terrestres de Ilha Comprida. Por se tratar de uma ilha de restinga apresenta diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica com características singulares. Próximos espacialmente, e limitados fisicamente na costa noroeste pelo Mar Pequeno (estuário) e na costa sudeste pelo Oceano Atlântico. O município apresenta cobertura vegetal bem conservada. Tudo isto torna Ilha Comprida um ótimo laboratório didático para o ensino aprendizagem de ecologia. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações didáticas e analíticas, pelo referencial teórico da filosofia de Charlers Sanders Peirce (1839-1914). Segundo a teoria semiótica peirceana o modo de apreensão de um fenônemo apresenta três faces, primeiridade, secundidade e terceiridade, de maneira que, o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos perceber/relacionar/conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos ecológicos pelos alunos. O universo amostral foi um grupo de 10 alunos de uma primeira série do ensino médio, selecionados aleatoriamente por sorteio do grupo total da série. Estes alunos participaram de todas as fases...This work had as objective to follow the process of meaning of ecological concepts developed in the project Environment and the educacional process: The ecosystems and the culture of long Island. In the related project the terrestrial ecosystems of its city had been worked the concepts of ecology foreseen for average education having as generating subject, Ilha Comprida. That for if dealing with an island of restinga it presents diverse ecosystems of Atlantic Forest with singular characteristics, where diverse ecological factors act. Moreover the city is presented with its well conserved natural covering. These factors become the city an excellent laboratory for education ecology learning. During the development of the project the curricular contents of ecology had been worked in practical and theoretical lessons. We base the development and the analysis of the learning actions/professors, for the theoretical referencial of the philosophy of Charlers Sanders Peirce (1839-1914). According to peircean theory the way of apprehension of a phenomenon if of the one of triadic form: primeiridade, secundidade and terceiridade, thus, the knowledge if makes by means of signs in elapsing of the experience. The didactic levels to perceive/to relate/to appraise idealised from the peirceana triad of interpreters had guided the inquiry of the process of significação of the ecological concepts for the pupils. To follow the significação process we appeal to the analysis peirceana semiotics of the data collected in a group of 10 pupils of the first series of average education, chosen teams aleatoriamente for drawing, who had participated of all the phases of the project. We can stand out, between the analysed points... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria da Educação de SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Gustavo da [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2008-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis234 f. : il.application/pdfFONSECA, Gustavo da. Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. 2008. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90894000556773fonseca_g_me_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:28:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:18.367007Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
title |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
spellingShingle |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida Fonseca, Gustavo da [UNESP] Mata Atlântica Semiótica peirceana Ecologia Ecology education Atlantic forest Peircean semiotics |
title_short |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
title_full |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
title_fullStr |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
title_full_unstemmed |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
title_sort |
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida |
author |
Fonseca, Gustavo da [UNESP] |
author_facet |
Fonseca, Gustavo da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Gustavo da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mata Atlântica Semiótica peirceana Ecologia Ecology education Atlantic forest Peircean semiotics |
topic |
Mata Atlântica Semiótica peirceana Ecologia Ecology education Atlantic forest Peircean semiotics |
description |
Esse trabalho teve como objetivo acompanhar o processo de significação de conceitos ecológicos envolvidos no projeto didático Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2007 numa escola estadual de ensino médio, no mesmo município, com participação de todas as séries e períodos. Neste intervalo de tempo trabalhamos os conceitos de ecologia previstos para o ensino médio. A sequência didática apresentada envolveu a apresentação e representação de fenômenos naturais. O tema gerador do projeto foram os ecossistemas terrestres de Ilha Comprida. Por se tratar de uma ilha de restinga apresenta diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica com características singulares. Próximos espacialmente, e limitados fisicamente na costa noroeste pelo Mar Pequeno (estuário) e na costa sudeste pelo Oceano Atlântico. O município apresenta cobertura vegetal bem conservada. Tudo isto torna Ilha Comprida um ótimo laboratório didático para o ensino aprendizagem de ecologia. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações didáticas e analíticas, pelo referencial teórico da filosofia de Charlers Sanders Peirce (1839-1914). Segundo a teoria semiótica peirceana o modo de apreensão de um fenônemo apresenta três faces, primeiridade, secundidade e terceiridade, de maneira que, o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos perceber/relacionar/conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos ecológicos pelos alunos. O universo amostral foi um grupo de 10 alunos de uma primeira série do ensino médio, selecionados aleatoriamente por sorteio do grupo total da série. Estes alunos participaram de todas as fases... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-20 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Gustavo da. Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. 2008. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/90894 000556773 fonseca_g_me_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Gustavo da. Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. 2008. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. 000556773 fonseca_g_me_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
234 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129545872605184 |