Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Everton Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143775
Resumo: Na metade do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, sede da Corte Imperial, foi o palco de uma intensa circulação de impressos periódicos. Neste contexto, uma mulher fundou o periódico O Jornal das Senhoras (1852-1855) cujo objetivo foi a emancipação moral e melhoramento social feminino, por meio da educação. Diferente dos demais periódicos, organizados por homens, este jornal foi dirigido por mulheres – Joanna Paula Manso de Noronha (1819-1875), Violante Atabalipa Ximenes de Bivar e Vellasco (1817-1875) e Gervasia Nunezia Pires dos Santos Neves (1824-1872) - e destinado ao público feminino, possibilitando um diálogo direto entre elas. Além de publicarem seus sentimentos e sensações, práticas e experiências, elas também relataram seus gostos e escolhas, os costumes e os espaços de sociabilidade frequentados. Dentre estes espaços, elas visitaram os estabelecimentos de modas, de beleza, as livrarias, os cafés, os jantares, os bailes, os museus, os parques, os clubes de lazeres, os teatros e as sociedades musicais. Atentas aos locais onde a música foi ouvida, executada e sentida, estas mulheres também relataram nas páginas do periódico as sonoridades que presenciaram, moldando um cenário musical carioca impresso. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o cenário musical carioca sob a ótica do O Jornal das Senhoras¬¬ (1852-1855).
id UNSP_e58e4898017a13861986b159a3360790
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro OitocentistaFemale sociability pages: Musical sensitivity in Rio de Janeiro nineteenth centuryPages de sociabilité féminine: Sensibilité musicale à Rio de Janeiro du XIXe siècleO Jornal das SenhorasMulheresCenário musical cariocaWomenCarioca musical scenarioFemmesRio scène musicaleNa metade do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, sede da Corte Imperial, foi o palco de uma intensa circulação de impressos periódicos. Neste contexto, uma mulher fundou o periódico O Jornal das Senhoras (1852-1855) cujo objetivo foi a emancipação moral e melhoramento social feminino, por meio da educação. Diferente dos demais periódicos, organizados por homens, este jornal foi dirigido por mulheres – Joanna Paula Manso de Noronha (1819-1875), Violante Atabalipa Ximenes de Bivar e Vellasco (1817-1875) e Gervasia Nunezia Pires dos Santos Neves (1824-1872) - e destinado ao público feminino, possibilitando um diálogo direto entre elas. Além de publicarem seus sentimentos e sensações, práticas e experiências, elas também relataram seus gostos e escolhas, os costumes e os espaços de sociabilidade frequentados. Dentre estes espaços, elas visitaram os estabelecimentos de modas, de beleza, as livrarias, os cafés, os jantares, os bailes, os museus, os parques, os clubes de lazeres, os teatros e as sociedades musicais. Atentas aos locais onde a música foi ouvida, executada e sentida, estas mulheres também relataram nas páginas do periódico as sonoridades que presenciaram, moldando um cenário musical carioca impresso. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o cenário musical carioca sob a ótica do O Jornal das Senhoras¬¬ (1852-1855).In the mid-nineteenth century, the city of Rio de Janeiro, the Imperial Court base, was the scenario of an intense circulation of printed periodicals. In this context, a woman founded the periodic O Jornal das Senhoras (1852-1855) whose objective was the moral emancipation and female social improvement, through education. Differently from others periodicals, which were run by men, this newspaper was run by women - Joanna Paula Manso de Noronha (1819-1875), Violante Atabalipa Ximenes Bivar e Vellasco (1817-1875) and Gervasia Nunezia Pires dos Santos Neves (1824-1872) - and it was designed to reach a female public, offering them a direct dialogue among other women. Besides publishing their feelings and sensations, practices and experiences, they also expressed their tastes and choices, costumes and the sociability spaces frequented. Among these places, they visited fashion and beauty establishments, book stores, coffee shops, dinners, balls, museums, parks, recreational clubs, theaters and musical societies. Attentive to places where music had been listened to, played at and felt, these women also reported in the pages of the periodic the sonorities they came across, shaping the printed carioca musical scenario. Therefore, the current study aims to identify the carioca musical scenario through O Jornal das Senhoras (1852-1855) views.Au milieu du XIXe siècle, la ville de Rio de Janeiro, siège de la Cour Impériale, a été le scène d'une intense circulation des périodiques imprimés. Dans ce contexte, une femme a fondé le périodique O Jornal das Senhoras (1852 - 1855) dont l'objectif était l'émancipation morale et l'amélioration sociale femelle, par l'éducation. Différent d'autres périodiques, organisées par les hommes, ce journal a été dirigé par les femmes - Joanna Paula Manso de Noronha (1819-1875), Violante Atabalipa Ximenes Bivar e Vellasco (1817-1875) et Gervasia Nunezia Pires dos Santos Neves (1824-1872) - et destiné le public féminin, permettant un dialogue direct entre eux. En plus de publient leur sentiments et sensations, pratiques et expériences, elles ont également rapporté leurs goûts et choix, les coutumes et les espaces de sociabilité fréquentés. Parmi ces espaces, elles ont visité les établissement de la mode, la beauté, les librairies, les cafés, les dîners, les danses, les musées, les parcs, les clubs de loisirs, les théâtres et les sociétés musicales. Attentif à les sites où la musique a été entendu, exécuté et ressenti, ces femmes ont également rapporté dans les pages de périodique les sonorités qu'elles ont été témoins, jetant une scène musicale de Rio imprimé. En ce sens, le présent travail vise à identifier la scène musicale de Rio dans la perspective du O Jornal das Senhoras (1852 - 1855).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2013/15555-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Fabiana Lopes da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Everton Vieira [UNESP]2016-09-02T19:17:36Z2016-09-02T19:17:36Z2016-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14377500087212733004048018P55376659157733801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-17T13:06:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-17T13:06:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
Female sociability pages: Musical sensitivity in Rio de Janeiro nineteenth century
Pages de sociabilité féminine: Sensibilité musicale à Rio de Janeiro du XIXe siècle
title Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
spellingShingle Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
Barbosa, Everton Vieira [UNESP]
O Jornal das Senhoras
Mulheres
Cenário musical carioca
Women
Carioca musical scenario
Femmes
Rio scène musicale
title_short Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
title_full Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
title_fullStr Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
title_full_unstemmed Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
title_sort Páginas de sociabilidade feminina: Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
author Barbosa, Everton Vieira [UNESP]
author_facet Barbosa, Everton Vieira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Fabiana Lopes da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Everton Vieira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv O Jornal das Senhoras
Mulheres
Cenário musical carioca
Women
Carioca musical scenario
Femmes
Rio scène musicale
topic O Jornal das Senhoras
Mulheres
Cenário musical carioca
Women
Carioca musical scenario
Femmes
Rio scène musicale
description Na metade do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, sede da Corte Imperial, foi o palco de uma intensa circulação de impressos periódicos. Neste contexto, uma mulher fundou o periódico O Jornal das Senhoras (1852-1855) cujo objetivo foi a emancipação moral e melhoramento social feminino, por meio da educação. Diferente dos demais periódicos, organizados por homens, este jornal foi dirigido por mulheres – Joanna Paula Manso de Noronha (1819-1875), Violante Atabalipa Ximenes de Bivar e Vellasco (1817-1875) e Gervasia Nunezia Pires dos Santos Neves (1824-1872) - e destinado ao público feminino, possibilitando um diálogo direto entre elas. Além de publicarem seus sentimentos e sensações, práticas e experiências, elas também relataram seus gostos e escolhas, os costumes e os espaços de sociabilidade frequentados. Dentre estes espaços, elas visitaram os estabelecimentos de modas, de beleza, as livrarias, os cafés, os jantares, os bailes, os museus, os parques, os clubes de lazeres, os teatros e as sociedades musicais. Atentas aos locais onde a música foi ouvida, executada e sentida, estas mulheres também relataram nas páginas do periódico as sonoridades que presenciaram, moldando um cenário musical carioca impresso. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o cenário musical carioca sob a ótica do O Jornal das Senhoras¬¬ (1852-1855).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02T19:17:36Z
2016-09-02T19:17:36Z
2016-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143775
000872127
33004048018P5
5376659157733801
url http://hdl.handle.net/11449/143775
identifier_str_mv 000872127
33004048018P5
5376659157733801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649796045537280