Anatomia humana para ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santi, Francisco Pereira [UNESP], Zaros, Guilherme Luis [UNESP], Araújo, Erinardo Moura [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143715
Resumo: Este projeto nasceu para atender aos anseios de professores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio da região circunvizinha à cidade de Rio Claro que adotam em seus programas pedagógicos visitas aos centros de referência da área de Ciência e Tecnologia como nossa Universidade. Por outro lado, atende também aos desejos dos alunos dos cursos de Educação Física e de Ciências Biologia do Instituto de Biociências que devido à afinidade com a disciplina de Anatomia Humana, se envolveram com o projeto e utilizam o espaço como uma oportunidade para aprofundar e demonstrar seus conhecimentos. Dar uma visão geral sobre a anatomia do corpo humano e ao mesmo tempo contribuir para despertar a vocação educacional dos visitantes para a área das ciências biológicas. Deste projeto participam os alunos da graduação que já tenham passado pela disciplina de Anatomia Humana nos seus respectivos cursos. As apresentações duram de 2 a 4 horas. Utilizamos diferentes maneiras de se enfocar o corpo humano, e para isto, dispomos de uma coleção completa de peças anatômicas artificiais (Deutsches Hygiene Museum Dresdem), além de uma coleção de peças anatômicas naturais fixadas em formol, as quais são demonstradas pelos alunos monitores, reunidas nos diferentes sistemas orgânicos. A exceção são os alunos da pré-escola que eventualmente nos visitam. Estes participam de uma aula onde utilizamos os manequins de plástico, e de maneira lúdica fazemos um reconhecimento dos principais órgãos, seu tamanho, sua localização e suas respectivas funções. Todos estes alunos são acompanhados pelos seus respectivos professores de ciências, que de uma maneira geral aproveitam a oportunidade para reciclar seus conhecimentos e se atualizar no que se refere à anatomia do corpo humano. Durante as visitas demonstramos os órgãos e as estruturas anatômicas mais importantes e interessantes do corpo humano, o que contribui para sedimentar de maneira prática os conhecimentos adquiridos de maneira teórica pelos alunos visitantes nas suas escolas de origem. Nesta oportunidade, existe um rico contato dos alunos visitantes com os órgãos que compõe o corpo humano e através da disciplina de anatomia humana, acabam despertando a vocação para a área de ciências biológicas ou da saúde. Os alunos monitores e estagiários que atuam no projeto, ao se prepararem para as explicações, devem ampliar os conhecimentos na matéria e têm oportunidade para ensaiar a atividade didática que é inerente à sua futura profissão. Ao demonstrarem o corpo humano de uma maneira interessante, curiosa e inesquecível, estreitam os laços entre os alunos do ensino fundamental e médio com a Universidade.
id UNSP_e5935e015c94a7249cd724ad0d98087c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143715
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Anatomia humana para ensino fundamental e médioEste projeto nasceu para atender aos anseios de professores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio da região circunvizinha à cidade de Rio Claro que adotam em seus programas pedagógicos visitas aos centros de referência da área de Ciência e Tecnologia como nossa Universidade. Por outro lado, atende também aos desejos dos alunos dos cursos de Educação Física e de Ciências Biologia do Instituto de Biociências que devido à afinidade com a disciplina de Anatomia Humana, se envolveram com o projeto e utilizam o espaço como uma oportunidade para aprofundar e demonstrar seus conhecimentos. Dar uma visão geral sobre a anatomia do corpo humano e ao mesmo tempo contribuir para despertar a vocação educacional dos visitantes para a área das ciências biológicas. Deste projeto participam os alunos da graduação que já tenham passado pela disciplina de Anatomia Humana nos seus respectivos cursos. As apresentações duram de 2 a 4 horas. Utilizamos diferentes maneiras de se enfocar o corpo humano, e para isto, dispomos de uma coleção completa de peças anatômicas artificiais (Deutsches Hygiene Museum Dresdem), além de uma coleção de peças anatômicas naturais fixadas em formol, as quais são demonstradas pelos alunos monitores, reunidas nos diferentes sistemas orgânicos. A exceção são os alunos da pré-escola que eventualmente nos visitam. Estes participam de uma aula onde utilizamos os manequins de plástico, e de maneira lúdica fazemos um reconhecimento dos principais órgãos, seu tamanho, sua localização e suas respectivas funções. Todos estes alunos são acompanhados pelos seus respectivos professores de ciências, que de uma maneira geral aproveitam a oportunidade para reciclar seus conhecimentos e se atualizar no que se refere à anatomia do corpo humano. Durante as visitas demonstramos os órgãos e as estruturas anatômicas mais importantes e interessantes do corpo humano, o que contribui para sedimentar de maneira prática os conhecimentos adquiridos de maneira teórica pelos alunos visitantes nas suas escolas de origem. Nesta oportunidade, existe um rico contato dos alunos visitantes com os órgãos que compõe o corpo humano e através da disciplina de anatomia humana, acabam despertando a vocação para a área de ciências biológicas ou da saúde. Os alunos monitores e estagiários que atuam no projeto, ao se prepararem para as explicações, devem ampliar os conhecimentos na matéria e têm oportunidade para ensaiar a atividade didática que é inerente à sua futura profissão. Ao demonstrarem o corpo humano de uma maneira interessante, curiosa e inesquecível, estreitam os laços entre os alunos do ensino fundamental e médio com a Universidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]Santi, Francisco Pereira [UNESP]Zaros, Guilherme Luis [UNESP]Araújo, Erinardo Moura [UNESP]2016-09-01T13:58:34Z2016-09-01T13:58:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject184application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 184http://hdl.handle.net/11449/1437152005-184-anaruma.pdf8976718779684832PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:22:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:26.189121Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia humana para ensino fundamental e médio
title Anatomia humana para ensino fundamental e médio
spellingShingle Anatomia humana para ensino fundamental e médio
Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
title_short Anatomia humana para ensino fundamental e médio
title_full Anatomia humana para ensino fundamental e médio
title_fullStr Anatomia humana para ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Anatomia humana para ensino fundamental e médio
title_sort Anatomia humana para ensino fundamental e médio
author Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
author_facet Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
Santi, Francisco Pereira [UNESP]
Zaros, Guilherme Luis [UNESP]
Araújo, Erinardo Moura [UNESP]
author_role author
author2 Santi, Francisco Pereira [UNESP]
Zaros, Guilherme Luis [UNESP]
Araújo, Erinardo Moura [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Anaruma, Carlos Alberto [UNESP]
Santi, Francisco Pereira [UNESP]
Zaros, Guilherme Luis [UNESP]
Araújo, Erinardo Moura [UNESP]
description Este projeto nasceu para atender aos anseios de professores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio da região circunvizinha à cidade de Rio Claro que adotam em seus programas pedagógicos visitas aos centros de referência da área de Ciência e Tecnologia como nossa Universidade. Por outro lado, atende também aos desejos dos alunos dos cursos de Educação Física e de Ciências Biologia do Instituto de Biociências que devido à afinidade com a disciplina de Anatomia Humana, se envolveram com o projeto e utilizam o espaço como uma oportunidade para aprofundar e demonstrar seus conhecimentos. Dar uma visão geral sobre a anatomia do corpo humano e ao mesmo tempo contribuir para despertar a vocação educacional dos visitantes para a área das ciências biológicas. Deste projeto participam os alunos da graduação que já tenham passado pela disciplina de Anatomia Humana nos seus respectivos cursos. As apresentações duram de 2 a 4 horas. Utilizamos diferentes maneiras de se enfocar o corpo humano, e para isto, dispomos de uma coleção completa de peças anatômicas artificiais (Deutsches Hygiene Museum Dresdem), além de uma coleção de peças anatômicas naturais fixadas em formol, as quais são demonstradas pelos alunos monitores, reunidas nos diferentes sistemas orgânicos. A exceção são os alunos da pré-escola que eventualmente nos visitam. Estes participam de uma aula onde utilizamos os manequins de plástico, e de maneira lúdica fazemos um reconhecimento dos principais órgãos, seu tamanho, sua localização e suas respectivas funções. Todos estes alunos são acompanhados pelos seus respectivos professores de ciências, que de uma maneira geral aproveitam a oportunidade para reciclar seus conhecimentos e se atualizar no que se refere à anatomia do corpo humano. Durante as visitas demonstramos os órgãos e as estruturas anatômicas mais importantes e interessantes do corpo humano, o que contribui para sedimentar de maneira prática os conhecimentos adquiridos de maneira teórica pelos alunos visitantes nas suas escolas de origem. Nesta oportunidade, existe um rico contato dos alunos visitantes com os órgãos que compõe o corpo humano e através da disciplina de anatomia humana, acabam despertando a vocação para a área de ciências biológicas ou da saúde. Os alunos monitores e estagiários que atuam no projeto, ao se prepararem para as explicações, devem ampliar os conhecimentos na matéria e têm oportunidade para ensaiar a atividade didática que é inerente à sua futura profissão. Ao demonstrarem o corpo humano de uma maneira interessante, curiosa e inesquecível, estreitam os laços entre os alunos do ensino fundamental e médio com a Universidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:34Z
2016-09-01T13:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 184
http://hdl.handle.net/11449/143715
2005-184-anaruma.pdf
8976718779684832
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143715
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 184
2005-184-anaruma.pdf
8976718779684832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129303282450432