Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Amanda Augusta da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215513
Resumo: Partimos do princípio expresso na Carta de Turismo Cultural (ICOMOS, 1999) de que o turismo cultural é uma atividade que interage com projetos de preservação do patrimônio cultural e da sua autenticidade. Sendo assim, nossa problemática de pesquisa foi: como a conservação da memória social pode ser adequadamente contemplada em projetos turísticos. Para enfrentar essa questão geral, este estudo tomou um patrimônio ferroviário ativo, um trem turístico que opera numa via de 25km entre as cidades de Campinas e Jaguariúna (SP), com vista a entender se este atrativo turístico é uma forma de preservar as memórias, histórias ou tradições locais. Assim, os objetivos específicos foram: identificar a existência de memórias sobre a antiga operação da Companhia Mogiana na localidade ou arredores; verificar qual a valoração que a comunidade atribui hoje ao trem turístico; identificar se o trem turístico possui características materiais ou simbólicas que espelham a história local e da comunidade; analisar se o trem turístico é representativo da história local, por meio das características identificadas como sendo da memória social da comunidade. Para isso foi realizada revisão teórica e documental e se utilizou o método de abordagem e valoração do patrimônio (AVP), desenvolvido por Silberman e Labrador (2014), que conta com diversas técnicas de trabalho de campo que visam identificar a percepção da comunidade sobre o patrimônio. Com isso, buscou-se entender qual a importância a comunidade atribui ao atrativo e se esta se sente representada por meio do patrimônio ferroviário. Conclui-se que a comunidade identifica uma importância econômica e histórica ao atrativo, mas não de pertencimento e representatividade.
id UNSP_e5d5f51f6d182c2d6df92a8bfc5214cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215513
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)Railway Campinas Jaguariúna: a study on the identity representation of a tourist train (Jaguariúna, SP)Turismo culturalPatrimônio cultural ProteçãoArqueologia industrialViagens de tremFerrovias EstaçõesFerroviasHeritage tourismPartimos do princípio expresso na Carta de Turismo Cultural (ICOMOS, 1999) de que o turismo cultural é uma atividade que interage com projetos de preservação do patrimônio cultural e da sua autenticidade. Sendo assim, nossa problemática de pesquisa foi: como a conservação da memória social pode ser adequadamente contemplada em projetos turísticos. Para enfrentar essa questão geral, este estudo tomou um patrimônio ferroviário ativo, um trem turístico que opera numa via de 25km entre as cidades de Campinas e Jaguariúna (SP), com vista a entender se este atrativo turístico é uma forma de preservar as memórias, histórias ou tradições locais. Assim, os objetivos específicos foram: identificar a existência de memórias sobre a antiga operação da Companhia Mogiana na localidade ou arredores; verificar qual a valoração que a comunidade atribui hoje ao trem turístico; identificar se o trem turístico possui características materiais ou simbólicas que espelham a história local e da comunidade; analisar se o trem turístico é representativo da história local, por meio das características identificadas como sendo da memória social da comunidade. Para isso foi realizada revisão teórica e documental e se utilizou o método de abordagem e valoração do patrimônio (AVP), desenvolvido por Silberman e Labrador (2014), que conta com diversas técnicas de trabalho de campo que visam identificar a percepção da comunidade sobre o patrimônio. Com isso, buscou-se entender qual a importância a comunidade atribui ao atrativo e se esta se sente representada por meio do patrimônio ferroviário. Conclui-se que a comunidade identifica uma importância econômica e histórica ao atrativo, mas não de pertencimento e representatividade.Founded in the principle expressed in the Cultural Tourism Charter (ICOMOS, 1999) that cultural tourism is an activity that interacts with projects to preserve cultural heritage and its authenticity; consequently, our research problem is how the conservation of social memory (which is part of this authenticity) can be considered in tourism projects. To this general question, this study takes an active railway heritage, a tourist train that operates on a 25km route between the cities of Campinas and Jaguariúna (SP), in main goal to understand whether this tourist attraction is a way of preserving memories, local stories or traditions. Within this issue, the specific objectives: to identify the memories about the old operation of Companhia Mogiana in the locality or surroundings; verify the importancez that the community attaches today to the tourist train; identify whether the tourist train has material or symbolic characteristics related to the local and community history, or the local memories; to analyze whether the tourist train is representative of local history and the community, including that identified as being a social memory. In order to it, a theoretical and documentary review will be carried out and the values-based approach will be used, which has several fieldwork techniques in a way that aim to identify the perception of the community about the heritage in question. With this, it seeks to understand what importance the community attributes to the attraction and whether it feels represented with the railway heritage. It is concluded that the community identifies an economic and historical importance to the attraction, but not of belonging and representation.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 20/04383-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Amanda Augusta da2021-12-17T14:16:45Z2021-12-17T14:16:45Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:04:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:14:15.028408Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
Railway Campinas Jaguariúna: a study on the identity representation of a tourist train (Jaguariúna, SP)
title Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
spellingShingle Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
Costa, Amanda Augusta da
Turismo cultural
Patrimônio cultural Proteção
Arqueologia industrial
Viagens de trem
Ferrovias Estações
Ferrovias
Heritage tourism
title_short Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
title_full Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
title_fullStr Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
title_full_unstemmed Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
title_sort Viação férrea Campinas Jaguariúna: estudo sobre a representatividade identitária de um trem turístico (Jaguariúna, SP)
author Costa, Amanda Augusta da
author_facet Costa, Amanda Augusta da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Amanda Augusta da
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
Patrimônio cultural Proteção
Arqueologia industrial
Viagens de trem
Ferrovias Estações
Ferrovias
Heritage tourism
topic Turismo cultural
Patrimônio cultural Proteção
Arqueologia industrial
Viagens de trem
Ferrovias Estações
Ferrovias
Heritage tourism
description Partimos do princípio expresso na Carta de Turismo Cultural (ICOMOS, 1999) de que o turismo cultural é uma atividade que interage com projetos de preservação do patrimônio cultural e da sua autenticidade. Sendo assim, nossa problemática de pesquisa foi: como a conservação da memória social pode ser adequadamente contemplada em projetos turísticos. Para enfrentar essa questão geral, este estudo tomou um patrimônio ferroviário ativo, um trem turístico que opera numa via de 25km entre as cidades de Campinas e Jaguariúna (SP), com vista a entender se este atrativo turístico é uma forma de preservar as memórias, histórias ou tradições locais. Assim, os objetivos específicos foram: identificar a existência de memórias sobre a antiga operação da Companhia Mogiana na localidade ou arredores; verificar qual a valoração que a comunidade atribui hoje ao trem turístico; identificar se o trem turístico possui características materiais ou simbólicas que espelham a história local e da comunidade; analisar se o trem turístico é representativo da história local, por meio das características identificadas como sendo da memória social da comunidade. Para isso foi realizada revisão teórica e documental e se utilizou o método de abordagem e valoração do patrimônio (AVP), desenvolvido por Silberman e Labrador (2014), que conta com diversas técnicas de trabalho de campo que visam identificar a percepção da comunidade sobre o patrimônio. Com isso, buscou-se entender qual a importância a comunidade atribui ao atrativo e se esta se sente representada por meio do patrimônio ferroviário. Conclui-se que a comunidade identifica uma importância econômica e histórica ao atrativo, mas não de pertencimento e representatividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T14:16:45Z
2021-12-17T14:16:45Z
2021-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215513
url http://hdl.handle.net/11449/215513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128334301757440