Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Débora Morais [UNESP], Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S0104-11692009000300010
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010
http://hdl.handle.net/11449/10710
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares de crianças a respeito de queimaduras em ambiente doméstico. Participaram 40 familiares de crianças menores de quatro anos, divididos igualmente em grupos intervenção e controle. Foram realizadas entrevista inicial, ação educativa com folder de queimaduras e entrevista após uma semana. As respostas foram comparadas, utilizando-se teste estatístico de Fisher. Na primeira entrevista, registrou-se 60 respostas de situações de risco no grupo controle e 62 no grupo intervenção; na segunda, aumentou para 61 e 80 indicações, respectivamente. Na primeira entrevista, 90% dos participantes do grupo controle e 80% do grupo intervenção verbalizaram acreditar que a queimadura infantil pode ser evitada; na segunda, a indicação diminuiu para 84% e aumentou para 100%, respectivamente. Este estudo mostrou a importância da orientação com folder de queimaduras em ambiente doméstico.
id UNSP_e5df494d7a0c58e7beb59fef60a49ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10710
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at homeEfecto de una acción educativa sobre el conocimiento de los miembros de la familia relacionado con quemaduras infantiles en un ambiente domésticoEfeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares a respeito de queimaduras infantis em ambiente domésticoqueimaduraseducação em saúdeorientaçãofamíliaquemaduraseducación en saludorientaciónfamíliaburnshealth educationorientationfamilyO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares de crianças a respeito de queimaduras em ambiente doméstico. Participaram 40 familiares de crianças menores de quatro anos, divididos igualmente em grupos intervenção e controle. Foram realizadas entrevista inicial, ação educativa com folder de queimaduras e entrevista após uma semana. As respostas foram comparadas, utilizando-se teste estatístico de Fisher. Na primeira entrevista, registrou-se 60 respostas de situações de risco no grupo controle e 62 no grupo intervenção; na segunda, aumentou para 61 e 80 indicações, respectivamente. Na primeira entrevista, 90% dos participantes do grupo controle e 80% do grupo intervenção verbalizaram acreditar que a queimadura infantil pode ser evitada; na segunda, a indicação diminuiu para 84% e aumentou para 100%, respectivamente. Este estudo mostrou a importância da orientação com folder de queimaduras em ambiente doméstico.El objetivo de esta investigación fue evaluar el efecto de una acción educativa sobre los conocimientos de los familiares de niños en lo que se refiere a quemaduras en el ambiente doméstico. Participaron 40 familiares de niños con menos de cuatro años de edad, divididos equitativamente entre un grupo control y otro de intervención. Fueron realizadas: una entrevista inicial, una acción educativa con un impreso propagandístico sobre quemaduras y una nueva entrevista después de una semana. Las respuestas fueron comparadas con la prueba estadística de Fisher. En la primera entrevista, fueron registradas 60 respuestas de situaciones de riesgo en el grupo de control y 62 en el grupo de intervención; en la segunda, aumentó para 61 y 80 indicaciones, respectivamente. En la primera entrevista, 90% de los participantes del grupo de control y 80% del de intervención dijeron creer que la quemadura puede ser evitada. En la segunda, la indicación disminuyó para 84% y aumentó para 100%, respectivamente. Este estudio muestra la importancia de la orientación usando impresos propagandísticos sobre quemaduras en el hogar.This article aimed to evaluate the effect of an educative action on the knowledge of children's relatives about burns at home. Participants were 40 relatives of children under four years of age, equally divided between an intervention and control group. An initial interview was held, the educative action involved a folder about burns and, after one week, another interview took place. The answers were compared using Fisher's statistical test. In the first interview, 60 answers on risk situations were registered in the control group and 62 in the intervention group; in the second, the results increased to 61 and 80, respectively. In the first interview, 90% of the control group and 80% of the intervention group expressed the belief that childhood burns can be avoided; in the second, this indication decreased to 84% and increased to 100%, respectively. This study showed the importance of the advisory folder on burns at home.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]Pereira, Débora Morais [UNESP]Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]2014-05-20T13:31:27Z2014-05-20T13:31:27Z2009-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-346application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 17, n. 3, p. 341-346, 2009.0104-1169http://hdl.handle.net/11449/1071010.1590/S0104-11692009000300010S0104-11692009000300010S0104-11692009000300010.pdf83439444339952370000-0003-0330-132XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengRevista Latino-Americana de Enfermagem0,339info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:10:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10710Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:17.509047Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
Efecto de una acción educativa sobre el conocimiento de los miembros de la familia relacionado con quemaduras infantiles en un ambiente doméstico
Efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares a respeito de queimaduras infantis em ambiente doméstico
title Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
spellingShingle Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
queimaduras
educação em saúde
orientação
família
quemaduras
educación en salud
orientación
família
burns
health education
orientation
family
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
queimaduras
educação em saúde
orientação
família
quemaduras
educación en salud
orientación
família
burns
health education
orientation
family
title_short Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
title_full Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
title_fullStr Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
title_full_unstemmed Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
title_sort Efect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at home
author Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
author_facet Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Pereira, Débora Morais [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Pereira, Débora Morais [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author_role author
author2 Pereira, Débora Morais [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Pereira, Débora Morais [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv queimaduras
educação em saúde
orientação
família
quemaduras
educación en salud
orientación
família
burns
health education
orientation
family
topic queimaduras
educação em saúde
orientação
família
quemaduras
educación en salud
orientación
família
burns
health education
orientation
family
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares de crianças a respeito de queimaduras em ambiente doméstico. Participaram 40 familiares de crianças menores de quatro anos, divididos igualmente em grupos intervenção e controle. Foram realizadas entrevista inicial, ação educativa com folder de queimaduras e entrevista após uma semana. As respostas foram comparadas, utilizando-se teste estatístico de Fisher. Na primeira entrevista, registrou-se 60 respostas de situações de risco no grupo controle e 62 no grupo intervenção; na segunda, aumentou para 61 e 80 indicações, respectivamente. Na primeira entrevista, 90% dos participantes do grupo controle e 80% do grupo intervenção verbalizaram acreditar que a queimadura infantil pode ser evitada; na segunda, a indicação diminuiu para 84% e aumentou para 100%, respectivamente. Este estudo mostrou a importância da orientação com folder de queimaduras em ambiente doméstico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
2014-05-20T13:31:27Z
2014-05-20T13:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 17, n. 3, p. 341-346, 2009.
0104-1169
http://hdl.handle.net/11449/10710
10.1590/S0104-11692009000300010
S0104-11692009000300010
S0104-11692009000300010.pdf
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010
http://hdl.handle.net/11449/10710
identifier_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 17, n. 3, p. 341-346, 2009.
0104-1169
10.1590/S0104-11692009000300010
S0104-11692009000300010
S0104-11692009000300010.pdf
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
0,339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341-346
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182385321508864
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-11692009000300010