Avaliação dos impactos da rodovia Nequinho Fogaça (SP-139) São Paulo, sobre os animais silvestres do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204917 |
Resumo: | Animais silvestres são vulneráveis aos impactos rodoviários, mesmo em Unidades de Conservação. De um modo geral, há pouco conhecimento sobre o impacto das rodovias na fauna silvestre de áreas protegidas. O Parque Estadual Morro do Diabo é uma das poucas exceções. Lá o problema dos atropelamentos que ocorrem na rodovia Arlindo Bettio (SP-613) vem sendo monitorado há décadas. A rodovia Nequinho Fogaça (SP-139) atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), que foi criado em 1982 para assegurar integral proteção à biota e belezas cênicas do bioma Mata Atlântica, no sudeste do Estado de São Paulo. Foram feitas amostragens periódicas durante um ano, a fim de quantificar e qualificar as fatalidades decorrentes de colisões entre veículos e a fauna, evidenciar os mamíferos não voadores que se deslocam pela via e inventariar os tetrápodes terrestres nas passagens inferiores instaladas nas APPs de curso d’água. Paralelamente, a Fundação Florestal disponibilizou dados de atropelamentos coletados pelo seu serviço de fiscalização, como forma de complementar as análises. Genericamente, as metodologias empregadas consistiram na realização de buscas ativas e utilização de armadilhas fotográficas. Os resultados encontrados ajudaram a dimensionar a magnitude do conflito ambiental local gerado pela atividade de transportes. Verificou-se a ocorrência de um padrão sazonal nas estatísticas de atropelamentos para a herpetofauna, apesar do baixo número global de eventos registrados. Embora os pontos adotados como passagens inferiores tenham concentrado intensa movimentação de exemplares faunísticos, constatou-se que a principal medida mitigadora já implementada no Parque é a interrupção noturna do tráfego de veículos. Diversas espécies de mamíferos não voadores deslocam-se pela via, dentre os quais felinos e ungulados de médio e grande porte. |
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Avaliação dos impactos da rodovia Nequinho Fogaça (SP-139) São Paulo, sobre os animais silvestres do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB)Evaluation of the impacts of the Nequinho Fogaça road (SP-139) São Paulo, on the wildlife at Carlos Botelho State Park (PECB)Fauna silvestreEcologia de rodoviasUnidades de conservaçãoPassagens inferioresAtropelamentos de faunaWildlifeRoad ecologyProtected areasAnimais silvestres são vulneráveis aos impactos rodoviários, mesmo em Unidades de Conservação. De um modo geral, há pouco conhecimento sobre o impacto das rodovias na fauna silvestre de áreas protegidas. O Parque Estadual Morro do Diabo é uma das poucas exceções. Lá o problema dos atropelamentos que ocorrem na rodovia Arlindo Bettio (SP-613) vem sendo monitorado há décadas. A rodovia Nequinho Fogaça (SP-139) atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), que foi criado em 1982 para assegurar integral proteção à biota e belezas cênicas do bioma Mata Atlântica, no sudeste do Estado de São Paulo. Foram feitas amostragens periódicas durante um ano, a fim de quantificar e qualificar as fatalidades decorrentes de colisões entre veículos e a fauna, evidenciar os mamíferos não voadores que se deslocam pela via e inventariar os tetrápodes terrestres nas passagens inferiores instaladas nas APPs de curso d’água. Paralelamente, a Fundação Florestal disponibilizou dados de atropelamentos coletados pelo seu serviço de fiscalização, como forma de complementar as análises. Genericamente, as metodologias empregadas consistiram na realização de buscas ativas e utilização de armadilhas fotográficas. Os resultados encontrados ajudaram a dimensionar a magnitude do conflito ambiental local gerado pela atividade de transportes. Verificou-se a ocorrência de um padrão sazonal nas estatísticas de atropelamentos para a herpetofauna, apesar do baixo número global de eventos registrados. Embora os pontos adotados como passagens inferiores tenham concentrado intensa movimentação de exemplares faunísticos, constatou-se que a principal medida mitigadora já implementada no Parque é a interrupção noturna do tráfego de veículos. Diversas espécies de mamíferos não voadores deslocam-se pela via, dentre os quais felinos e ungulados de médio e grande porte.Wildlife are vulnerable to roadkill even within protected areas. In general, there is little knowledge about the impact of highways on wildlife in protected areas. Morro do Diabo State Park is perhaps an exception. There, the problem with the roadkill that occur on the Arlindo Bettio highway (SP-613) has been monitored for decades. The Brazilian highway “Nequinho Fogaça” (SP-139) crosses the “Carlos Botelho” State Park, which was created in 1982 to ensure the complete protection of the flora, fauna and natural scenery of Atlantic Forest in the southeastern part of the State of São Paulo, Brazil. Periodic statistical samples were collected over a period of one year to quantify and qualify any fatalities caused by collisions between vehicles and animals, as well as identify the nonvolant mammals that cross the road, and catalogue the terrestrial tetrapods using the underpass installed in the permanent protection zones, near water courses. In parallel, the Foundation for Forest Conservation in the State of São Paulo (Fundação Florestal) provided roadkill data collected by the surveillance service of the “Carlos Botelho” State Park in order to supplement the analysis. In general, the methodologies employed in the study consisted in active searches and the use of camera traps. The results found have helped gauge the magnitude of the environmental conflict created by transportation activities. A seasonal pattern was observed in the roadkill statistics for amphibians and reptiles, despite the low total number of events registered. Even though the underpass registered an intense flow of animals passing through, the main preventive measure adopted in the reserve has proven to be the interruption of traffic in the highway during nighttime. Several species of non-volant mammals have been identified crossing the road, including medium and large sized felines and ungulates.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Carlos Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Francisco de Assis2021-06-09T17:48:28Z2021-06-09T17:48:28Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20491733004064090P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-09T14:52:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T14:52:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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