Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93995
Resumo: Considerando o ideal estético que a canção representa, nosso trabalho demonstra, por meio de análise de enunciados, os valores transmitidos pelos sujeitos que se expressam nesses discursos. Observando a pluralidade que compõe a cultura popular brasileira, investigamos os elementos enunciativos constituintes de dois tipos específicos de gêneros discursivos ligados a expressões artísticas veiculadas em contextos particulares, mas propondo um diálogo a partir de suas relações discursivas e sociais dentro de uma dada situação de produção. Focando nos elementos discursivos, entre as linguagens verbais e melódicas dessas manifestações, problematizamos os fatores que se encontram no limiar linguístico e sua relação com o social. Nosso objetivo foi refletir sobre o discurso que constitui as canções de Rap e Repente, bem como o diálogo que há entre esses gêneros cancioneiros, considerando sua linguagem que, no Brasil, apresenta certa influência e representação social. Utilizamos as categorias analíticas do Círculo de Bakhtin, apropriando-nos dos conceitos que abordam a linguagem enquanto interação entre sujeitos num dado contexto. Partindo da hipótese do diálogo intergenérico, nosso corpus foi composto por alguns artistas, dos quais selecionamos canções rap e repente com a finalidade de investigar a pertinência de nossa hipótese: João Paraibano e Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura; O Rappa; Thaíde; Caju e Castanha. Ao final da pesquisa, pudemos concluir que a hipótese de diálogo se confirma, levando em conta alguns fatores como o caráter de absorção dos gêneros cancioneiros que propiciou (re)criações. Além disso, acreditamos que a autovalorização de uma nova geração, ouvinte de rap, mas que tomou contato com a produção da cantoria nordestina, busca nessas formas de tradição oral sua identificação enquanto sujeito brasileiro, filho de várias raças e atravessado por múltiplos discursos
id UNSP_e65477f85e3d79726ada3e7e94927f9f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93995
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na cançãoBakhtin, M. M, Mikhail Mikhailovich, 1895-1975Cultura popularAnálise do discursoCançõesRap (Música)Popular CultureConsiderando o ideal estético que a canção representa, nosso trabalho demonstra, por meio de análise de enunciados, os valores transmitidos pelos sujeitos que se expressam nesses discursos. Observando a pluralidade que compõe a cultura popular brasileira, investigamos os elementos enunciativos constituintes de dois tipos específicos de gêneros discursivos ligados a expressões artísticas veiculadas em contextos particulares, mas propondo um diálogo a partir de suas relações discursivas e sociais dentro de uma dada situação de produção. Focando nos elementos discursivos, entre as linguagens verbais e melódicas dessas manifestações, problematizamos os fatores que se encontram no limiar linguístico e sua relação com o social. Nosso objetivo foi refletir sobre o discurso que constitui as canções de Rap e Repente, bem como o diálogo que há entre esses gêneros cancioneiros, considerando sua linguagem que, no Brasil, apresenta certa influência e representação social. Utilizamos as categorias analíticas do Círculo de Bakhtin, apropriando-nos dos conceitos que abordam a linguagem enquanto interação entre sujeitos num dado contexto. Partindo da hipótese do diálogo intergenérico, nosso corpus foi composto por alguns artistas, dos quais selecionamos canções rap e repente com a finalidade de investigar a pertinência de nossa hipótese: João Paraibano e Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura; O Rappa; Thaíde; Caju e Castanha. Ao final da pesquisa, pudemos concluir que a hipótese de diálogo se confirma, levando em conta alguns fatores como o caráter de absorção dos gêneros cancioneiros que propiciou (re)criações. Além disso, acreditamos que a autovalorização de uma nova geração, ouvinte de rap, mas que tomou contato com a produção da cantoria nordestina, busca nessas formas de tradição oral sua identificação enquanto sujeito brasileiro, filho de várias raças e atravessado por múltiplos discursosConsidering the aesthetic ideal that music represents in our country, this work demonstrates through the enunciation analysis, the values transmitted by subjects that expressed themselves in these speeches. Observing the plurality that composes the Brazilian popular culture, we investigated the enunciative elements constituents of two specific types of discursive genres linked to artistic expression that circulates in particular contexts, but proposing a dialogue of their social and discursive relations inside a situation of production. Focusing on discursive elements, between verbal and melodic language of these manifestations, we discussed the factors that are in the limits of language and its relation to the social. Our objective was to reflect on the speech that constitutes Rap and Repente songs, as well as the dialogue that exists between these musical genres, considering their language, that in Brazil has social influence and representation. We use the analytical categories of the Bakhtin Circle, appropriating of concepts that address language as interaction between subjects in some context. To investigate the relevance of our hypothesis of dialogue between genres, our corpus consisted by artists authors of rap and repente songs: João Paraibano and Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura; O Rappa; Thaíde; Caju and Castanha. At the end this research, we concluded that the dialogue hypothesis is confirmed, considering the factors as the character of absorption of this musical genres, provided that (re)creations. Furthermore, we believe that the self-worth of a new generation of rap listeners that have contact to the production of Northeastern Singing, search in these forms of oral tradition a identity as Brazilian person, son of various races and crossed by multiple discoursesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:26:51Z2014-06-11T19:26:51Z2013-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p. : il. color. + 1 CD-ROMapplication/pdfALVES, Camila Cristina de Oliveira. Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção. 2013. 110 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/93995000709683alves_cco_me_arafcl.pdf33004030009P40688738118968425Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:07:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
title Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
spellingShingle Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]
Bakhtin, M. M, Mikhail Mikhailovich, 1895-1975
Cultura popular
Análise do discurso
Canções
Rap (Música)
Popular Culture
title_short Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
title_full Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
title_fullStr Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
title_full_unstemmed Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
title_sort Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção
author Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]
author_facet Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Marina Célia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Camila Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M, Mikhail Mikhailovich, 1895-1975
Cultura popular
Análise do discurso
Canções
Rap (Música)
Popular Culture
topic Bakhtin, M. M, Mikhail Mikhailovich, 1895-1975
Cultura popular
Análise do discurso
Canções
Rap (Música)
Popular Culture
description Considerando o ideal estético que a canção representa, nosso trabalho demonstra, por meio de análise de enunciados, os valores transmitidos pelos sujeitos que se expressam nesses discursos. Observando a pluralidade que compõe a cultura popular brasileira, investigamos os elementos enunciativos constituintes de dois tipos específicos de gêneros discursivos ligados a expressões artísticas veiculadas em contextos particulares, mas propondo um diálogo a partir de suas relações discursivas e sociais dentro de uma dada situação de produção. Focando nos elementos discursivos, entre as linguagens verbais e melódicas dessas manifestações, problematizamos os fatores que se encontram no limiar linguístico e sua relação com o social. Nosso objetivo foi refletir sobre o discurso que constitui as canções de Rap e Repente, bem como o diálogo que há entre esses gêneros cancioneiros, considerando sua linguagem que, no Brasil, apresenta certa influência e representação social. Utilizamos as categorias analíticas do Círculo de Bakhtin, apropriando-nos dos conceitos que abordam a linguagem enquanto interação entre sujeitos num dado contexto. Partindo da hipótese do diálogo intergenérico, nosso corpus foi composto por alguns artistas, dos quais selecionamos canções rap e repente com a finalidade de investigar a pertinência de nossa hipótese: João Paraibano e Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura; O Rappa; Thaíde; Caju e Castanha. Ao final da pesquisa, pudemos concluir que a hipótese de diálogo se confirma, levando em conta alguns fatores como o caráter de absorção dos gêneros cancioneiros que propiciou (re)criações. Além disso, acreditamos que a autovalorização de uma nova geração, ouvinte de rap, mas que tomou contato com a produção da cantoria nordestina, busca nessas formas de tradição oral sua identificação enquanto sujeito brasileiro, filho de várias raças e atravessado por múltiplos discursos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-18
2014-06-11T19:26:51Z
2014-06-11T19:26:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Camila Cristina de Oliveira. Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção. 2013. 110 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/93995
000709683
alves_cco_me_arafcl.pdf
33004030009P4
0688738118968425
identifier_str_mv ALVES, Camila Cristina de Oliveira. Diálogos entre rap e repente: heterogeneidade discursiva e representação da subjetividade na canção. 2013. 110 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000709683
alves_cco_me_arafcl.pdf
33004030009P4
0688738118968425
url http://hdl.handle.net/11449/93995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p. : il. color. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045501055008768