Relações intergeracionais docentes e estágio supervisionado: um estudo sobre possibilidades e limites na formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/140285 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou identificar processos presentes nas interações estabelecidas entre duas gerações docentes, representadas por uma professora experiente e uma estudante do curso de Pedagogia, que se encontra em fase de formação inicial para a docência. Objetivou-se compreender como aspectos relativos à geração (MANNHEIN, 1982) e ciclos vitais dos professores (MARCELO,1999) se inter-relacionam na configuração das relações intergeracionais (SARTI, 2009) estabelecidas entre professora em exercício e a futura professora, durante o estágio supervisionado de prática de ensino. Para tanto, buscou-se identificar e analisar as representações sobre o trabalho docente que emergiam nos momentos de interação estabelecidos entre a professora e estudante durante o estágio supervisionado de prática de ensino e as relações cotidianamente estabelecidas entre elas. Procurou-se conhecer o modo como cada uma das gerações profissionais em questão percebia o trabalho docente e que significados lhe atribuíam. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e a coleta de dados por meio de observação (com recurso de videogravação) e entrevistas semiestruturadas realizadas por meio de videoconfrontação. Os dados assim reunidos foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados desta investigação reafirmam os achados de pesquisas da área que enfatizam a importância da experiência docente para o estabelecimento de relações mais contextualizadas e estratégicas com o ensino e das relações intergeracionais docentes para a formação de novos professores. Por outro lado, os dados reunidos apontam para limitações impostas pelo modelo atual de formação de professores, que não confere aos professores da escola espaços mais sistemáticos na formação, como formadores de campo. |
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Relações intergeracionais docentes e estágio supervisionado: um estudo sobre possibilidades e limites na formação de professoresIntergeneration relationships teachers and supervised practice: a study on possibilities and limits on forming teachersFormação de professoresEstágio supervisionadoGerações docentesRelações intergeracionaisVideoconfrontaçãoForming teachersSupervised practiceTeaching generationsIntergeneration relationshipsVideo confrontationEsta pesquisa objetivou identificar processos presentes nas interações estabelecidas entre duas gerações docentes, representadas por uma professora experiente e uma estudante do curso de Pedagogia, que se encontra em fase de formação inicial para a docência. Objetivou-se compreender como aspectos relativos à geração (MANNHEIN, 1982) e ciclos vitais dos professores (MARCELO,1999) se inter-relacionam na configuração das relações intergeracionais (SARTI, 2009) estabelecidas entre professora em exercício e a futura professora, durante o estágio supervisionado de prática de ensino. Para tanto, buscou-se identificar e analisar as representações sobre o trabalho docente que emergiam nos momentos de interação estabelecidos entre a professora e estudante durante o estágio supervisionado de prática de ensino e as relações cotidianamente estabelecidas entre elas. Procurou-se conhecer o modo como cada uma das gerações profissionais em questão percebia o trabalho docente e que significados lhe atribuíam. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e a coleta de dados por meio de observação (com recurso de videogravação) e entrevistas semiestruturadas realizadas por meio de videoconfrontação. Os dados assim reunidos foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados desta investigação reafirmam os achados de pesquisas da área que enfatizam a importância da experiência docente para o estabelecimento de relações mais contextualizadas e estratégicas com o ensino e das relações intergeracionais docentes para a formação de novos professores. Por outro lado, os dados reunidos apontam para limitações impostas pelo modelo atual de formação de professores, que não confere aos professores da escola espaços mais sistemáticos na formação, como formadores de campo.This research has aimed to identify the processes ongoing in the settle interactions between two different teaching generations, which is represented by a senior teacher and an academic student of pedagogy course, who is in the early education teaching. It was aimed to understand the aspects related to generations (MANNHEIN, 1982) and vital cycles of the teachers (MARCELO,1999) interrelated to the settling of the intergenerationrelationships (SARTI, 2009) between a senior teacher and a future teacher, throughout the supervised practice teaching. And to this purpose, the research tried to identify and analyze the representations of the teaching, which showed up in the settle interactions moments between the senior teacher and the future teacher, where it took place over the supervised teacher education and the daily interactions set between them. It was sought to know the way each generation into the matter notice the teaching work and its assigned meaning. The research was carried out under a quality perspective and a gathering data by the noticing (such as videotaping) and interviews semi structured also carried out by videotaping. The data was gathered and analyzed concerning to its content. The outcomes of this investigation restate the findings of the research which highlight the importance of the experience in teaching as a result to set relationships more contextualized and strategies of teaching and the intergeneration teaching as a result of a formation of new teachers. On the other hand, the gathered data pointed out to place restrictions to the current standard teacher education, which is not compatible to a more systematical teacher educationin the school environment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Michelle Cristina [UNESP]2016-07-04T19:01:52Z2016-07-04T19:01:52Z2016-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14028500087098133004137064P27561935549573966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:07:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140285Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:07:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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