Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120203
Resumo: The main objective of this project step is the evolution of scenery matter on the occidental theater media, related to space and technical possibilities of the theatrical building and space on history of contemporary arts. The main point is that scenery must communicate with a specific matter. Something in touch with the plot speeches. Something that makes all the plot elements to communicate. Acting has an specific message to deliver, and that message is what really matter to the viewer of the show. “It’s never late to state that scenery is not a decoration, or just an interior composition. Scenery is not a painting or a sculpture: it’s an integrated art form. It’s never too repetitive to say that scenery is a result from the composition with lights, shadows, shapes, lines and volumes, in balance and on harmony as a whole, that create movement and contrast” (Dias, 2001) On the second step of the project, the objective is to analyze the building process and the scenery aspects of the “Be-a-bá Brasil” show, using illustrations, pictures and analysis data of the context the show was inserted on
id UNSP_e6c189ad553458533beab1530efe513f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasiaTeatroCenografiaArquiteturaThe main objective of this project step is the evolution of scenery matter on the occidental theater media, related to space and technical possibilities of the theatrical building and space on history of contemporary arts. The main point is that scenery must communicate with a specific matter. Something in touch with the plot speeches. Something that makes all the plot elements to communicate. Acting has an specific message to deliver, and that message is what really matter to the viewer of the show. “It’s never late to state that scenery is not a decoration, or just an interior composition. Scenery is not a painting or a sculpture: it’s an integrated art form. It’s never too repetitive to say that scenery is a result from the composition with lights, shadows, shapes, lines and volumes, in balance and on harmony as a whole, that create movement and contrast” (Dias, 2001) On the second step of the project, the objective is to analyze the building process and the scenery aspects of the “Be-a-bá Brasil” show, using illustrations, pictures and analysis data of the context the show was inserted onO alvo principal da primeira etapa deste trabalho é a pesquisa sobre a evolução da cenografia no teatro ocidental relacionando-a às possibilidades espaciais e técnicas do edifício teatral e do espaço cênico na história e na arte contemporânea. A questão principal é que o cenário deve comunicar alguma coisa específica. Algo que esteja imbricado entre as falas do texto. Alguma coisa que todos os outros elementos da cena buscam comunicar. Existe na encenação uma mensagem específica a ser comunicada, e é justamente esta mensagem que interessa ao espectador. “Por isso nunca é demais frisar que cenografia não é decoração, nem composição de interiores; cenografia não é pintura nem escultura: é uma arte integrada. Nunca é demais repetir que cenografia é a composição resultante de um conjunto de cores, luz, forma, linhas e volumes, equilibrados e harmônicos em seu todo, e que criam movimentos e contrastes”.(Dias, 2001) Em uma segunda etapa desse trabalho, o objetivo principal será analisar a montagem e os aspectos cenográficos da peça “Be-a-bá Brasil”, tendo como base ilustrações, fotos e detalhamentos do espaço no qual a peça está inseridaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Emila Falcão [UNESP]Masseran, Paulo Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]2015-03-23T15:24:53Z2015-03-23T15:24:53Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Patrícia Pimentel. Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/120203000635436nogueira_pp_tcc_bauru.pdf97211187835769770000-0001-7947-7925Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:51:30.071810Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
title Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
spellingShingle Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]
Teatro
Cenografia
Arquitetura
title_short Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
title_full Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
title_fullStr Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
title_full_unstemmed Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
title_sort Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia
author Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]
author_facet Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Emila Falcão [UNESP]
Masseran, Paulo Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Patrícia Pimentel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Cenografia
Arquitetura
topic Teatro
Cenografia
Arquitetura
description The main objective of this project step is the evolution of scenery matter on the occidental theater media, related to space and technical possibilities of the theatrical building and space on history of contemporary arts. The main point is that scenery must communicate with a specific matter. Something in touch with the plot speeches. Something that makes all the plot elements to communicate. Acting has an specific message to deliver, and that message is what really matter to the viewer of the show. “It’s never late to state that scenery is not a decoration, or just an interior composition. Scenery is not a painting or a sculpture: it’s an integrated art form. It’s never too repetitive to say that scenery is a result from the composition with lights, shadows, shapes, lines and volumes, in balance and on harmony as a whole, that create movement and contrast” (Dias, 2001) On the second step of the project, the objective is to analyze the building process and the scenery aspects of the “Be-a-bá Brasil” show, using illustrations, pictures and analysis data of the context the show was inserted on
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:24:53Z
2015-03-23T15:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Patrícia Pimentel. Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/120203
000635436
nogueira_pp_tcc_bauru.pdf
9721118783576977
0000-0001-7947-7925
identifier_str_mv NOGUEIRA, Patrícia Pimentel. Cenografia teatral: uma análise dos aspectos cênicos da peça Bê-a-Bá Brasil - memória, sonho e fantasia. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000635436
nogueira_pp_tcc_bauru.pdf
9721118783576977
0000-0001-7947-7925
url http://hdl.handle.net/11449/120203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129259058757632