A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156480 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf |
Resumo: | Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado... |
id |
UNSP_e6e36192319e8f78f6b9e660cd4108dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156480 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicialEducação e Estado - HistóriaEducação - Brasil - 1937-1945Educação - Espanha - 1937-1945FranquismoTotalitarismoDitaduraEnsino primárioEscolasBrasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Mayara Gisele [UNESP]2018-09-19T17:27:32Z2018-09-19T17:27:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfPEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156480000898330http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:23:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
title |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
spellingShingle |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial Pereira, Mayara Gisele [UNESP] Educação e Estado - História Educação - Brasil - 1937-1945 Educação - Espanha - 1937-1945 Franquismo Totalitarismo Ditadura Ensino primário Escolas Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945 |
title_short |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
title_full |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
title_fullStr |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
title_full_unstemmed |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
title_sort |
A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial |
author |
Pereira, Mayara Gisele [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Mayara Gisele [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mialhe, Jorge Luís [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mayara Gisele [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado - História Educação - Brasil - 1937-1945 Educação - Espanha - 1937-1945 Franquismo Totalitarismo Ditadura Ensino primário Escolas Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945 |
topic |
Educação e Estado - História Educação - Brasil - 1937-1945 Educação - Espanha - 1937-1945 Franquismo Totalitarismo Ditadura Ensino primário Escolas Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945 |
description |
Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado... |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-19T17:27:32Z 2018-09-19T17:27:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. http://hdl.handle.net/11449/156480 000898330 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. 000898330 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156480 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965615687991296 |