A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mayara Gisele [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156480
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf
Resumo: Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado...
id UNSP_e6e36192319e8f78f6b9e660cd4108dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156480
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicialEducação e Estado - HistóriaEducação - Brasil - 1937-1945Educação - Espanha - 1937-1945FranquismoTotalitarismoDitaduraEnsino primárioEscolasBrasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Mayara Gisele [UNESP]2018-09-19T17:27:32Z2018-09-19T17:27:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfPEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156480000898330http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:23:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
title A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
spellingShingle A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
Pereira, Mayara Gisele [UNESP]
Educação e Estado - História
Educação - Brasil - 1937-1945
Educação - Espanha - 1937-1945
Franquismo
Totalitarismo
Ditadura
Ensino primário
Escolas
Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945
title_short A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
title_full A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
title_fullStr A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
title_full_unstemmed A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
title_sort A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
author Pereira, Mayara Gisele [UNESP]
author_facet Pereira, Mayara Gisele [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mialhe, Jorge Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mayara Gisele [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado - História
Educação - Brasil - 1937-1945
Educação - Espanha - 1937-1945
Franquismo
Totalitarismo
Ditadura
Ensino primário
Escolas
Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945
topic Educação e Estado - História
Educação - Brasil - 1937-1945
Educação - Espanha - 1937-1945
Franquismo
Totalitarismo
Ditadura
Ensino primário
Escolas
Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945
description Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado...
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-19T17:27:32Z
2018-09-19T17:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156480
000898330
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf
identifier_str_mv PEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000898330
url http://hdl.handle.net/11449/156480
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965615687991296