Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Anna Kelly de Mesquita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251651
http://lattes.cnpq.br/6588891775187134
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de conhecer como a diversidade étnico-racial é tratada a partir do currículo escolar e das práticas pedagógicas de professoras de uma escola de educação básica, da rede estadual da cidade de Araras, São Paulo. Para tal, a investigação aconteceu nos anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística. Faz-se necessário esclarecer que a diversidade étnico-racial aqui citada, e no decorrer de todo o trabalho, refere-se à história e cultura da África e afro-brasileira. A pesquisa que integra este trabalho é de natureza qualitativa, utilizando-se da história oral, a partir da coleta dos relatos, via entrevistas, de professoras e coordenadoras dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de ensino fundamental da escola selecionada, bem como da aplicação de um questionário para traçar o perfil desses sujeitos. As entrevistas foram realizadas em encontros presenciais da pesquisadora com as entrevistadas no campo de investigação – a escola. Foram realizados, ainda, levantamento e leitura bibliográfica, e pesquisa documental, com a análise de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, incluindo também o Projeto Político Pedagógica da escola investigada. Portanto, com a aplicação do questionário e a realização das entrevistas com os sujeitos desta pesquisa, foi possível compreender como acontece o trabalho com a diversidade étnico-racial nas práticas pedagógicas das professoras, nos componentes curriculares pesquisados; quais dificuldades são encontradas neste trabalho; de que forma a BNCC e o Currículo Paulista tratam a diversidade étnico-racial; quais as possibilidades do trabalho com a diversidade étnico-racial durante todo o ano; qual a importância do tema no Projeto Político Pedagógica da escola; qual o apoio dado pela gestão escolar no trabalho com o tema em questão; dentre outros aspectos.
id UNSP_e715fd7ec5bfdab0e8300d734ce2aaea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?Curriculum And Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in Favor of Ethnic -Racial Diversity?Diversidade étnico-racialCurrículoPrática PedagógicaAnos iniciaisEnsino fundamentalEthnic-cultural diversityCurriculumPedagogical practiceInitial yearsElementary schoolEste trabalho tem o objetivo de conhecer como a diversidade étnico-racial é tratada a partir do currículo escolar e das práticas pedagógicas de professoras de uma escola de educação básica, da rede estadual da cidade de Araras, São Paulo. Para tal, a investigação aconteceu nos anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística. Faz-se necessário esclarecer que a diversidade étnico-racial aqui citada, e no decorrer de todo o trabalho, refere-se à história e cultura da África e afro-brasileira. A pesquisa que integra este trabalho é de natureza qualitativa, utilizando-se da história oral, a partir da coleta dos relatos, via entrevistas, de professoras e coordenadoras dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de ensino fundamental da escola selecionada, bem como da aplicação de um questionário para traçar o perfil desses sujeitos. As entrevistas foram realizadas em encontros presenciais da pesquisadora com as entrevistadas no campo de investigação – a escola. Foram realizados, ainda, levantamento e leitura bibliográfica, e pesquisa documental, com a análise de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, incluindo também o Projeto Político Pedagógica da escola investigada. Portanto, com a aplicação do questionário e a realização das entrevistas com os sujeitos desta pesquisa, foi possível compreender como acontece o trabalho com a diversidade étnico-racial nas práticas pedagógicas das professoras, nos componentes curriculares pesquisados; quais dificuldades são encontradas neste trabalho; de que forma a BNCC e o Currículo Paulista tratam a diversidade étnico-racial; quais as possibilidades do trabalho com a diversidade étnico-racial durante todo o ano; qual a importância do tema no Projeto Político Pedagógica da escola; qual o apoio dado pela gestão escolar no trabalho com o tema em questão; dentre outros aspectos.This work aims to know how ethnic-racial diversity is dealt with as from scholar curriculum and the pedagogical practices of female teachers from a state basic education school of the city of Araras, São Paulo. To do so, the investigation took place in the early years of Elementary School I (1st to 5th grade), in the curricular components of Portuguese Language, History, Geography and Artistic Education. It is necessary to clarify that ethnic-racial diversity as mentioned here, and throughout this hole work, refers to both African and Afro-Brazilian history and culture. The research that integrates this work is of a qualitative nature, using oral history, from the collection of reports, via interviews, of female teachers and coordinators of the initial years (1st to 5th grade) of elementary education at the school selected, as well as the application of a questionnaire to outline the profile of these subjects. The interviews were carried out in face-to-face meetings between the researcher and the interlocutors in the research field – the school. Bibliographical survey and reading were also carried out, as well as documental research, with the analysis of official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Paulista Curriculum, also including the Pedagogical Political Project of the investigated school. Therefore, by applying the questionnaire and carrying out interviews with the subjects of this research, it was possible to understand how the work with ethnic-racial diversity happens in the teachers' pedagogical practices, in the curricular components researched; what difficulties are encountered in this work; how the BNCC and the Paulista Curriculum deal with ethnic-racial diversity; what are the possibilities of working with ethnic-racial diversity throughout the year; what is the importance of the theme in school's Pedagogical Political Project; what is the support given by the school management in the working with the theme in question; among other aspects.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Eva Aparecida da [UNESP]Carvalho, Anna Kelly de Mesquita2023-12-04T17:28:46Z2023-12-04T17:28:46Z2023-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCarvalho, Anna Kelly de Mesquita. Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial? Araraquara, 2023. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação escolar). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251651http://lattes.cnpq.br/65888917751871340009-0009-1872-5548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:17:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:32:56.823503Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
Curriculum And Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in Favor of Ethnic -Racial Diversity?
title Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
spellingShingle Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
Carvalho, Anna Kelly de Mesquita
Diversidade étnico-racial
Currículo
Prática Pedagógica
Anos iniciais
Ensino fundamental
Ethnic-cultural diversity
Curriculum
Pedagogical practice
Initial years
Elementary school
title_short Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
title_full Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
title_fullStr Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
title_full_unstemmed Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
title_sort Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial?
author Carvalho, Anna Kelly de Mesquita
author_facet Carvalho, Anna Kelly de Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eva Aparecida da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Anna Kelly de Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade étnico-racial
Currículo
Prática Pedagógica
Anos iniciais
Ensino fundamental
Ethnic-cultural diversity
Curriculum
Pedagogical practice
Initial years
Elementary school
topic Diversidade étnico-racial
Currículo
Prática Pedagógica
Anos iniciais
Ensino fundamental
Ethnic-cultural diversity
Curriculum
Pedagogical practice
Initial years
Elementary school
description Este trabalho tem o objetivo de conhecer como a diversidade étnico-racial é tratada a partir do currículo escolar e das práticas pedagógicas de professoras de uma escola de educação básica, da rede estadual da cidade de Araras, São Paulo. Para tal, a investigação aconteceu nos anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística. Faz-se necessário esclarecer que a diversidade étnico-racial aqui citada, e no decorrer de todo o trabalho, refere-se à história e cultura da África e afro-brasileira. A pesquisa que integra este trabalho é de natureza qualitativa, utilizando-se da história oral, a partir da coleta dos relatos, via entrevistas, de professoras e coordenadoras dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de ensino fundamental da escola selecionada, bem como da aplicação de um questionário para traçar o perfil desses sujeitos. As entrevistas foram realizadas em encontros presenciais da pesquisadora com as entrevistadas no campo de investigação – a escola. Foram realizados, ainda, levantamento e leitura bibliográfica, e pesquisa documental, com a análise de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, incluindo também o Projeto Político Pedagógica da escola investigada. Portanto, com a aplicação do questionário e a realização das entrevistas com os sujeitos desta pesquisa, foi possível compreender como acontece o trabalho com a diversidade étnico-racial nas práticas pedagógicas das professoras, nos componentes curriculares pesquisados; quais dificuldades são encontradas neste trabalho; de que forma a BNCC e o Currículo Paulista tratam a diversidade étnico-racial; quais as possibilidades do trabalho com a diversidade étnico-racial durante todo o ano; qual a importância do tema no Projeto Político Pedagógica da escola; qual o apoio dado pela gestão escolar no trabalho com o tema em questão; dentre outros aspectos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T17:28:46Z
2023-12-04T17:28:46Z
2023-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carvalho, Anna Kelly de Mesquita. Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial? Araraquara, 2023. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação escolar). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251651
http://lattes.cnpq.br/6588891775187134
0009-0009-1872-5548
identifier_str_mv Carvalho, Anna Kelly de Mesquita. Currículo e práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental a favor da diversidade étnico-racial? Araraquara, 2023. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação escolar). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
0009-0009-1872-5548
url https://hdl.handle.net/11449/251651
http://lattes.cnpq.br/6588891775187134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129084120629248