Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando indicadores de empregabilidade fornecidos por egressos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256628 https://orcid.org/0000-0002-3570-5479 |
Resumo: | Com as recentes regulamentações acerca da atuação do profissional da área da saúde, por consequência o profissional da área de biotecnologia passa a ter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua atuação profissional, sendo este um momento propício para fomentar ferramentas que auxiliem os programas de Pós-graduação a conhecer o perfil de seus egressos bem como estreitar os laços com o mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um processo de monitoramento de egressos de cursos de Pós-graduação interligando conceitos de empregabilidade. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de entender como são avaliados os egressos de cursos semelhantes no Brasil. A partir dos resultados optou-se por aplicar um questionário adaptado para este fim em formato digital, disponibilizado em um website a partir de indicadores como satisfação com o curso, remuneração salarial e melhorias laborais apresentadas após a conclusão do curso. Foram estruturadas as interfaces dos egressos, empresas e administrador e a etapa de programação foi feita por uma empresa júnior contratada, utilizando a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS). Com a conclusão das etapas relacionadas à programação, o instrumento estava apto para ser aplicado no grupo piloto. Como resultados, foram apresentados três artigos que foram elaborados durante o desenvolvimento desta tese. O primeiro intitulado “Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão”, o segundo artigo apresentado “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho”, o terceiro “Edulink: Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia”. Foi possível concluir que a disponibilização da plataforma pôde auxiliar as instituições a obter uma visão panorâmica sobre o impacto social de cursos de Pós-graduação na sociedade, bem como auxiliar os programas a realizarem a avaliação de forma mais dinâmica e estratégica. |
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Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando indicadores de empregabilidade fornecidos por egressosAnalysis of the impact of Postgraduate Programs in Biotechnology: approach using employability indicators provided by graduatesAvaliação educacionalEducação de pós-graduaçãoEstudantesBiotecnologiaCom as recentes regulamentações acerca da atuação do profissional da área da saúde, por consequência o profissional da área de biotecnologia passa a ter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua atuação profissional, sendo este um momento propício para fomentar ferramentas que auxiliem os programas de Pós-graduação a conhecer o perfil de seus egressos bem como estreitar os laços com o mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um processo de monitoramento de egressos de cursos de Pós-graduação interligando conceitos de empregabilidade. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de entender como são avaliados os egressos de cursos semelhantes no Brasil. A partir dos resultados optou-se por aplicar um questionário adaptado para este fim em formato digital, disponibilizado em um website a partir de indicadores como satisfação com o curso, remuneração salarial e melhorias laborais apresentadas após a conclusão do curso. Foram estruturadas as interfaces dos egressos, empresas e administrador e a etapa de programação foi feita por uma empresa júnior contratada, utilizando a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS). Com a conclusão das etapas relacionadas à programação, o instrumento estava apto para ser aplicado no grupo piloto. Como resultados, foram apresentados três artigos que foram elaborados durante o desenvolvimento desta tese. O primeiro intitulado “Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão”, o segundo artigo apresentado “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho”, o terceiro “Edulink: Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia”. Foi possível concluir que a disponibilização da plataforma pôde auxiliar as instituições a obter uma visão panorâmica sobre o impacto social de cursos de Pós-graduação na sociedade, bem como auxiliar os programas a realizarem a avaliação de forma mais dinâmica e estratégica.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra [UNESP]Simões, Rafael Plana [UNESP]Desiderio, Tamiris Mariani Pereira [UNESP]2024-07-17T13:27:29Z2024-07-17T13:27:29Z2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25662833004064079P56642632230457853https://orcid.org/0000-0002-3570-5479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-18T06:03:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:47.977838Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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