Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando indicadores de empregabilidade fornecidos por egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desiderio, Tamiris Mariani Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256628
https://orcid.org/0000-0002-3570-5479
Resumo: Com as recentes regulamentações acerca da atuação do profissional da área da saúde, por consequência o profissional da área de biotecnologia passa a ter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua atuação profissional, sendo este um momento propício para fomentar ferramentas que auxiliem os programas de Pós-graduação a conhecer o perfil de seus egressos bem como estreitar os laços com o mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um processo de monitoramento de egressos de cursos de Pós-graduação interligando conceitos de empregabilidade. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de entender como são avaliados os egressos de cursos semelhantes no Brasil. A partir dos resultados optou-se por aplicar um questionário adaptado para este fim em formato digital, disponibilizado em um website a partir de indicadores como satisfação com o curso, remuneração salarial e melhorias laborais apresentadas após a conclusão do curso. Foram estruturadas as interfaces dos egressos, empresas e administrador e a etapa de programação foi feita por uma empresa júnior contratada, utilizando a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS). Com a conclusão das etapas relacionadas à programação, o instrumento estava apto para ser aplicado no grupo piloto. Como resultados, foram apresentados três artigos que foram elaborados durante o desenvolvimento desta tese. O primeiro intitulado “Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão”, o segundo artigo apresentado “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho”, o terceiro “Edulink: Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia”. Foi possível concluir que a disponibilização da plataforma pôde auxiliar as instituições a obter uma visão panorâmica sobre o impacto social de cursos de Pós-graduação na sociedade, bem como auxiliar os programas a realizarem a avaliação de forma mais dinâmica e estratégica.
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